Olhares Transversais

A ciência em condição liminar

Deslocamentos epistemológicos nas pesquisas em Comunicação

Emmanuelle Dias
Talita Iasmin Soares Aquino
William David Vieira

Compartilhe:

Os textos que reunimos aqui foram, inicialmente, elaborados como trabalhos finais da disciplina Perspectivas em Textualidades Midiáticas, ofertada aos doutorandos do PPGCOM/UFMG no ano de 2020, durante a pandemia. A partir das contribuições e das trocas entre professor e colegas, nossos ensaios tomaram as formas que se apresentam nas páginas a seguir. Talvez pela lonjura física de nossos corpos, e certamente pelas experiências epistemológicas com as referências que lemos e discutimos nos encontros, nossos textos evocam, constantemente, a presença desses mesmos corpos e de nossas vidas, dentro e fora das pesquisas. Nessa crítica ao afastamento da pesquisadora / do pesquisador em relação ao objeto, que se estende a repensar o próprio uso do termo “objeto”, as tentativas de desestabilização se estendem aos fenômenos e aos conceitos, tanto em nível epistêmico (nas formas de pensar a ciência) quanto em nível formal (nos modos de escrita e organização da argumentação).

Desenhando um certo desencanto do que é produzir ciência hoje e pensando no fazer científico enquanto saber em movimento, os ensaios se preocupam em questionar a modernidade e os processos de modernização, analisando consequências ou impactos dos sistemas de poder (discursivos, econômicos, sociais) na vida e nas relações intersubjetivas. Refletimos sobre como viver convoca e põe em disputa diversos existires, formas de representar e de se representar, de experienciar o mundo e de se experienciar no mundo. Por isso, emerge, de nossas discussões, a urgência de novas epistemologias e novos conceitos (numa leitura comunicacional) que nos ajudem a tatear as multiplicidades que circundam o viver.

Emmanuelle Dias é doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e mestre pela mesma instituição (2017). É bolsista FAPEMIG, pesquisadora associada ao Núcleo de Conexões Intermidiáticas — NucCon (UFMG) e ao grupo de pesquisa MediaAção.

Talita Iasmin Soares Aquino é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa CAPES, e integrante do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Departamento de Comunicação Social/UFMG). Concluiu o mestrado pelo mesmo programa em 2015, tendo finalizado a graduação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Viçosa, em 2010. Tem se envolvido em pesquisas que discorrem sobre corpo, gênero, raça e sexualidade.

William David Vieira é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com bolsa CAPES, e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É pesquisador do “Grupo de Pesquisa
em Historicidades das Formas Comunicacionais” (Ex-press; UFMG/CNPq) e do grupo “Quintais: Cultura da Mídia, Arte e Política” (UFOP/CNPq).

Título: A ciência em condição liminar: deslocamentos epistemológicos nas pesquisas em Comunicação

Organizadores: Emmanuelle Dias, Talita Aquino, William David Vieira

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2022

Edição: 1ª

Páginas: 134

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-55-7

Palavras-chave: pesquisa;comunicação;Ciência;

Prefácio
Percursos em ensaio: Bruno Souza Leal

Apresentação
Emmanuelle Dias, Talita Iasmin Soares Aquino e William David Vieira

Capítulo 1
Peregrinar pelo mundo: um ensaio sobre movimento, ciência e jardins
Talita Iasmin Soares Aquino

Capítulo 2
Conhecendo distâncias, travessias e memórias: o movimento como gesto de enlace no mundo
Prussiana Araújo Fernandes Cunha

Capítulo 3
De onde vim, para onde vou: historicidade de um rapaz latino-americano na pesquisa em Comunicação
Antonio Carlos Fausto da Silva Júnior

Capítulo 4
Outros olhares para as narrativas seriadas audiovisuais: contribuições epistemológicas a partir de Lawrence Grossberg, Raymond Williams e Paul Ricoeur
Emmanuelle Dias e William David Vieira

Capítulo 5
Analética, epistemologias queer e a urgência de novos conceitos
Philippe Oliveira Abouid

Capítulo 6
Experimentar a pesquisa em Comunicação como comunicação: fenômenos, conceitos, deslocamentos
Gregory Rial e Gracila Vilaça

Sobre as autoras e os autores

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022