Engajamentos metodológicos na pesquisa em comunicação
Comunicar, insurgir reúne artigos, oriundos de pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação em Comunicação, que constroem um panorama interessante e consistente de discussões caras ao campo da Comunicação e das humanidades hoje. O arsenal teórico e metodológico mobilizado e os fenômenos analisados possuem uma evidente pertinência e atualidade, e sua pluralidade faz do livro uma obra diversa e abrangente. Articula o conjunto de trabalhos a proposta de engajamento metodológico, que parte do entendimento que a comunicação, como campo de conhecimento entranhado nas dinâmicas sociais contemporâneas, se alinha a gestos de insurgência, de ganho de potência pelo atrito das linhas de força que conformam e ao mesmo tempo expandem a experiência acadêmica e de pesquisa atualmente. Nesse contexto de urgência, a pesquisa em comunicação – como vai ser possível observar no presente conjunto de textos – pode se renovar em suas metodologias, abrigar outros e novos operadores conceituais, assumir tensionamentos históricos do passado colonial, fabular e reverberar procedimentos inovadores e se reelaborar em trocas transdisciplinares, entre outros.
Prefácio – Urgência e fabulação no ato insurgente da pesquisa
Ângela Marques e Eduardo de Jesus
Apresentação
Olívia Pilar, Ana Guerra e Alessandra Brito
Parte 1: Plataformas digitais e produção de sentido
Capítulo 1 – A politização no cerne do processo comunicativo: uma proposta metodológica para abordar conversações online
Elisa Beatriz Ramírez Hernández
Capítulo 2: A experiência do flâneur 2.0: conversas entre jogadores e mundos digitais
Iuri Francisco Mustafa Cordeiro
Capítulo 3: Dinâmicas de voz, lugar de fala e silenciamento: racismo, Internet e velhos desafios a partir do caso “Peppa NÃO!”
Deize Paiva
Capítulo 4: Homofobia entre homens que se relacionam afetivo-sexualmente com homens: te(n)sões entre masculinidades no aplicativo Grindr
Ettore Medeiros
Parte 2: Sociabilidade, gênero e raça
Capítulo 5 – O racial é propriamente comunicacional
Pâmela Guimarães-Silva
Capítulo 6: Movimentos sociais em rede, feminismos contemporâneos e as representações da mulher na publicidade — contornos de um novo contexto
Letícia Alves Lins
Capítulo 7: Refletindo sobre gênero: corpos textualizados, textos corporificados
Juliana Soares Gonçalves
Capítulo 8: “A flor também é ferida aberta”: reflexões acerca de apontamentos feitos à cantora Elza Soares sobre seu lugar social
Barbara Lima
Parte 3: Produção de sentidos no audiovisual
Capítulo 9: A queda e o tormento do passado em devaneios
Leonardo Amaral
Capítulo 10: Luz, câmera, violência doméstica: representações da violência doméstica em O Outro Lado do Paraíso
Danielle Silva Peixoto
Capítulo 11: As funções sociais do espaço de ensino para estudantes negros bolsistas em escolas particulares: uma análise de Malhação: Viva a diferença
Olívia Pilar
Capítulo 12: A monstra diaba e a bixa espectadora
Luiz Rangel dos Reis Junior
Parte 4: Comunicação e experiências estética
Capítulo 13: Peripatético Gráfico: Primeiros Passos
Diego Belo
Capítulo 14: Experiência corporal in loco e evento musical: Reflexões teórico-metodológicas a partir das noções de “performance” e “presença”
Rafael Andrade de Oliveira e Silva
Parte 5: Comunicação e insurgências
Capítulo 15: O cartaz, o corpo e a política das ruas: cenas coletivas de enunciação
Rubens Rangel Silva
Capítulo 16: A Imagem Tática: reflexões sobre o papel das imagens na atuação do MLB
Aiano Bemfica Mineiro
Capítulo 17: Agrotóxicos e saúde: controvérsias sobre a questão agrícola e caminhos de pesquisa possíveis
Agatha de Souza Azevedo
Parte 6: Estudos de jornalismo
Capítulo 18: Entre a Lava Jato e a #VazaJato — o que diz os editoriais sobre jornalismo e democracia no Brasil
Giselle Aparecida de Oliveira Pinto
Capítulo 19: A interseccionalidade de opressões que atuam sobre meninas vítimas de violência sexual exibidas em telejornais policiais
Chloé Leurquin
Parte 7: Sociabilidade e cidades
Capítulo 20: Itabira à espera de dois acontecimentos: o rompimento de barragens e a exaustão das minas de minério de ferro
Marlene Pereira Machado
Capítulo 21: Rastros, dissensos e desconstruções: uma busca pelo processo de subjetivação de travestis e mulheres trans da Av. Pedro II de Belo Horizonte
Tomás German
Autores
Organizadoras
Olívia Pilar é mestranda em Comunicação junto ao PPGCOM/UFMG
Ana Guerra é mestranda em Comunicação junto ao PPGCOM/UFMG
Alessandra Brito é mestranda em Comunicação junto ao PPGCOM/UFMG
Título: Comunicar, insurgir: engajamentos metodológicos na pesquisa em Comunicação
Organizadoras: Olívia Pilar, Ana Guerra, Alessandra Brito
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Edição: 1ª
Número de páginas: 398
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-08-3
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG