Pistas metodológicas
Carlos Mendonça
Eduardo Duarte
Jorge Cardoso Filho
Este livro nasce de uma iniciativa dos participantes e coordenadores do GT Comunicação e Experiência Estética, da Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Comunicação (COMPÓS), cuja exploração investigativa teve início em 2010. O grupo explora a interseção entre os fenômenos comunicacionais e as teorias estéticas, contribuindo para a reflexão e a crítica de manifestações expressivas da cultura contemporânea, tanto em trabalhos teóricos quanto analítico e compreendendo as questões vinculadas à dimensão estética dos processos comunicacionais. Então o que interessa, neste livro, é mostrar um pouco do que fizemos, por onde trilhamos, o que amadurecemos para o campo da comunicação nesses anos de pesquisa. A construção desse espaço de reflexão foi sendo elaborada em simpósios, seminários e encontros nos quais os pesquisadores gestaram o interesse de pensar o lugar da estética como um território de experiências, logo um território do pathos da representação social dos produtos comunicacionais. Dessa forma, todo sentido produzido nas mediações é visto como compostos de intensidades inomináveis que assumem a força de expressão do que aprendemos a nomear como experiências estéticas. Assim surgiu o GT na COMPÓS, criando a possibilidade de pensar a experiência estética como um problema a ser dimensionado no campo comunicacional.
Apresentação
Prefácio: As bordas entre a comunicação e a experiência estética
A experiência estética e as condições para um método
Uma matriz comunicacional da sensibilidade
Grounded Theory construtivista: Procedimentos e técnicas para construir teorias substantivas que alcancem as sensibilidades da experiência estética dos processos comunicacionais
Afetos e experiência estética: uma abordagem possível
Intersubjetividade, comunicação e sensibilidades
Materialidades e tecnologias da comunicação: um falso início para o que há de comunicacional na experiência estética
Cultura material, gostos e afetos para além da noção de presença
A vítima enunciada em redes: o dissenso como experiência estética
A experiência estética nas artes cênicas: em busca de um teatro direto
Impulsos estéticos: objetos e objetivos da pesquisa contemporânea em comunicação
Experiência estética na moda: as vitrinas como meios de comunicação
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich/UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As pesquisas desenvolvidas abordam: performance e experiência estética, corpo, teatralidade; homossexualidade masculina e propaganda.
Professor do programa de pós graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da UFPE. Coordena o grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas que dedica-se aos fenômenos de hibridismos dos suportes de comunicação produtores de novas experiências sensíveis.
Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA. Doutor em Comunicação Social pela UFMG. Autor dos livros Poética da música underground (2008) e Práticas de escuta do rock (2013). Atua nas áreas dos estudos de música, cultura e estéticas da comunicação.
Título: Comunicação e sensibilidade: pistas metodológicas
Organizadores: Carlos Magno Camargos Mendonça, Eduardo Duarte e Jorge Cardoso Filho
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2016
Edição: 1ª
Número de páginas: 249
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-88-9
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG