Teses e argumentos
Sônia Pessoa,
Ângela Marques,
Carlos Mendonça
(Organizadores)
Escrever hoje nas ciências humanas nos coloca frente a uma dupla impossibilidade. Por um lado, a impossibilidade de não falar do vulnerável, de não ser abalado pelas situações contemporâneas, ainda que reconhecendo a impossibilidade de descrever o todo de uma condição, de querer explicar ou mesmo compreender. Por outro lado, a impossibilidade de falar do vulnerável, sem de uma certa forma falar por elx, sem se colocar num centro que o/a exclua numa periferia, sem subalternizar, reduzir, fixar. Examinaremos algumas possibilidades abertas pela virada afetiva para nos colocarmos em pesquisa, pesquisar frente a rostos, abertos ao estranho e ao estrageiro, sensíveis ao frágil, numa postura modesta pronta para acolher, considerar e aprender pela escuta e pelo encontro. Em primeiro lugar, interrogaremos-nos sobre as possibilidades de uma escrita-performance: motivada e guiada por afetos, escrita-movimento, escrita-tremor, escrita feminina, escrita menor, preocupada com a sua ética e com a sua política. O que pode dizer uma escrita que se tenta fora do falogocentrismo, qual é a sua voz, a sua carne, o seu rosto, qual lugar e autoridade para seus autores, que efeitos sobre seus leitores?
Jean-Luc Moriceau
Apresentação
Sônia Caldas Pessoa, Ângela Salgueiro Marques e Carlos Magno Camargos Mendonça
Capítulo 1
Escritura e afetos
Jean-Luc Moriceau
Capítulo 2
Corpos, ontologias e políticas: argumentos na pesquisa afetiva
Carlos M. C. Mendonça
Capítulo 3
Inquietações que nos movem: argumento e polifonia em pesquisa de dimensão afetiva
Sônia Caldas Pessoa
Capítulo 4
O enigma do outro: contribuições do pensamento de Emmanuel Lévinas para a pesquisa com afetos
Ângela Marques, Luis Mauro Sá Martino, Jean-Luc Moriceau, Frederico Vieira e Elisa Hernandez
Capítulo 5
Cartografias afetivas: mapeamentos da experiência do corpo no espaço
Daniel Melo Ribeiro
Capítulo 6
Mobilidades e afetos: movimentos que transformam a pesquisa
Camila Alves Mantovani e Fatine Oliveira
Capítulo 7
A potência do encontro: corpos em movimento, corpos em argumento
Jude Civil, Mariana Silva, Matheus Salvino, Stephanie Boaventura e Sônia Caldas Pessoa
Capítulo 8
Tomar a palavra, ricos de uma voz pobre
Isabela Paes e Jean-Luc Moriceau
Capítulo 9
Fetiche: sim ou não? Trajetória afetiva de uma problematização sapatão
Joana Ziller, Gab Lamounier, Dayane Barretos, Lídia de Paula, Isadora Fachardo, Leíner Hoki
Capítulo 10
Da semente ao fruto: a pesquisa como transformação reiterada
Stephanie Boaventura
Capítulo 11
Testemunhos e memórias – O que houve com Lúcia quando ela nasceu? Experiências com o documentário
Reminiscências e Afetos
Valéria Raimundo e Thiago Rosado
Sobre as autoras e os autores
ÂNGELA CRISTINA SALGUEIRO MARQUES é Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. É Doutora e Mestra em Comunicação Social pela UFMG. Integra os grupos de pesquisa MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG); Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (DIZ, UFV); Grupo de Pesquisa Corpo, imagem e sociabilidade (UTP) e Teorias e Processos da Comunicação (Faculdade Cásper Líbero). É co-autora dos livros Apelos solidários (Intermeios, 2017), escrito com Angie Biondi; Diálogos e Dissidências: M. Foucault e J. Rancière (Appris, 2018), com Marco Aurélio Máximo Prado; e Ética, Mídia e Comunicação (Summus, 2018), com Luis Mauro Sá Martino. É organizadora do livro Vulnerabilidades, justiça e resistências nas interações comunicativas (SELO PPGCOM, 2018).
SÔNIA CALDAS PESSOA é Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG). Coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades e da Rádio Terceiro Andar, webrádio vinculada ao Departamento de Comunicação Social da UFMG. Autora do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras (UFMG), com estágio doutoral na Université Paris Est-Crèteil: Le Céditec (Centre d’Étude des discours, images, textes, écrits, communication). E-mail: soniacaldaspessoa@gmail.com
CARLOS MAGNO CAMARGOS MENDONÇA é Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich/UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático experiência Comunicacional (UFMG). Integrou o Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG, o Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Pós-Doutor em Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As pesquisas desenvolvidas abordam: gênero, performance, experiência estética, corpo, homossexualidade masculina e propaganda. Email: macomendonca@gmail.com.
Título: Afetos: teses e argumentos
Organizadores: Sônia Caldas Pessoa, Ângela Salgueiro Marques, Carlos Magno Camargos Mendonça
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Ano de publicação: 2021
Edição: 1ª
Páginas: 205
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-28-1
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG