Olhares Transversais

Comunicação e sensibilidade

Pistas metodológicas

Carlos Mendonça
Eduardo Duarte
Jorge Cardoso Filho

Este livro nasce de uma iniciativa dos participantes e coordenadores do GT Comunicação e Experiência Estética, da Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Comunicação (COMPÓS),  cuja exploração investigativa teve início em 2010. O grupo explora a  interseção entre os fenômenos comunicacionais e as teorias estéticas,  contribuindo para a reflexão e a crítica de manifestações expressivas da  cultura contemporânea, tanto em trabalhos teóricos quanto analítico e  compreendendo as questões vinculadas à dimensão estética dos processos comunicacionais. Então o que interessa, neste livro, é mostrar um pouco do que fizemos, por onde trilhamos, o que amadurecemos para o campo da comunicação nesses anos de pesquisa. A construção desse espaço de reflexão foi sendo elaborada em simpósios, seminários e encontros nos quais os pesquisadores gestaram o interesse de pensar o lugar da estética como um território de experiências, logo um território do pathos da representação social dos produtos comunicacionais. Dessa forma, todo sentido produzido nas mediações é visto como compostos de intensidades inomináveis que assumem a força de expressão do que aprendemos a nomear como experiências estéticas. Assim surgiu o GT na COMPÓS, criando a possibilidade de pensar a experiência estética como um problema a ser dimensionado no campo comunicacional.

Apresentação

Carlos Magno Camargos Mendonça, Eduardo Duarte, Jorge Cardoso Filho

 

Prefácio: As bordas entre a comunicação e a experiência estética

César Guimarães

 

A experiência estética e as condições para um método

Eduardo Duarte

 

Uma matriz comunicacional da sensibilidade

Jorge Cardoso Filho

 

Grounded Theory construtivista: Procedimentos e técnicas para construir teorias substantivas que alcancem as sensibilidades da experiência estética dos processos comunicacionais

Francisco Leite

 

Afetos e experiência estética: uma abordagem possível

Jean-Luc Moriceau, Carlos Magno Camargos Mendonça

 

Intersubjetividade, comunicação e sensibilidades

Fábio Fonseca de Castro, Marina Ramos Neves de Castro, Aline Meriane do Carmo de Freitas, Hans Cleyton Passos da Costa

 

Materialidades e tecnologias da comunicação: um falso início para o que há de comunicacional na experiência estética

Benjamim Picado

 

Cultura material, gostos e afetos para além da noção de presença

Simone Pereira de Sá

 

A vítima enunciada em redes: o dissenso como experiência estética

Ângela Marques, Angie Biondi

 

A experiência estética nas artes cênicas: em busca de um teatro direto

Lia da Rocha Lordelo

 

Impulsos estéticos: objetos e objetivos da pesquisa contemporânea em comunicação

Bruno Guimarães Martins

 

Experiência estética na moda: as vitrinas como meios de comunicação

Renata Pitombo Cidreira

Carlos Mendonça

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich/UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As pesquisas desenvolvidas abordam: performance e experiência estética, corpo, teatralidade; homossexualidade masculina e propaganda.

Eduardo Duarte

Professor do programa de pós graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da UFPE. Coordena o grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas que dedica-se aos fenômenos de hibridismos dos suportes de comunicação produtores de novas experiências sensíveis.

Jorge Cardoso Filho

Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA. Doutor em Comunicação Social pela UFMG. Autor dos livros Poética da música underground (2008) e Práticas de escuta do rock (2013). Atua nas áreas dos estudos de música, cultura e estéticas da comunicação.

Título: Comunicação e sensibilidade: pistas metodológicas

Organizadores: Carlos Magno Camargos Mendonça, Eduardo Duarte e Jorge Cardoso Filho

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2016

Edição: 1ª

Número de páginas: 249

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-88-9

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG