Olhares Transversais

Trilhas e desafios do ensino remoto emergencial

Sônia Caldas Pessoa
Phellipy Jácome
(organizadores)

Esse breve relato de experiências de ensino que apresenta vivências de práticas didático-pedagógicas na formação em Jornalismo e em outras áreas se debruça sobre lacunas a preencher, que se tornaram maiores e de urgente solução, com a realidade do distanciamento social imposta pela pandemia da covid-19, que levaram à adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) pela UFMG.

Apresentação: Práticas pedagógicas: trilhas e desafios do Ensino Remoto Emergencial
Sônia Caldas Pessoa, Phellipy Jácome, Nísio Teixeira e Daniel Melo Ribeiro

I. Experiências institucionais

Capítulo 1: O Ensino Remoto Emergencial nos cursos de graduação da UFMG: planejamento coletivo, implementação e avaliação
Benigna Maria de Oliveira, Bruno Otávio Soares Teixeira e Maria José Batista Pinto Flores

Capítulo 2: Participação ativa e construção de modelos e rotinas do trabalho remoto
Bruno P. W. Reis e Thais Porlan de Oliveira

Capítulo 3: “Mas de tudo, terrível, fica um pouco,”
Elton Antunes

Capítulo 4: O Ensino Remoto Emergencial e a Pós-Graduação em Comunicação na UFMG
Bruno Souza Leal e Carlos d’Andréa

Capítulo 5: A experiência do trabalho remoto do NDE integrado dos cursos de graduação de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas
Vanessa Cardozo Brandão e Phellipy Jácome

Capítulo 6: Desafios e impactos do Ensino Remoto Emergencial no cotidiano do Colegiado de Jornalismo
Sônia Caldas Pessoa e Phellipy Jácome

Capítulo 7: O Ensino Remoto Emergencial no curso de Publicidade e Propaganda da UFMG: análise das experiências e desafios de estudantes e professores durante os dois semestres de 2020
Lucianna Furtado, Ana Carolina Vimieiro e Pablo Moreno Fernandes

Capítulo 8: Conquistas e Desafios do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Coordenação dos Cursos de Psicologia e Ciências Sociais
Erika Lourenço e Nina Rosas

II. Experiências pedagógicas

Capítulo 9: Ser bolsista no ERE: planejamento, desafios e experiências
Ana Paula Gondim, Matheus Miguel e Clara Silva

Capítulo 10: “Oi! Gente, alguém sabe sobre isso?”: a experiência dos alunos e representantes de turma com o grupo de repasses do Colegiado de Jornalismo
Bruna de Souza Gomes e Teresa Cristina Silva Pereira

Capítulo 11: “Tem alguém aí?” Um ERE na sala de aula
Carlos Magno Camargos Mendonça

Capítulo 12: Da emergência à permanência: o que fica e o que sai com o ERE?
Camilo Aggio

Capítulo 13
No tempo da delicadeza: experiências de acessibilidades possíveis e hospitalidade
Camila Maciel C. A. Mantovani e Sônia Caldas Pessoa

Capítulo 14
Tornar sensível a mediação digital: um experimento de cocriação decolonial em diálogos com Filosofias Afrodiaspóricas e Ameríndias da imagem
Luciana de Oliveira, Ana Paula Veras Camurça Vieira, Elison Oliveira, Ester Antonieta Santos, Fábio de Carvalho, Frederico Mendes de Carvalho, George Ulysses, Rodrigues De Sousa, Iago Porfírio, Leandro Silva Lopes, Leonardo Mont’Alverne Câmara, Rafael de Amorim Albuquerque e Mello e Washington Luis Santos Oliveira

Capítulo 15: Entre o “Fora” e o “Dentro” da Sala de Aula: relato de experiência de práticas laboratoriais online no ensino da Comunicação
Vanessa Cardozo Brandão

Capítulo 16: Ver junto ou compartilhar a tela? A imagem em movimento nas salas de aula em tempos de pandemia
Eduardo de Jesus

Capítulo 17: Mulheres Não Heterossexuais: articulação de copresença para inclusão de todxs xs estudantes
Joana Ziller

Capítulo 18: Sons da Pandemia: um relato das práticas pedagógicas na disciplina Som e Sentido em tempos de ensino remoto e isolamento social
Graziela Mello Vianna

Capítulo 19: Rádio pandêmico: experiências afetivas no Laboratório de Rádio e Mídias Digitais
Sônia Pessoa, Phellipy Jácome e Jessica Almeida

Capítulo 20
Estamos juntos, de outra forma: a performance da presença como metodologia de ensino-aprendizagem em dimensão remota e afetiva
Juarez Guimarães Dias e Márcio Jorge Alves Cardoso de Melo

Capítulo 21: Experiências temáticas de pesquisa em 283
Projetos C-Jornalismo a partir dos acervos da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional
Nísio Teixeira

Capítulo 22: Como elaborar o projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso
Carlos Alberto de Carvalho

Capítulo 23: Interações comunicativas no contexto do Ensino Remoto Emergencial: desafios e possibilidades
Paula Guimarães Simões

Capítulo 24: Encontros possíveis em meio ao isolamento social: reflexões éticas, políticas e comunicacionais na experiência do ensino remoto
Ângela Cristina Salgueiro Marques

Sobre as autoras e os autores

Sônia Caldas Pessoa é Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/UFMG). Coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Jornalismo (UFMG). Coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades e da Rádio Terceiro Andar, webrádio vinculada ao Departamento de Comunicação Social da UFMG. Autora do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras (UFMG), com estágio doutoral na Université Paris Est-Crèteil: Le Céditec (Centre d’Étude des discours, images, textes, écrits, communication). E-mail: soniacaldaspessoa@gmail.com.

Phellipy Jácome é Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG) na linha de Textualidades Midiáticas. Doutor em Comunicação Social pela UFMG (com estágio doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign, como bolsista Capes-PDSE). É subcoordenador do Curso de graduação em Jornalismo da UFMG. É coordenador do Temporona: Coletivo de Ações em Temporalidades e Narrativas; co-coordenador do Laboratório de Experimentações Sonoras (LES/Fafich/UFMG) e da Rádio Terceiro Andar. é autor do livro “A Constituição moderna do Jornalismo no Brasil” e “Fissuras no espelho realista do Jornalismo: a narratividade crítica de Barcelona”. E-mail: phellipy@ufmg.br

Título: Trilhas e desafios do ensino remoto emergencial

Organizadores: Sônia Caldas Pessoa, Phellipy Jácome

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2022

Edição: 1ª

Páginas: 366

Formato: PDF

ISBN: ISBN 978-65-86963-62-5

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG