Olhares Transversais

Afetos

Teses e argumentos

Sônia Pessoa,
Ângela Marques,
Carlos Mendonça
(Organizadores)

Compartilhe:

Escrever hoje nas ciências humanas nos coloca frente a uma dupla impossibilidade. Por um lado, a impossibilidade de não falar do vulnerável, de não ser abalado pelas situações contemporâneas, ainda que reconhecendo a impossibilidade de descrever o todo de uma condição, de querer explicar ou mesmo compreender. Por outro lado, a impossibilidade de falar do vulnerável, sem de uma certa forma falar por elx, sem se colocar num centro que o/a exclua numa periferia, sem subalternizar, reduzir, fixar. Examinaremos algumas possibilidades abertas pela virada afetiva para nos colocarmos em pesquisa, pesquisar frente a rostos, abertos ao estranho e ao estrageiro, sensíveis ao frágil, numa postura modesta pronta para acolher, considerar e aprender pela escuta e pelo encontro. Em primeiro lugar, interrogaremos-nos sobre as possibilidades de uma escrita-performance: motivada e guiada por afetos, escrita-movimento, escrita-tremor, escrita feminina, escrita menor, preocupada com a sua ética e com a sua política. O que pode dizer uma escrita que se tenta fora do falogocentrismo, qual é a sua voz, a sua carne, o seu rosto, qual lugar e autoridade para seus autores, que efeitos sobre seus leitores?

Jean-Luc Moriceau

ÂNGELA CRISTINA SALGUEIRO MARQUES é Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. É Doutora e Mestra em Comunicação Social pela UFMG. Integra os grupos de pesquisa MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG); Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (DIZ, UFV); Grupo de Pesquisa Corpo, imagem e sociabilidade (UTP) e Teorias e Processos da Comunicação (Faculdade Cásper Líbero). É co-autora dos livros Apelos solidários (Intermeios, 2017), escrito com Angie Biondi; Diálogos e Dissidências: M. Foucault e J. Rancière (Appris, 2018), com Marco Aurélio Máximo Prado; e Ética, Mídia e Comunicação (Summus, 2018), com Luis Mauro Sá Martino. É organizadora do livro Vulnerabilidades, justiça e resistências nas interações comunicativas (SELO PPGCOM, 2018).

SÔNIA CALDAS PESSOA é Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG). Coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades e da Rádio Terceiro Andar, webrádio vinculada ao Departamento de Comunicação Social da UFMG. Autora do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras (UFMG), com estágio doutoral na Université Paris Est-Crèteil: Le Céditec (Centre d’Étude des discours, images, textes, écrits, communication). E-mail: soniacaldaspessoa@gmail.com

CARLOS MAGNO CAMARGOS MENDONÇA é Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich/UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático experiência Comunicacional (UFMG). Integrou o Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG, o Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Pós-Doutor em Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As pesquisas desenvolvidas abordam: gênero, performance, experiência estética, corpo, homossexualidade masculina e propaganda. Email: macomendonca@gmail.com.

Título: Afetos: teses e argumentos

Organizadores: Sônia Caldas Pessoa, Ângela Salgueiro Marques, Carlos Magno Camargos Mendonça

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021

Edição:

Páginas: 205

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-28-1

Apresentação
Sônia Caldas Pessoa, Ângela Salgueiro Marques e Carlos Magno Camargos Mendonça

Capítulo 1
Escritura e afetos
Jean-Luc Moriceau

Capítulo 2
Corpos, ontologias e políticas: argumentos na pesquisa afetiva
Carlos M. C. Mendonça

Capítulo 3
Inquietações que nos movem: argumento e polifonia em pesquisa de dimensão afetiva
Sônia Caldas Pessoa

Capítulo 4
O enigma do outro: contribuições do pensamento de Emmanuel Lévinas para a pesquisa com afetos
Ângela Marques, Luis Mauro Sá Martino, Jean-Luc Moriceau, Frederico Vieira e Elisa Hernandez

Capítulo 5
Cartografias afetivas: mapeamentos da experiência do corpo no espaço
Daniel Melo Ribeiro

Capítulo 6
Mobilidades e afetos: movimentos que transformam a pesquisa
Camila Alves Mantovani e Fatine Oliveira

Capítulo 7
A potência do encontro: corpos em movimento, corpos em argumento
Jude Civil, Mariana Silva, Matheus Salvino, Stephanie Boaventura e Sônia Caldas Pessoa

Capítulo 8
Tomar a palavra, ricos de uma voz pobre
Isabela Paes e Jean-Luc Moriceau

Capítulo 9
Fetiche: sim ou não? Trajetória afetiva de uma problematização sapatão
Joana Ziller, Gab Lamounier, Dayane Barretos, Lídia de Paula, Isadora Fachardo, Leíner Hoki

Capítulo 10
Da semente ao fruto: a pesquisa como transformação reiterada
Stephanie Boaventura

Capítulo 11
Testemunhos e memórias – O que houve com Lúcia quando ela nasceu? Experiências com o documentário
Reminiscências e Afetos
Valéria Raimundo e Thiago Rosado

Sobre as autoras e os autores

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022