Tiago Barcelos Pereira Salgado
Maria Ângela Mattos
Este livro é resultado de uma produção acadêmica coletiva interinstitucional, composta por uma rede de docentes e discentes interessados nas questões epistemológicas e discursivas no campo da Comunicação. Desde 2013, com a realização do Seminário “Teorias da Comunicação: Caminhos da Pesquisa em Comunicação no Brasil”, os/as pesquisadores/as estreitam os vínculos de troca com base nos afetos e nas afinidades identificadas em diálogos críticos sobre as pesquisas individuais e coletivas. Cartografar um campo, como o comunicacional, portanto, implica articular planos ontológicos, epistemológicos e metodológicos por meio da feitura de vários mapas, pois apenas um é incapaz de apresentar o território em suas diversas particularidades. Por isso, compor vários atlas é uma maneira adequada de fazer ver o campo em suas múltiplas facetas, tendo em vista a sua dinamicidade, movência e mutabilidade histórica, como ressaltam o método proposto por Aby Warburg em seu atlas Mnemosyne (MICHAUD, 2013) e a proposta da cartografia de controvérsias, sistematiza por Tommaso Venturini (2012). A diversidade e a complexidade dos fenômenos comunicacionais analisados nesta publicação evidenciam não apenas a necessidade da ampliação e fortalecimento da interlocução entre os/as pesquisadores/as da área, mas também e, sobretudo, a importância da produção de conhecimentos em Comunicação em suas dimensões teórica, epistemológica e metodológica, com o intuito de explorar a cartografia como um método de pesquisa instigante e profícuo.
Prefácio
Ângela Cristina Salgueiro Marques
Apresentação
Cartografias do comunicacional
Tiago Barcelos Pereira Salgado
Maria Ângela Mattos
I. Investigações do método comunicacional: cartografias, experiências e subjetividades
Capítulo 1
Experimentações cartográficas do comunicacional: desterritorializando e reterritorializando o método
Nísia Martins do Rosário
Capítulo 2
A subjetividade de pesquisadores no processo de investigação comunicacional: memórias e experiências com sujeitos da pesquisa
Mônica Rebecca Ferrari Nunes
Capítulo 3
O olhar cartográfico de Walter Benjamin: apontamentos para um método de pesquisa
Daniel Melo Ribeiro
II. Fabulações e imaginários
Capítulo 4
A fabulação de si como prática de resistência em tempos de pós-verdade
Letícia Castro Simões
Capítulo 5
Fabulações de imagens de pessoas negras retratadas em produções cinematográficas
Beatriz Drosdrocky Gonçalves
Capítulo 6
Existências mínimas: imaginários sobre corpos gordos nas redes sociais online na pandemia de Covid-19
Gabriele de Matos Paiva
Bruna Souza Gomes
Sônia Caldas Pessoa
III. Renegociações do presente: conflitos e catástrofes
Capítulo 7
Morte e vida sob barragens: uma investigação sobre luto público, antropoceno e catástrofe
Caio Dayrell Santos
Capítulo 8
Traços da cultura do encontro e da cultura do ódio na religião midiatizada no contexto da pandemia de Covid-19
Leandro Pinheiro Leal
Capítulo 9
O pesquisador no centro das operações: a montagem das cenas de negociação e conflito diante do Carnaval
de Belo Horizonte de 2019
Amanda dos Santos Rodrigues
Capítulo 10
Vendendo livros no Instagram: pequenas livrarias de portas fechadas e novas reconfigurações de comunicação em um cenário de pandemia
Dora Carvalho
IV. Espraiamentos midiáticos
Capítulo 11
Breve introdução aos Estudos Alemães de Mídia
Márcio Telles
Capítulo 12
Mídia alternativa em Cuba: sintomas de uma sociedade que se emancipa
Alexei Padilla Herrera
Capítulo 13
O microflanar como desvio intersticial: liminaridades e experiência estética no diálogo do jogador-flâneur
com ambientes de jogos locativos e de mundo aberto
Iuri Cordeiro
Ângela Cristina Salgueiro Marques
Capítulo 14
O êxito da telenovela na sociedade fragmentada: transformações e permanências do gênero na contemporaneidade conectada
Anderson Phillipi Perri
Capítulo 15
A responsabilidade social das marcas na publicidade: o processo criativo de campanhas publicitárias
Carolina Tonussi Silva
Posfácio
A crítica metodológica na pesquisa em Comunicação
Luís Mauro Sá Martino
Tiago Barcelos Pereira Salgado é docente de cursos de graduação em Comunicação em Belo Horizonte, doutor e mestre em comunicação pela UFMG, pesquisador associado ao grupo de pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces (CCI/ CNPq) e ao R-EST UFMG.
Maria Ângela Mattos é professora da área de Comunicação, com passagem pelos cursos de graduação e pós-graduação da PUC Minas. Doutora em Comunicação pela UFRJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces (CCI/CNPq). Integra a rede de pesquisa interinstitucional com os grupos MediaAção (NucCon/UFMG) e ConJor (UFOP).
Título: Cartografias do Comunicacional e Subjetividades
Organizadores: Tiago Barcelos Pereira Salgado, Maria Ângela Mattos
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Ano de publicação: 2022
Edição: 1ª
Páginas: 344
Formato: PDF
ISBN: ISBN 978-65-86963-21-2
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG