Olhares Transversais

Cartografias do comunicacional e subjetividades

Tiago Barcelos Pereira Salgado
Maria Ângela Mattos

Este livro é resultado de uma produção acadêmica coletiva interinstitucional, composta por uma rede de docentes e discentes interessados nas questões epistemológicas e discursivas no campo da Comunicação. Desde 2013, com a realização do Seminário “Teorias da Comunicação: Caminhos da Pesquisa em Comunicação no Brasil”, os/as pesquisadores/as estreitam os vínculos de troca com base nos afetos e nas afinidades identificadas em diálogos críticos sobre as pesquisas individuais e coletivas. Cartografar um campo, como o comunicacional, portanto, implica articular planos ontológicos, epistemológicos e metodológicos por meio da feitura de vários mapas, pois apenas um é incapaz de apresentar o território em suas diversas particularidades. Por isso, compor vários atlas é uma maneira adequada de fazer ver o campo em suas múltiplas facetas, tendo em vista a sua dinamicidade, movência e mutabilidade histórica, como ressaltam o método proposto por Aby Warburg em seu atlas Mnemosyne (MICHAUD, 2013) e a proposta da cartografia de controvérsias, sistematiza por Tommaso Venturini (2012). A diversidade e a complexidade dos fenômenos comunicacionais analisados nesta publicação evidenciam não apenas a necessidade da ampliação e fortalecimento da interlocução entre os/as pesquisadores/as da área, mas também e, sobretudo, a importância da produção de conhecimentos em Comunicação em suas dimensões teórica, epistemológica e metodológica, com o intuito de explorar a cartografia como um método de pesquisa instigante e profícuo.

Prefácio
Ângela Cristina Salgueiro Marques

Apresentação
Cartografias do comunicacional
Tiago Barcelos Pereira Salgado
Maria Ângela Mattos

I. Investigações do método comunicacional: cartografias, experiências e subjetividades

Capítulo 1
Experimentações cartográficas do comunicacional: desterritorializando e reterritorializando o método
Nísia Martins do Rosário

Capítulo 2
A subjetividade de pesquisadores no processo de investigação comunicacional: memórias e experiências com sujeitos da pesquisa
Mônica Rebecca Ferrari Nunes

Capítulo 3
O olhar cartográfico de Walter Benjamin: apontamentos para um método de pesquisa
Daniel Melo Ribeiro

II. Fabulações e imaginários

Capítulo 4
A fabulação de si como prática de resistência em tempos de pós-verdade
Letícia Castro Simões

Capítulo 5
Fabulações de imagens de pessoas negras retratadas em produções cinematográficas
Beatriz Drosdrocky Gonçalves

Capítulo 6
Existências mínimas: imaginários sobre corpos gordos nas redes sociais online na pandemia de Covid-19
Gabriele de Matos Paiva
Bruna Souza Gomes
Sônia Caldas Pessoa

III. Renegociações do presente: conflitos e catástrofes

Capítulo 7
Morte e vida sob barragens: uma investigação sobre luto público, antropoceno e catástrofe
Caio Dayrell Santos

Capítulo 8
Traços da cultura do encontro e da cultura do ódio na religião midiatizada no contexto da pandemia de Covid-19
Leandro Pinheiro Leal

Capítulo 9
O pesquisador no centro das operações: a montagem das cenas de negociação e conflito diante do Carnaval
de Belo Horizonte de 2019
Amanda dos Santos Rodrigues

Capítulo 10
Vendendo livros no Instagram: pequenas livrarias de portas fechadas e novas reconfigurações de comunicação em um cenário de pandemia
Dora Carvalho

IV. Espraiamentos midiáticos

Capítulo 11
Breve introdução aos Estudos Alemães de Mídia
Márcio Telles

Capítulo 12
Mídia alternativa em Cuba: sintomas de uma sociedade que se emancipa
Alexei Padilla Herrera

Capítulo 13
O microflanar como desvio intersticial: liminaridades e experiência estética no diálogo do jogador-flâneur
com ambientes de jogos locativos e de mundo aberto
Iuri Cordeiro
Ângela Cristina Salgueiro Marques

Capítulo 14
O êxito da telenovela na sociedade fragmentada: transformações e permanências do gênero na contemporaneidade conectada
Anderson Phillipi Perri

Capítulo 15
A responsabilidade social das marcas na publicidade: o processo criativo de campanhas publicitárias
Carolina Tonussi Silva

Posfácio
A crítica metodológica na pesquisa em Comunicação
Luís Mauro Sá Martino

Tiago Barcelos Pereira Salgado é docente de cursos de graduação em Comunicação em Belo Horizonte, doutor e mestre em comunicação pela UFMG, pesquisador associado ao grupo de pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces (CCI/ CNPq) e ao R-EST UFMG.

Maria Ângela Mattos é professora da área de Comunicação, com passagem pelos cursos de graduação e pós-graduação da PUC Minas. Doutora em Comunicação pela UFRJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces (CCI/CNPq). Integra a rede de pesquisa interinstitucional com os grupos MediaAção (NucCon/UFMG) e ConJor (UFOP).

Título: Cartografias do Comunicacional e Subjetividades

Organizadores: Tiago Barcelos Pereira Salgado, Maria Ângela Mattos

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2022

Edição: 1ª

Páginas: 344

Formato: PDF

ISBN: ISBN 978-65-86963-21-2

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG