Simone Pereira de Sá,
Adriana Amaral,
Jeder Janotti Jr.
Esta obra é fruto do projeto de pesquisa interinstitucional Cartografias do Urbano da Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagens, Lugares e Territorialidades em Perspectiva Comparada, envolvendo as Universidade Federal Fluminense, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos e Universidade Federal de Pernambuco, contemplado
no edital PROCAD/CAPES (2013). A proposta da pesquisa é contribuir para a reflexão a respeito das diversas articulações entre música, audiovisual, espaço e territorialidades, através de quatro eixos interligados.
O primeiro aborda a relação hierárquica entre expressões e referências espaciais que circulam nas práticas culturais em torno tanto dos termos centro e periferia quanto local/translocal/global. O segundo explora a formação e conceituação das ideias de espaços e cenas culturais urbanas, pensadas tanto como referência às territorialidades citadinas quanto como metáfora de articulação de gostos conectados de modo virtual. O terceiro eixo tem por foco as relações do espaço com a performance, com destaque para os debates sobre corpo e sexualidade e para a questão do valor, seja entre fãs ou através da crítica cultural, enquanto o quarto eixo se detém sobre a circulação de música e audiovisual pelos ambientes digitais, refletindo sobre o papel das tecnologias que mediam
estas apropriações. Como resultado desta proposta, o livro, organizado em duas partes e 12 capítulos produzidos a partir de pesquisas realizadas ao longo da vigência do Edital de Apoio à Pesquisa antes mencionado, explora o papel da cultura sonora e audiovisual na construção, nos tensionamentos e nas disputas em torno de espaços e ambientes urbanos, periféricos, translocais e/ou virtuais, visando a produção de uma cartografia dos territórios afetivos que enredam som, imagens e música em múltiplas redes, entonações e perspectivas.
Apresentação
Por uma cartografia dos territórios afetivos da imagem e do som.
I Cultura da música e das imagens em rede
Capítulo 1
Reconfigurações do pop e o lugar da escuta conexa em ecossistema de mídias de conectividade
Jeder Silveira Janotti Junior
Capítulo 2
Apagamento digital como dinâmica de personas de artistas da música pop
Adriana Amaral
Tatyane Larrubia
Capítulo 3
O álbum visual Kisses e a construção da star persona de Anitta
Simone Pereira de Sá
Leonam Dalla Vecchia
Capítulo 4
O amor nas redes de música pop lusófonas
Thiago Soares
Capítulo 5
Mulheres na indústria da música: do techno ao metal, do “norte ao sul”
Beatriz Polivanov
Beatriz Medeiros
Capítulo 6
Streaming de vídeo enquanto dispositivo: primeiras incursões de uma visada tecnocultural sobre a Amazon Prime
Gustavo Daudt Fischer
Lucas Mello Ness
II. Territórios de conflitos e imagens dissonantes
Capítulo 7
Algumas notas sobre paisagem e espaço na cultura audiovisual
Angela Freire Prysthon
Cesar de Siqueira Castanha
Larissa Veloso Assunção
Capítulo 8
Imersão sensorial e realismo no som do filme 1917
SIMONE PEREIRA DE SÁ é coordenadora geral do projeto PROCAD/CAPES. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense no curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult – Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação. Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill, no Canadá (2008) e King’s College, University of London, U.K, (2015/2016). É bolsista de Produtividade do CNPq, e sua pesquisa atual intitula-se “Estratégias de visibilidade da música pop-periférica do Brasil contemporâneo: entre o local, o transnacional e o periférico”. Seus interesses de pesquisa se dirigem prioritariamente para as confluências entre música e cultura digital, com foco nas cenas musicais pop-periféricas do Brasil e as disputas e ativismo de seus fandoms; nas redes sociais; e também nas metodologias para análise da materialidade das plataformas e dos produtos audiovisuais nativos deste ambiente, tais como videoclipes, álbum visuais etc. É autora dentre outros, dos livros: Baiana Internacional – As Mediações Culturais de Carmen Miranda (MIS/2001); O Samba em Rede – Comunidades Virtuais, Dinâmicas Identitárias e Carnaval Carioca (E-Papers, 2005) e Música Pop-Periférica – Videoclipes, performances e tretas na cultura digital (Ed. Appris, 2021).
ADRIANA AMARAL é professora adjunta da Escola da Indústria Criativa da Unisinos e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da mesma Universidade, onde coordena o grupo de pesquisa CultPop – Cultura Pop, Tecnologias e Comunicação. Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 2, foi Visiting Scholar na University of Salford (UK, 2014), na University of Surrey pela CAPES (UK, 2015/2016) e na Universität Duisburg-Essen (Alemanha, 2016). Atual coordenadora do GT Estudos de Som e Música da COMPÓS. Foi coordenadora do projeto de pesquisa “POA Music Scenes”, parceria entre a UNISINOS e a University of Salford, entre 2014-2017 através do PVE/CAPES Ciências Sem Fronteiras. Seu atual projeto de pesquisa é: “Estudos de fãs no Brasil: mapeamento da área de comunicação e proposições metodológicas para a cultura pop nos ambientes digitais”. Coordenadora da equipe UNISINOS no projeto PROCAD/CAPES.
JEDER JANOTTI JUNIOR é pesquisador com Bolsa Produtividade nível 1 do CNPq. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE, Visiting Scholar na McGill University Montreal (2016/2017), coordenador do Laboratório de Análise de Música e Audiovisual da UFPE (L.A.M.A); possui diversos artigos publicados na interseção música e comunicação. Entre os inúmeros livros publicados destacam-se Aumenta Que Isso Aí é Rock and Roll (2003), Heavy Metal com Dendê (2004), Rock Me Like The Devil (2015) e Gêneros Musicais em Ambientações Digitais (2020), além do romance Levedação (2018). Coordenador da equipe UFPE no projeto PROCAD/CAPES.
Título: Territórios afetivos da imagem e do som
Organizadores: Simone Pereira de Sá, Adriana Amaral, Jeder Janotti Jr.
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Formato: PDF
Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader
Modo de acesso: World Wide Web
ISBN 978-65-86963-14-4
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG