Vera Veiga França
Evelyne Cohen
Itania M. M. Gomes
Esta obra apresenta parte dos resultados de uma interlocução que vem se desenvolvendo desde 2015 entre professores/as brasileiros e franceses, no âmbito de um projeto de cooperação científica aprovado pelo Centre National de la Recherche Scientifique/CNRS, na França, através do Projet Institucional de Cooperátion Scientifique PICS 06714 – Patrimoines-Images- Médias-Identités (PIMI). O projeto PICS/PIMI tem por objetivos encorajar as políticas de arquivamento do acervo audiovisual e o desenvolvimento de intercâmbios sobre as ferramentas e métodos para sua análise. A análise do panorama audiovisual dos dois países se faz em uma abordagem comparativa e através de três eixos centrais: 1. Do arquivo audiovisual à sua constituição em patrimônio; 2. Programas de televisão e gêneros midiáticos comparados; 3. Estudo das formas televisuais de narrativa e de mise en scène do testemunho. Este livro reúne trabalhos em torno do segundo eixo, apresentados no IV Seminário Internacional do PICS/PIMI, sob o tema Identidades e Gêneros Midiáticos, realizado em Belo Horizonte.
Introdução
Parte 1 – Gêneros televisivos e entretenimento na televisão
Produção televisual: entre subgêneros, formatos e tons
Quando tudo se torna entretenimento na TV: leitura dos programas Vivement Dimanche e Programa Sílvio Santos
Matrizes e matizes do talk show no Brasil
Parte 2 – O popular e melodramático na televisão brasileira e latino-americana
Telejornalismo, testemunhos e histórias de vida: o trágico e o melodramático na cobertura brasileira
Cidade Alerta: o popular no telejornal brasileiro
“Ele é o atraso e você a modernidade”: experiências anacrônicas da modernidade latino-americana na televisualidade brasileira, o caso da telenovela Duas Caras
Da radionovela à telenovela: a novela como parte da tessitura social e da cultura popular urbana no Brasil e na América Latina
Parte 3 – Estratégias de publicidade e visibilidades na televisão
Gênero promocional na televisão brasileira: o caso dos Jogos Olímpicos
Vender a televisão a partir dos Jogos Olímpicos: uma análise comparada entre France Télévisions e Canal Plus
O amor venceu a ambição: a telenovela como obra work in progress e as estratégias de publicidade da Rede Globo para o recall de espectadores de Babilônia
Parte 4 – Identidades nas redes digitais e outras mídias
Identidade religiosa e tradição: o sentido de família construído por Marco Feliciano em sua página no Facebook
A relação celebridades e seguidores: Pugliesi e a noção de fama no Instagram
Arquivos web, uma fonte para a história das mediações da memória
Canções do rádio como memória de uma época: o caso da Segunda Guerra Mundial no Brasil
Cordel como gênero midiático: identidades nordestinas na poesia de folhetos
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG; fundadora e pesquisadora do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG). Atua nas áreas de Teorias da Comunicação, Comunicação e Cultura Midiática, Metodologia de Pesquisa em Comunicação. Tem desenvolvido e orientado projetos em torno dos processos interativos midiáticos, com ênfase na televisão; na relação popular/midiático; na análise de acontecimentos e celebridades.
Professora da École Nationale des Sciences de l’Information et des Bibliothèques (França), integrante do Laboratoire de Recherches Historique Rhône-Alpes (LARHRA), da Equipe ISOR (Université Paris 1) e secretária da Association pour le développement de l’histoire culturelle. Desenvolve pesquisas sobre a história da televisão francesa.
Professora titular da Universidade Federal da Bahia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Coordena o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (Tracc) e coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (UFBA) entre 2002 e 2016. É pesquisadora na área de Comunicação, com ênfase em Cultural Studies, Comunicação Audiovisual, Televisão, Telejornalismo, Estudos de Recepção, Teorias da Comunicação e Teorias do Jornalismo.
Título: Gêneros midiáticos e identidades
Organizadoras: Vera Veiga França, Evelyne Cohen e Itania Maria Mota Gomes
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2017
Edição: 1ª
Número de páginas: 305
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-96-4
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG