Textualidades, gêneros e sexualidades em estudos em Comunicação
Juliana Soares
Vanessa Costa Trindade
Felipe Viero Kolinski
Este livro reúne estudos de caso e reflexões teórico-conceituais que nasceram de investigações desenvolvidas por pesquisadores dos núcleos de estudos Tramas Comunicacionais e Neepec, inseridos na linha de pesquisa Textualidades Mediáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. As pesquisas aqui reunidas têm como objeto emergências de questões de gênero a partir de diferentes mídias e processos comunicacionais (revistas, jornais impressos, cordel, telejornais, filmes, aplicativos, redes sociais, entre outros) , buscando desenvolver e revisar criticamente diferentes perspectivas discussões teórico-metodológicas implicadas.
Apresentação
Abertura: Heteronormatividade: breves apontamentos sobre a força das leis, das normas e das regras nos processos de assujeitamento
PRIMEIRA SEÇÃO – DAR-SE A VER: MODOS DE EXPRESSÃO E DE VISIBILIDADE
1. Imagens que transitam: uma incursão pela exposição Elas, madalenas
2. Discretos e sigilosos: regimes de invisibilidade no Grindr e o reforço da masculinidade hegemônica
3. Quais homens podem existir? Masculinidades em Junior e em Men’s Health Portugal
4. Vende-se um pau: autoficção, performance e masculinidade na publicidade de si em aplicativos de postagens efêmeras
5. Gêneros em tensão?: o ‘novo homem’, a mulher e a heterossexualidade compulsória nas páginas da Men’s Health
6. Reflexões sobre o protagonismo trans no cinema: quando reafirma, quando subverte e quando desconstrói estereótipos
7. Modos de ser mulher nas capas da revista Tpm
SEGUNDA SEÇÃO – O USO VERTICAL DA FORÇA NAS ESTRUTURAS DE PODER
8. “Ela merecia mesmo viver?”: Reflexões sobre o gesto de querer saber jornalístico ao construir suas narrativas sobre assassinatos de mulheres
9. “Não ver ou não querer ver? Uma aproximação à cobertura sobre gênero em telejornais locais de Minas Gerais
10. Homofobia e vulnerabilidade: testemunhos midiáticos da violência contra travestis e transexuais
11. Feminismo negro e poesia de cordel de Jarid Arraes
12. O feminismo revolucionário além das redes
Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, na linha Textualidades Mediáticas, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto de Carvalho. É mestre em Comunicação Social e especialista em Processos Comunicativos e
Dispositivos Midiáticos pela mesma instituição. Pesquisa textualidades, relações de gênero e masculinidades. Integrante do núcleo de estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência e pesquisadora associada à pesquisa “Narrativas de um problema cotidiano: violência de gênero e testemunho jornalístico”.
Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e mestre em Comunicação Social pela mesma universidade (2012). É bolsista da Capes e integra o Grupo de Pesquisa em Historicidades das Formas Comunicacionais (ex-press) e o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação jornalismo – também pela UFMG (2008).
É bolsista de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e professor substituto do curso de jornalismo da UFOP. É doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos e jornalista pela UFSM. Em suas pesquisas interessa-se, principalmente, pela mobilização e pela produção de sentidos sobre geração, gênero e sexualidade nas mídias e no jornalismo.
Título: Dar-se a ver: textualidades, gêneros e sexualidades em estudos da Comunicação
Organizadores: Juliana Soares Gonçalves, Vanessa Costa Trindade e Felipe Viero Kolinski Machado
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2018
Edição: 1ª
Número de páginas: 235
Formato: PDF
ISBN: 978-85-54944-13-1
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