Relatos das emoções vivenciadas no ambiente de trabalho publicitário
Dôuglas Aparecido Ferreira
O livro fala muito mais do que a pergunta que está no título indica. A obra discorre sobre o trabalho em uma agência de publicidade; sobre as contradições vivenciadas por publicitárias e publicitárias nesse ambiente de trabalho; sobre as emoções sentidas por essas pessoas no exercício de suas atividades. Mas suas contribuições extrapolam a análise desse fenômeno específico que é a publicidade e nos convocam a refletir sobre a exploração e a opressão da classe trabalhadora na sociedade capitalista, procurando suscitar nossa indignação em relação a tais experiências no contexto brasileiro contemporâneo. O trabalho é oriundo da tese defendida no PPGCOM UFMG em 2022 e agora está disponível na versão editorial para o público interessado.
Agradecimentos
Prefácio
Paula G. Simões
Notas iniciais
Introdução
Capítulo 1
As contradições como categorias ontológicas da realidade
Capítulo 2
Trabalho e comunicação: as determinações regentes da realidade social
Capítulo 3
As emoções e seus objetos aderentes: uma perspectiva marxista e praxiológica
Capítulo 4
As listas das agências
Capítulo 5
As contradições do ambiente de trabalho
Capítulo 6
As contradições da identificação profissional
Capítulo 7
As contradições do trabalho em uma sociedade dividida em classes
Capítulo 8
As contradições das condições dos vínculos de emprego
Capítulo 9
As contradições da diversidade na publicidade
Considerações finais
Ou manifesto pelas emoções dos publicitários
Referências
Dôuglas Aparecido Ferreira trabalha como Professor Adjunto na graduação em Relações Públicas da UFMG e como Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMT. Doutor em Comunicação Social na UFMG. Mestre em Comunicação Social – Interações Midiáticas pela PUC Minas (2017) com período de intercâmbio na UrFU em Ecaterimburgo na Rússia para cursar disciplinas no Departamento de Comunicação de Marketing e Branding. Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa pela PUC Minas (2013) e bacharel em Comunicação Social (Gestão da Comunicação Integrada) – Habilitado em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas (2009). Membro do Midiáticus – Grupo de Pesquisa em Mídia, Política (UFMT) e Democracia e do Gris – Grupo de Imagem e Sociabilidade (UFMG). Vencedor do Prêmio ABRAPCORP de Dissertações em 2017. Organizador do livro Comunicação, Tecnologia e Sociabilidades e autor do livro O jornal que subiu as escadas.
Título: Como é trabalhar em uma agência de publicidade?
Autoria: Dôuglas Aparecido Ferreira
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2024
Edição: 1ª
Páginas: 352
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-03-8
Como citar (ABNT 2): Ferreira, Dôuglas Aparecido. Como é trabalhar em uma agência de publicidade? Relatos das emoções vivenciadas no ambiente de trabalho publicitário. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2024, 352 p.
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG