Ensaios

Metodologia para análise de imagens fixas

André Melo Mendes

Compartilhe:

O livro de André Melo Mendes nos oferece contribuições instigantes para compreendermos como as imagens trabalham de modo a construir universos de sentido a partir de signos que são por nós apreendidos através da experiência. Tal experiência com as imagens é geralmente estética, pois envolve transformação, reflexividade, estranhamento e inquietação diante da diferença e da alteridade abrigadas em distintos regimes visuais e nas sensações que nos afetam. Ao elaborar um método para a análise semiótica de imagens, André Melo nos revela também como elas promovem, em nossa vida cotidiana, uma mediação vital para nossas interações e comunicações com os outros.

André Melo Mendes

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Autor do livro O amor e o diabo na obra de Angela Lago: a complexidade do objeto artístico (Editora UFMG), indicado para o prêmio Jabuti e considerado “Melhor livro teórico de 2007” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Sua tese de doutorado está relacionada às ilustrações que Arlindo Daibert realizou a partir do livro Grande sertão: veredas de Guimarães Rosa, sendo publicada pela Editora C/Arte (2011). Pesquisador do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG (NEJ), pesquisador convidado do GT de Literaturas Estrangeiras da Associação Internacional de Pós Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, membro do grupo Intermídias da UFMG e do Grupo de Pesquisa em Historicidades das Formas Comunicacionais (EX-PRESS).

Título: Metodologia para análise de imagens fixas

Autor: André Melo Mendes

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano: 2019

Edição: 1ª

Páginas: 58

Formato: PDF

ISBN: 978-85-54944-20-9

Prefácio

Apresentação

Metodologia de caráter analítico e de caráter sintético

 

ANALISANDO UMA IMAGEM

PERCURSO “OBJETIVO” (de caráter analítico)

1ª etapa – seleção/discriminação/qualificação e sugestão

2ª etapa – análise formal dos elementos que fazem parte da composição

3ª etapa – contextualização da imagem no tempo e no espaço, e na História da Arte e da Cultura

 

PERCURSO “SUBJETIVO” (de caráter sintético)

1ª etapa – compreensão dos elementos em seu contexto específico

2ª etapa – determinação do código interno da imagem

3ª etapa – interpretação

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022