Dissertação

A sonoridade no cinema moderno brasileiro

Francisco José Pereira da Costa Júnior

O livro aborda duas vertentes cinematográficas brasileiras: o Cinema Novo e o Cinema Marginal. Seu objetivo é investigar as bandas sonoras das duas manifestações cinematográficas, com análises de produções compreendidas entre os anos de 1968 e 1972, levantando a problemática do som como elemento central na distância estética entre as duas cinematografias. Será no som dos filmes onde mais se evidencia a grande diferenciação estética entre o Cinema Novo e o Cinema Marginal? Essa pergunta é o guia que orienta a obra, somada a um conjunto de hipóteses onde a técnica e a estética caminham lado a lado para que se chegue a um resultado final. Nesse sentido, o autor argumenta que o elemento som exerce forte influência no cinema moderno brasileiro ao ponto da concepção sonora ser reflexo consequente da ruptura entre o Cinema Novo e Cinema Marginal.

Prefácio
José Cláudio S. Castanheira

Introdução

Capítulo 1
Cinema Novo e Cinema Marginal: o Brasil e os modernismos radicalizados

Capítulo 2
Como soam as vozes no Cinema Novo e no Cinema Marginal

Capítulo 3
Ruídos de sala, sons ambientes e efeitos sonoros

Capítulo 4
A música nas trilhas do Cinema Novo e do Cinema Marginal

Capítulo 5
Entrevistas Sonoras

Considerações finais

Referências

Anexos

Francisco José Pereira da Costa Júnior é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, mestre em Cinema e Audiovisual pelo PPGCine da Universidade Federal Fluminense – UFF, pesquisador nos estudos de som, técnico de som direto de cinema e operador de áudio de televisão. Assina seus trabalhos artísticos com o primeiro nome oficial e um apelido: Francisco Bragança.

Título: A sonoridade no cinema moderno brasileiro
Autoria: Francisco José Pereira da Costa Júnior
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 182
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-88-5
Como citar (ABNT 2):
COSTA JÚNIOR, Francisco José Pereira da. A sonoridade no cinema moderno brasileiro. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2023, 182 p.

Palavras-chave: cinema;comunicação;Sonoridade;

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG