Olhares Transversais

Gêneros midiáticos e identidades

Vera Veiga França
Evelyne Cohen
Itania M. M. Gomes

Esta obra apresenta parte dos resultados de uma interlocução que vem se desenvolvendo desde 2015 entre professores/as brasileiros e franceses, no âmbito de um projeto de cooperação científica aprovado pelo Centre National de la Recherche Scientifique/CNRS, na França, através do Projet Institucional de Cooperátion Scientifique PICS 06714 – Patrimoines-Images- Médias-Identités (PIMI). O projeto PICS/PIMI tem por objetivos encorajar as políticas de arquivamento do acervo audiovisual e o desenvolvimento de intercâmbios sobre as ferramentas e métodos para sua análise. A análise do panorama audiovisual dos dois países se faz em uma abordagem comparativa e através de três eixos centrais: 1. Do arquivo audiovisual à sua constituição em patrimônio; 2. Programas de televisão e gêneros midiáticos comparados; 3. Estudo das formas televisuais de narrativa e de mise en  scène do testemunho. Este livro reúne trabalhos em torno do segundo eixo, apresentados no IV Seminário Internacional do PICS/PIMI, sob o tema  Identidades e Gêneros Midiáticos, realizado em Belo Horizonte.

Introdução

Vera Veiga França, Evelyne Cohen, Itania Maria Mota Gomes

 

Parte 1 – Gêneros televisivos e entretenimento na televisão

Produção televisual: entre subgêneros, formatos e tons

Elizabeth Bastos Duarte

Quando tudo se torna entretenimento na TV: leitura dos programas Vivement Dimanche e Programa Sílvio Santos

Vera Veiga França, Anne Marie Granet, Graziela Mello Vianna

Matrizes e matizes do talk show no Brasil

Juliana Guttman, Fernanda Maurício

 

Parte 2 – O popular e melodramático na televisão brasileira e latino-americana

Telejornalismo, testemunhos e histórias de vida: o trágico e o melodramático na cobertura brasileira

Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento

Cidade Alerta: o popular no telejornal brasileiro

Fabíola Souza, Lucas Afonso Sepúlveda, Filipe Monteiro Lago

“Ele é o atraso e você a modernidade”: experiências anacrônicas da modernidade latino-americana na televisualidade brasileira, o caso da telenovela Duas Caras

Simone Rocha

Da radionovela à telenovela: a novela como parte da tessitura social e da cultura popular urbana no Brasil e na América Latina

Graziela Mello Vianna

 

Parte 3 – Estratégias de publicidade e visibilidades na televisão

Gênero promocional na televisão brasileira: o caso dos Jogos Olímpicos

Maria Lilia D. Castro, Janderle Rabaiolli

Vender a televisão a partir dos Jogos Olímpicos: uma análise comparada entre France Télévisions e Canal Plus

Isabelle Gaillard

O amor venceu a ambição: a telenovela como obra work in progress e as estratégias de publicidade da Rede Globo para o recall de espectadores de Babilônia

Juarez Guimarães Dias

 

Parte 4 – Identidades nas redes digitais e outras mídias

Identidade religiosa e tradição: o sentido de família construído por Marco Feliciano em sua página no Facebook

Bruno Menezes A. Guimarães

A relação celebridades e seguidores: Pugliesi e a noção de fama no Instagram

Fernanda Medeiros, Paula Lopes

Arquivos web, uma fonte para a história das mediações da memória

Sophie Gebeil

Canções do rádio como memória de uma época: o caso da Segunda Guerra Mundial no Brasil

Nísio Teixeira

Cordel como gênero midiático: identidades nordestinas na poesia de folhetos

Lívia Moreira Barroso, Maria Gislene Carvalho Fonseca

Vera Veiga França

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG; fundadora e pesquisadora do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG). Atua nas áreas de Teorias da Comunicação, Comunicação e Cultura Midiática, Metodologia de Pesquisa em Comunicação. Tem desenvolvido e orientado projetos em torno dos processos interativos midiáticos, com ênfase na televisão; na relação popular/midiático; na análise de acontecimentos e celebridades.

Evelyne Cohen

Professora da École Nationale des Sciences de l’Information et des Bibliothèques (França), integrante do Laboratoire de Recherches Historique Rhône-Alpes (LARHRA), da Equipe ISOR (Université Paris 1) e secretária da Association pour le développement de l’histoire culturelle. Desenvolve pesquisas sobre a história da televisão francesa.

Itania Maria Mota Gomes

Professora titular da Universidade Federal da Bahia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Coordena o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (Tracc) e coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (UFBA) entre 2002 e 2016. É pesquisadora na área de Comunicação, com ênfase em Cultural Studies, Comunicação Audiovisual, Televisão, Telejornalismo, Estudos de Recepção, Teorias da Comunicação e Teorias do Jornalismo.

Título: Gêneros midiáticos e identidades

Organizadoras: Vera Veiga França, Evelyne Cohen e Itania Maria Mota Gomes

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2017

Edição: 1ª

Número de páginas: 305

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-96-4

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG