Diretrizes Editoriais

O Selo PPGCOM/UFMG publica exclusivamente obras relacionadas à área de Comunicação Social. Os originais recebidos são encaminhados ao Conselho Editorial para exame e publicados somente após aprovação. Podem submeter propostas autores vinculados ou não ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. O tempo de edição dos originais é variado, sendo definido diretamente entre Selo e autores após o processo de aprovação.

Os originais enviados devem obedecer às diretrizes de formatação abaixo, com o intuito de agilizar o processo de edição da obra. O recebimento dos arquivos conforme os parâmetros estabelecidos é fundamental para o bom andamento do processo editorial e o descumprimento de qualquer desses parâmetros pode levar ao atraso na publicação.

O Selo PPGCOM/UFMG não publica teses e dissertações no formato em que elas foram apresentadas às bancas de defesa. Faz-se necessário a revisão dessa versão, de modo a adequá-la a um público mais amplo. Recomendamos que os autores assumam uma dicção mais ensaística do texto, eliminando revisões de bibliografia muito extensas, especialmente de obras já muito comentadas,  reduzindo número de citações diretas ao mínimo necessário e valorizando as ideias centrais do trabalho. As notas de rodapé e notas explicativas devem ser eliminadas, a não ser aquelas extremamente necessárias.

Solicitamos aos autores a leitura atenta às Diretrizes de Formatação apresentadas nesta página.

Só serão apreciados pelos Editores e pelo Conselho Editorial os originais já revisados e formatados conforme nossas Diretrizes.


Diretrizes de Formatação –

Checklist para publicação

 

Estrutura do livro

Os originais devem ser apresentados ao Selo PPGCOM/UFMG de forma completa e definitiva, dentro da seguinte estrutura:

a) Páginas pré-textuais

Folha de rosto (nome do autor e/ou organizador, nome da obra, local)

Dedicatória (opcional)

Agradecimentos (opcional)

Epígrafe (opcional)

Listas (se necessário)

Sumário

Apresentação (pelo próprio autor) e/ou Prefácio (por alguém convidado)

b) Texto principal (texto, elementos de apoio e localização)

c) Elementos pós-textuais (posfácio, referências, glossário, apêndices, anexos, minicurrículos dos autores/organizadores)

Os originais são recebidos apenas por formato eletrônico, e devem estar digitados no editor de texto Word 6.0 ou superior para Windows, separados por capítulo/texto, com espaço 1,5, corpo 12, fonte Times New Roman.

Os títulos devem ser curtos e precisos. No caso de subtítulos, devem ser evitadas frases longas, com mais de 6 (seis) palavras.

Os originais, após recebidos, não passam por trabalho profissional de revisão ortográfica e textual. Por isso, pedimos aos autores cuidado com a escrita e legibilidade do texto.

Os autores são responsáveis pelos direitos de uso das imagens utilizadas.

Preparação do texto

Os originais devem obedecer às seguintes características:

>> todos os originais devem atender às normas ABNT, com especial atenção às citações e referências;

>> para as citações diretas, produzidas em até 3 linhas, deve-se colocar o trecho entre aspas com indicação, ao final, entre parêntesis, do autor, ano e página. Quando acima de três linhas, as citações devem seguir a fonte Times New Roman, e estarem dispostas e corpo 10, entrelinhamento simples, com recuo de 4cm à esquerda, com uma linha em branco antes e uma linha em branco depois de cada citação, também com a indicação, ao final, entre parêntesis, da/o autor/a, ano e página. Citações indiretas devem trazer, entre parêntesis, apenas a indicação do sobrenome do autor/autora e ano.

>> todas as páginas devem ser numeradas sequencialmente;

>> para qualquer destaque no corpo do texto, usar apenas itálico. Não usar negrito ou sublinhado;

>> titulação padronizada na apresentação dos capítulos e demais divisões, deixando clara a hierarquia entre os títulos;

>> títulos de capítulos e demais seções devem ser em Times New Roman 12, alinhados à esquerda e apenas com a inicial da primeira palavra do texto em maiúscula;

>> apresentação dos capítulos deve ser padronizada, sobretudo no caso de obra organizada;

>> as notas de rodapé (se tiver) devem ser em Times New Roman, corpo 10, entrelinhamento simples e alinhamento justificado. A 2ª linha deve iniciar abaixo da palavra da 1ª linha para deixar o indicativo numérico em evidência. A numeração da nota deve ser contínua.

>> Palavras estrangeiras devem ser colocadas em itálico e as siglas devem ter o significado apresentado pelo texto em sua primeira ocorrência, vindo, em seguida, entre parênteses.

>> texto atualizado ortograficamente de acordo com Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor em janeiro de 2009;

>> as figuras (tabelas, ilustrações, fotos, etc) devem ser numeradas sequencialmente em caso de obra completa. Nas obras organizadas, a numeração deve se reiniciar a cada artigo/capítulo;

>> só serão publicadas figuras em domínio público ou sobre as quais os autores detenham os direitos autorais ou a autorização para seu uso na obra;

>>deve-se aplicar um texto como título e como legenda para cada imagem, gráfico, tabela, quadro ou qualquer elemento inserido no trabalho, em alinhamento centralizado. Título na parte superior em fonte tamanho 12. Legenda na parte inferior, que abre com indicação de fonte da figura, em tamanho 10.

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem trazer apenas as obras referenciadas no texto principal e ainda:

>> devem obedecer às normas ABNT, com ano de publicação ao final, obedecendo a todos os dados necessários conforme o tipo de obra (livro, artigo, revista, site, etc.);

>> títulos das obras em itálico e jamais em negrito;

>> devem ser colocadas em ordem alfabética, em alinhamento à esquerda, entrelinhamento simples, separadas umas das outras por um espaço também simples de entrelinhas.

Exemplos de formatação de referências:

Livros:

BALOGH, Anna Maria. O discurso ficcional na TV: sedução e sonhos em doses homeopáticas. São Paulo: Edusp, 2002.

BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.

Capítulo de Livros:

DOYLE, Arthur Conan. O caso da caixa de papelão. DOYLE, Arthur Conan. Obra completa: Volume IV. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015

ECO, Umberto. Entrando no bosque. ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 7-32.

Artigos em periódicos:

COELHO, Celso Francisco Maduro. Tradição e rupturas no gênero policial. Revista Científic@ Universitas, v. 1, p. 1-5, 2009.

DUARTE, Elizabeth. Televisão: novas modalidades de contar as narrativas. Contemporânea (UFBA. Online), v. 10, p. 324-339, 2012.

Páginas de internet

MARSH, Calum. 10 Movies that influenced True Detective. Esquire. 20 fev. 2014. Disponível em: <http://www.esquire.com/entertainment/movies/a27497/true-detective-influences/>. Acesso em: 13 mar. 2019.

MÉDICO da peste. Wikipédia, s.d. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9dico_da_peste >. Acesso em: 13 mar. 2019.

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022