Ângela Marques
Luís Mauro Sá Martino
Grande parte da reflexão teórica sobre a ética no campo da Comunicação concentra-se em estudos a respeito de princípios deontológicos que regem as práticas dos profissionais de comunicação. São constantes objetos de investigação o funcionamento estratégico dos dispositivos midiáticos e a performance desempenhada por seus profissionais diante do constrangimento imposto pelos poderes associados ao Mercado e ao Estado.
O livro é dirigido a estudantes, professores e pesquisadores da Comunicação em suas várias instâncias, podendo ser usado desde a graduação, nas disciplinas de Ética e/ou Legislação, até como fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos de pós-graduação na medida em que não está pautado na defesa deste ou daquele ponto de vista, mas pensa a ética como um tema interdisciplinar, pautado não pela autoridade, mas pelo diálogo.
Prefácio
Introdução
PARTE I – ÉTICA, MORAL E COMUNICAÇÃO
PARTE II – ÉTICA, PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES E ESFERA PÚBLICA
6. Passagens entre os conceitos de “campo da comunicação” e “esfera pública”
7. O discurso da ética no campo jornalístico
8. Reconfigurações da noção de objetividade no jornalismo
9. Ficção e política: ética e moral no melodrama
PARTE III – ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA
10. Cenas de dissenso e estética da política
11. Políticas nas imagens, imagens políticas: uma ética do olhar
12. Práticas de resistência e códigos ocultos
13. Seis desafios éticos na Comunicação
Professora associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra os grupos de pesquisa: MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG) e Teorias e Processos da Comunicação (Faculdade Cásper Líbero). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), da qual foi vice-presidente entre 2014 e 2016. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos, com destaque para práticas sociais e processos deliberativos.
Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, onde leciona na Graduação em Jornalismo e foi editor da Revista Líbero. Leciona também no curso de Música da Faculdade Cantareira. Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, para estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação; de outro, à compreensão das relações entre Mídia, Política e Religião.
Título: Mídia, ética e esfera pública
Organizadores: Ângela Cristina Salgueiro Marques e Luís Mauro Sá Martino
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2016
Edição: 1ª
Número de páginas: 304
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-84-1
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