Helen Pinto de Britto Fontes
Neste livro, a autora discute o fenômeno que nomeia como “desjuvenilização” do rádio, enfocando estratégias de algumas emissoras cariocas endereçadas ao público jovem, debruçando-se sobre registros da programação de Mix e Mood e realizando entrevistas com gestores, produtores, locutores e jornalistas. No percurso da pesquisa da tese que originou a publicação, discute o próprio conceito de “juventude” e a controversa ideia de “geração”, traçando uma historiografia do rádio jovem no Rio de Janeiro e oferece um panorama das ações dessas emissoras para tentar ampliar sua audiência, como o investimento em mídias sociais, promoções e eventos e a construção de uma identidade sonora dinâmica, endereçada ao segmento. Trata-se de uma crítica fina, amparada por dados de mercado e uma rigorosa revisão bibliográfica, que atribui um valor inédito às rádios jovens, historicamente negligenciadas nas pesquisas sobre o meio.
Agradecimentos
Prefácio
Marcelo Kischinhevsky
Introdução
Capítulo 1
‘O jovem no brasil não é levado a sério’: rádio e juventudes
Capítulo 2
‘Hello, crazy people’: o mercado de rádio jovem no Rio de Janeiro
Capítulo 3
‘Somos tão jovens’: as novas estratégias do rádio
Capítulo 4
‘Eu hoje vou me dar bem’: a importância dos eventos na construção de vínculos
Capítulo 5
No ar: a programação sonora
Capítulo 6
Emissoras em conexão: o ambiente on line
Capítulo 7
Fragmentos de uma programação em análise
Considerações finais
Referências
Helen Pinto de Britto Fontes é doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio
de Janeiro e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora universitária, há mais de 20 anos, em instituições públicas e privadas. Atualmente, professora adjunta do Departamento de Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense. Jornalista e Radialista com experiência em emissoras de rádio, TV, jornais impressos e assessorias de imprensa e de comunicação, nos setores público e privado. Coautora de capítulos publicados nos livros: “Jornalismo-laboratório: impressos” e “Jornalismo-laboratório: rádio”, organizados por Demetrio de Azeredo Soster e Mirna Tonus, editados pela Edunisc. Coautora do capítulo “Rio de Janeiro” no livro “Migração do rádio AM para o FM”, organizado por Nair Prata e Nélia R. Del Bianco, editado pela Insular.
Título: Rádios jovens em disputa pela audiência
Autoria: Helen Pinto de Britto Fontes
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 280
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-87-8
Como citar (ABNT 2):
FONTES, Helen. Rádios jovens em disputa pela audiência. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2023, 280 p.
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG