Descrição
“No período de 20 dias entre as votações de primeiro e segundo turnos das eleições de 2018, a pesquisadora analisou 228 postagens publicadas em seis sites de checagem de fatos (Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos. org, E-farsas, Fato ou Fake e Projeto Comprova) sobre histórias falsas compartilhadas à exaustão nas redes sociais e em aplicativos de troca mensagens. A proposta da pesquisa foi identificar os temas dessas histórias falsas e os sentidos atribuídos a elas a partir de categorizações que são enunciadas cotidianamente nos discursos das pessoas a respeito de outras pessoas, objetos, eventos ou situações. O jornalismo, como ferramenta de interpretação da realidade, não escapa desta condição de classificar, enumerar, contrapor, verificar, explicar, orientando a sociedade no conhecimento acerca do mundo à nossa volta.”
Adriana Barsotti
MÔNICA CHAVES
Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com pós-graduação em Comunicação Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Conta com mais de 20 anos de experiência profissional na área da Comunicação Corporativa, com foco em produção de conteúdo e comunicação digital.
Agradecimentos
Apresentação Mentiras, desinformação e o futuro do jornalismo: Adriana Barsotti
Introdução
Capítulo 1 A “revolução” digital e as relações entre tecnologia e sociedade 1.1. Como a informação circula no ambiente digital 1.2. A importância das notícias para a sociedade 1.3. Intolerância e nostalgia como efeitos do ambiente digital da internet
Capítulo 2 Crise de credibilidade e desordem da informação: o jornalismo em xeque 2.1. A estratégia da desinformação
Capítulo 3 Contexto 3.1. O papel do WhatsApp na disseminação 54 de desinformação no período pré-eleitoral 3.2. Cronologia da desinformação
Capítulo 4 Como foi feita a análise 4.1. Seleção do material analisado
Capítulo 5 Análise 5.1. Análise das pautas 5.2. Análises de Categorização de Pertencimento
Conclusões Posfácio Referências Apêndices
Título: A pauta da desinformação: as ideias por trás das “fake news” nas eleições de 2018
Autora: Mônica Chaves
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Ano de publicação: 2021
Edição: 1ª
Páginas: 201
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-34-2