Olhares Transversais

Dar-se a ver

Textualidades, gêneros e sexualidades em estudos em Comunicação

Juliana Soares
Vanessa Costa Trindade
Felipe Viero Kolinski

Este livro reúne estudos de caso e reflexões teórico-conceituais que nasceram de investigações desenvolvidas por pesquisadores dos núcleos de estudos Tramas Comunicacionais e Neepec, inseridos na linha de pesquisa Textualidades Mediáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da  Universidade Federal de Minas Gerais. As pesquisas aqui reunidas têm como objeto emergências de questões de gênero a partir de diferentes mídias e processos comunicacionais (revistas, jornais impressos, cordel, telejornais, filmes, aplicativos, redes sociais, entre outros) , buscando desenvolver e revisar criticamente diferentes perspectivas discussões teórico-metodológicas implicadas.

Apresentação

Juliana Soares Gonçalves,Vanessa Costa Trindade, Felipe Viero Kolinski Machado

Abertura: Heteronormatividade: breves apontamentos sobre a força das leis, das normas e das regras nos processos de assujeitamento

Carlos Magno Camargos Mendonça

 

PRIMEIRA SEÇÃO – DAR-SE A VER: MODOS DE EXPRESSÃO E DE VISIBILIDADE

1. Imagens que transitam: uma incursão pela exposição Elas, madalenas

José Henrique Pires Azevêdo, Anna Alice Nogueira, Patricia Prates

2. Discretos e sigilosos: regimes de invisibilidade no Grindr e o reforço da masculinidade hegemônica

Ettore Stefani de Medeiros, Mauro Sérgio Francisco da Silva

3. Quais homens podem existir? Masculinidades em Junior e em Men’s Health Portugal

Felipe Viero Kolinski Machado

4. Vende-se um pau: autoficção, performance e masculinidade na publicidade de si em aplicativos de postagens efêmeras

Juarez Guimarães Dias

5. Gêneros em tensão?: o ‘novo homem’, a mulher e a heterossexualidade compulsória nas páginas da Men’s Health

Juliana Soares Gonçalves

6. Reflexões sobre o protagonismo trans no cinema: quando reafirma, quando subverte e quando desconstrói estereótipos

Talita Iasmin Soares Aquino

7.  Modos de ser mulher nas capas da revista Tpm

Vanessa Costa Trindade

 

SEGUNDA SEÇÃO – O USO VERTICAL DA FORÇA NAS ESTRUTURAS DE PODER

8. “Ela merecia mesmo viver?”: Reflexões sobre o gesto de querer saber jornalístico ao construir suas narrativas sobre assassinatos de mulheres

Bárbara Caldeira

9. “Não ver ou não querer ver? Uma aproximação à cobertura sobre gênero em telejornais locais de Minas Gerais

Bruno Souza Leal, José Tarcísio Oliveira Filho

10. Homofobia e vulnerabilidade: testemunhos midiáticos da violência contra travestis e transexuais

Carlos Alberto de Carvalho, Leandro Lage, Elias Serejo

11. Feminismo negro e poesia de cordel de Jarid Arraes

Maria Gislene Fonseca, Letícia Oliveira

12.  O feminismo revolucionário além das redes

Stephanie de Sousa

Juliana Soares Gonçalves

Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, na linha Textualidades Mediáticas, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto de Carvalho. É mestre em Comunicação Social e especialista em Processos Comunicativos e
Dispositivos Midiáticos pela mesma instituição. Pesquisa textualidades, relações de gênero e masculinidades. Integrante do núcleo de estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência e pesquisadora associada à pesquisa “Narrativas de um problema cotidiano: violência de gênero e testemunho jornalístico”.

Vanessa Costa Trindade

Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e mestre em Comunicação Social pela mesma universidade (2012). É bolsista da Capes e integra o Grupo de Pesquisa em Historicidades das Formas Comunicacionais (ex-press) e o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação jornalismo – também pela UFMG (2008).

Felipe Viero Kolinski Machado

É bolsista de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e professor substituto do curso de jornalismo da UFOP. É doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos e jornalista pela UFSM. Em suas pesquisas interessa-se, principalmente, pela mobilização e pela produção de sentidos sobre geração, gênero e sexualidade nas mídias e no jornalismo.

Título: Dar-se a ver: textualidades, gêneros e sexualidades em estudos da Comunicação

Organizadores: Juliana Soares Gonçalves, Vanessa Costa Trindade e Felipe Viero Kolinski Machado

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2018

Edição: 1ª

Número de páginas: 235

Formato: PDF

ISBN: 978-85-54944-13-1

Palavras-chave: gênero;textualidade;sexualidade;

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