Como é trabalhar em uma agência de publicidade?

Relatos das emoções vivenciadas no ambiente de trabalho publicitário

Dôuglas Aparecido Ferreira

Coleção: Tese Palavras-chave: , ,
O acesso e a leitura deste livro estão condicionados ao aceite dos termos de uso do Selo do PPGCOM/UFMG.

Descrição

O livro fala muito mais do que a pergunta que está no título indica. A obra discorre sobre o trabalho em uma agência de publicidade; sobre as contradições vivenciadas por publicitárias e publicitárias nesse ambiente de trabalho; sobre as emoções sentidas por essas pessoas no exercício de suas atividades. Mas suas contribuições extrapolam a análise desse fenômeno específico que é a publicidade e nos convocam a refletir sobre a exploração e a opressão da classe trabalhadora na sociedade capitalista, procurando suscitar nossa indignação em relação a tais experiências no contexto brasileiro contemporâneo. O trabalho é oriundo da tese defendida no PPGCOM UFMG em 2022 e agora está disponível na versão editorial para o público interessado.

Dôuglas Aparecido Ferreira trabalha como Professor Adjunto na graduação em Relações Públicas da UFMG e como Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMT. Doutor em Comunicação Social na UFMG. Mestre em Comunicação Social – Interações Midiáticas pela PUC Minas (2017) com período de intercâmbio na UrFU em Ecaterimburgo na Rússia para cursar disciplinas no Departamento de Comunicação de Marketing e Branding. Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa pela PUC Minas (2013) e bacharel em Comunicação Social (Gestão da Comunicação Integrada) – Habilitado em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas (2009). Membro do Midiáticus – Grupo de Pesquisa em Mídia, Política (UFMT) e Democracia e do Gris – Grupo de Imagem e Sociabilidade (UFMG). Vencedor do Prêmio ABRAPCORP de Dissertações em 2017. Organizador do livro Comunicação, Tecnologia e Sociabilidades e autor do livro O jornal que subiu as escadas.

Agradecimentos

Prefácio: Paula G. Simões

Notas iniciais

Introdução

Capítulo 1:
As contradições como categorias ontológicas da realidade

Capítulo 2:
Trabalho e comunicação: as determinações regentes da realidade social

Capítulo:
As emoções e seus objetos aderentes: uma perspectiva marxista e praxiológica

Capítulo 4:
As listas das agências

Capítulo 5:
As contradições do ambiente de trabalho

Capítulo 6:
As contradições da identificação profissional

Capítulo 7:
As contradições do trabalho em uma sociedade dividida em classes

Capítulo 8:
As contradições das condições dos vínculos de emprego

Capítulo 9:
As contradições da diversidade na publicidade

Considerações finais:
Ou manifesto pelas emoções dos publicitários

Referências

Título: Como é trabalhar em uma agência de publicidade?
Autoria: Dôuglas Aparecido Ferreira
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2024
Edição:
Páginas: 352
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-03-8
Como citar (ABNT 2): Ferreira, Dôuglas Aparecido. Como é trabalhar em uma agência de publicidade? Relatos das emoções vivenciadas no ambiente de trabalho publicitário. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2024, 352 p.

Você também pode gostar de…