Diálogo entre academia e mercado
Ettore Medeiros
Letícia Lins
Pâmela Guimarães-Silva
(Organizadores)
O livro vem preencher uma importante lacuna ao aliar experiências profissionais e de mercado a reflexões e abordagens teórico-analíticas aprofundadas sobre o tema da Diversidade & Inclusão, aliado às questões comunicacionais e organizacionais, cujo interesse é crescente no mundo corporativo e no ambiente acadêmico. A obra reúne pessoas autoras que são docentes da primeira turma do curso de pós-graduação “Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações”, ofertado pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Ao longo dos 14 capítulos, percebe-se uma diversidade entre teoria e prática, mesclando profissionais com experiência de mercado e pesquisadores atuantes na área acadêmica. A diversidade também está presente nos marcadores identitários da equipe, que buscou retratar a proposta basilar do curso e dar voz aos diversos lugares de fala, em sua maioria minorizados, da nossa sociedade contemporânea.
Apresentação
Prefácio
I. Eixo Fundante: conhecendo os fundamentos
Capítulo 1
Conceitos introdutórios de DE&I
Leonardo Drummond
Capítulo 2
A importância de compreender a cultura organizacional frente aos desafios de se implantar e fortalecer iniciativas de diversidade e inclusão
Varda Kendler
Capítulo 3
A Liderança como figura inspiracional, referência e principal agente na promoção da Diversidade e Inclusão nas empresas
Patrícia Lisboa
Capítulo 4
Employer Branding e Diversidade e Inclusão:`uma imbricação necessária
Paulo Basilio
II. Eixo Dimensões: compreendendo a proposta
Capítulo 5
E quem pode ser mulher no mundo corporativo? Gênero, Comunicação e as Organizações
Letícia Alves Lins
Capítulo 6
Narciso acha feio o que não é espelho: raça, comunicação e as organizações
Pâmela Guimarães-Silva
Capítulo 7
Vamos pintar o mercado de trabalho com as cores do arco-íris: ações de diversidade e inclusão para pessoas LGBTQIAPN+
Ettore Stefani de Medeiros
Capítulo 8
A nova composição geracional – Trabalho e mercado consumidor
Dani Barcellos
Capítulo 9
Pessoas com Deficiência, Comunicação e as Organizações
Fatine Conceição Oliveira
Capítulo 10
Gordofobia e mercado de trabalho: caracterização do preconceito e caminhos possíveis para um ambiente organizacional antigordofóbico
Dayana Cristina Barboza Carneiro
Capítulo 11
Masculinidades, Comunicação e as Organizações
Leo Mozdzenski
III. Eixo Prático: utilizando ferramentas comunicacionais e D&I
Capítulo 12
O uso de Narrativas Audiovisuais como forma de aprimoramento sobre D&I nas empresas: uma visão sobre o engajamento e atração de colaboradores
Mayara Lucio Farche
Capítulo 13
Planejamento de diversidade e inclusão nas organizações
Tati Santarelli
Sobre as pessoas autoras
Ettore Stefani de Medeiros é doutore e mestre em Comunicação, pós em Educação Corporativa e Educação Inclusiva, bacharelado em Publicidade. Coordena a pós Gestão de Diversidade e Inclusão nas Organizações (PUC Minas). Presta consultoria sobre diversidade, inclusão e causa LGBTQIAPN+. Atua com educação corporativa e universitária.
E-mail: ettoreprofessor@gmail.com
Letícia Alves Lins é doutora e mestra em Comunicação Social, Especialista em Marketing, Graduada em Publicidade e Propaganda. Co-founder e head de projetos da Chicas Consultoria, Coordenadora dos Cursos de Comunicação e de Gestão de Diversidade e Inclusão nas Organizações, ambos do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Atua na docência há 23 anos.
E-mail: letslins@gmail.com
Pâmela Guimarães-Silva é pesquisadora em nível pós-doutoral, doutora e mestra em Comunicação pela UFMG. Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas. Bacharel em Publicidade e Propaganda. Técnica em Gestão de Negócios. Professora universitária. Funcionária pública estadual lotada da Subsecretária de Direitos Humanos.
E-mail: pamelaguimaraes14@gmail.com
Título: Comunicação, Diversidade & Inclusão: diálogo entre academia e mercado
Autoria: Ettore Medeiros, Letícia Lins e Pâmela Guimarães-Silva (Orgs.)
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2024
Edição: 1ª
Páginas: 244
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-02-1
Como citar (ABNT 2):
MEDEIROS, Ettore; LINS, Letícia; GUIMARÃES-SILVA, Pâmela (Orgs.). Comunicação, Diversidade & Inclusão: diálogo entre academia e mercado. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2024, 244 p.
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG