Rose de Melo Rocha
Thiago Rizan
(Organizadores)
O livro apresenta instigantes reflexões a respeito da persona midiática de Walter Mercado no vasto e multidisciplinar campo da Comunicação. Os capítulos são compostos por trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e internacionais derivados de palestras e comunicações apresentadas no Simpósio Internacional Mucho, Mucho Amor: a complexidade midiática de Walter Mercado, realizado de forma remota em 2021 e promovido pelo grupo de pesquisa CNPq Juvenália no âmbito do PPGCOM ESPM de São Paulo.
O esforço coletivo reunido nesta coletânea caminha em direção à composição de uma constelação cartográfica de Mercado enquanto um fenômeno midiático latino-americano complexo e plural, que atravessa diferentes décadas e distintos contextos socioculturais e comunicacionais.
Prefácio
Um pajé loiro descerá de uma estrela colorida e brilhante
Thiago Soares
Apresentação
Rose de Melo Rocha e Thiago Rizan
Capítulo 1
A complexidade performática da visibilidade de Walter Mercado
Rose de Melo Rocha e Thiago Rizan
Capítulo 2
Imaginário midiático e a poética de Walter Mercado: dubiedade, mística e positividade
Florence Dravet
Capítulo 3
Walter Mercado y el monstruo popular
José Fernando Serrano-Amaya
Capítulo 4
De Walter Mercado às bruxonas do Instagram: religiosidade do self, autoajuda mística e astrologia psicológica
Mayka Castellano
Capítulo 5
Envelhecimento e temporalidade queer em Walter Mercado
Mariana Lins
Capítulo 6
Reflexões sobre consumo de astrologia e racionalidade a partir do documentário Mucho, Mucho Amor: The Legend of Walter Mercado
Fernando Gonzalez
Capítulo 7
Nas linhas de um devir-astrológico: o currículo-performance de Walter Mercado
Alcidesio Oliveira da Silva Júnior
Capítulo 8
I’m just Walter Mercado: iconofagia e iconoclastia como epistemologia performática ruminante em Walter Mercado
Gabriela Claveston Gelain e Daniel Zacariotti
Capítulo 9
Entre arquétipos e arcanos: a jornada da personagem Walter Mercado pelo documentário da Netflix
Juarez Guimarães Días
Capítulo 10
Que amor era, que amor é, amor será? Constelações de fragmentos de narrativas em uma análise entre Walter Mercado e Danza Medicina
Milene Migliano
Capítulo 11
Walter Mercado, um apresentador de televisão
Rafael Barbosa Fialho Martins
Capítulo 12
De Walter Mercado a Vítor DiCastro: memória astrológica audiovisual
Fernanda Elouise Budag
Capítulo 13
Mercúrio retrógrado dá bug nos stories: uma discussão acerca das narrativas sobre astrologia no Instagram
Nathalie Hornhardt
Sobre as autoras e os autores
Rose de Melo Rocha
Professora titular do PPGCOM ESPM, doutora em Ciências da Comunicação (USP) com estágio pós-doutoral em Antropologia (PUC-SP) e em Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO), coordenadora do GP CNPq Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo. rlmrocha@uol.com.br
Thiago Rizan
Doutorando e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM, bolsista CAPES), especialista em Jornalismo Cultural (PUC-SP) e pesquisador do GP CNPq Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo. thiago.rizan@gmail.com
Título: A complexidade midiática de Walter Mercado
Organizadores: Rose de Melo Rocha e Thiago Rizan
Editora: Fafich/ Selo Editorial PPGCOM/UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 310
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-68-7
Como citar (ABNT 2): ROCHA, Rose de Melo; RIZAN, Thiago (Orgs.). A complexidade midiática de Walter Mercado. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2023, 310p.
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG