Olhares Transversais

Produção de sentido na cultura midiatizada

Laan Mendes de Barros
José Carlos Marques
Ana Silvia Médola

Esta obra revela olhares transversais sobre a produção de sentido na cultura midiatizada. Traz a público diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras de diversas universidades que têm desenvolvido reflexões teórico-epistemológicas e pesquisas empíricas fundamentadas nos princípios da semiótica, em suas várias correntes, nas relações entre comunicação e experiência estética e nos estudos sobre narratividade, discursividade e efeitos de sentido.

Apresentação
A produção de sentido em três angulações: Organizadores

I. Leituras Semióticas sobre a Comunicação na Contemporaneidade
Capítulo 1: O imaginário indicial latino-americano, o âmbito de dois parresiastas antitéticos
Fernando Andacht

Capítulo 2: Da captura pulsional ao acontecimento de corpo
José Luiz Aidar Prado

Capítulo 3: Netflix: del procesamiento de la información a la reinterpretación de la cultura
Eliseo R. Colón Zayas

Capítulo 4: Estruturas narrativas seriadas na TV sob demanda: o caráter inaugural de House of Cards
Ana Silvia Lopes Davi Médola
Octávio Nascimento

Capítulo 5: Videoclipes interativos: estratégias de remediação no audiovisual interativo
Carlos Henrique Sabino Caldas

Capítulo 6: Audiovisual interativo: linguagem, tecnologia e aspectos da mediação entre sujeitos e dispositivos
Bruno Jareta de Oliveira

Capítulo 7: Visibilidade mediática e cocriação da experiência gastrônomica
Ana Claudia de Oliveira
Rodrigo Neiva

II. A Produção de Sentidos nas Relações entre Estética e Política

Capítulo 8: Estéticas contra-colonizadoras no documentário: um ponto de partida
César Guimarães

Capítulo 9: Discurso audiovisual e mutações: hipóteses em torno da abordagem arqueológica foucaultiana
Arlindo Rebechi Junior

Capítulo 10: Reconhecimento, estesia e alteridade para romper os discursos de ódio
Laan Mendes de Barros

Capítulo 11: A Fotografia e seus duplos: preto e branco
Mauricio Lissovsky

Capítulo 12: Figurações e legibilidades de migrantes haitianos em imagens fotográficas: dimensões estéticas e políticas da consideração da alteridade
Ângela Marques
Dina Therrier

Capítulo 13
A pós-fotorreportagem e os paradigmas estéticos do ecossistema midiático contemporâneo
Denis Porto Renó

Capítulo 14: Mobgrafia: imagem e sentido na hiperconectividade
Rodrigo Galvão de Castro

III. Narratividade, Discursividade e Efeitos de Sentido

Capítulo 15: O narrador nos realismos audiovisuais: formas narrativas informativas e ficcionais
Rosana de Lima Soares
Amanda Souza de Miranda

Capítulo 16: Na fagulha da protorrevolução: o repórter Antonio Callado na cobertura das lutas camponesas em Pernambuco
Marcelo Bulhões
Lilian Juliana Martins

Capítulo 17: Ethos de mulher contemporânea: um estudo da imagem da youtuber Jout Jout
Érika de Moraes
Hanna Beatriz Queiroz Carli

Capítulo 18: Futebol e discurso da desigualdade social em canções da Música Popular Brasileira
Elcio Loureiro Cornelsen

Capítulo 19
Representações do masculino em veículos feministas: embates discursivos sobre o reconhecimento e os agenciamentos de gênero na cobertura esportiva
Eliza Bachega Casadei
Camilla Rodriges Netto da Costa Rocha

Capítulo 20: Jogos Paralímpicos 2016: produção de sentidos através de imagens
Tatiane Hilgemberg

Capítulo 21: Corpo, abstração e violência: leituras de um registro fotográfico por ocasião do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013
José Carlos Marques
Luís Enrique Cazani Júnior
Natália Conte Delboni
Neide Maria Carlos

LAAN MENDES DE BARROS é jornalista e editor. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela Université Stendhal – Grenoble 3. Docente e pesquisador da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista – FAAC-UNESP. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição e líder do grupo de pesquisa MidiAis-thesis – Cultura Midatizada e Experiência Estética. Coordenador do GT Comunicação e Experiência Estética da Compós (2018-2020). Desenvolve pesquisas sobre: epistemologia e teoria da comunicação, comunicação e experiência estética e música e mídia.

JOSÉ CARLOS MARQUES é professor associado da Universidade Estadual Paulista, onde atua como docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Unesp-FAAC). É Livre-Docente em Comunicação e Esporte pela Unesp, Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação sobre Esporte e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas).

ANA SILVIA LOPES DAVI MÉDOLA é professora associada na Universidade Estadual Paulista (Unesp), credenciada no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Livre-docente em Comunicação Televisual e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Líder do Grupo de Estudos Audiovisuais – GEA na Unesp e membro do Centro de Pesquisas Sociossemióticas – CPS, PUC-SP.

Título: Produção de sentido na cultura midiatizada

Organizadores: Laan Mendes de Barros, José Carlos Marques, Ana Silvia Médola

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Páginas: 412p.

Formato: PDF

Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader

Modo de acesso: World Wide Web

ISBN 978-65-86963-21-2

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG