Tese

Corpo sofredor

Figuração e experiência no fotojornalismo

Angie Biondi

As imagens fotográficas ainda preenchem os nossos dias. Elas conferem uma validade aos fatos diários, propõem desejos, estimulam fantasias, fazem convergir percepções dos tempos, interpretam acontecimentos, denunciam atos, exibem corpos, demarcam rostos, movimentam afetos e crenças. A tal “onipresença das imagens fotográficas”, como mencionara Susan Sontag, em seu clássico ensaio de 1977, de fato, nos faz reconhecer que sua capacidade e, em certo sentido, o poder que ainda exerce quanto à realidade não se limita em captar, selecionar, recortar e enquadrar os fatos do mundo apenas, mas evidenciar sua complexidade, ou seja, indicar que a própria realidade, esta, que denominamos de “nosso mundo cotidiano”, se efetiva com e através das diversas imagens fotográficas.

No esforço de compreender esta dinâmica entre imagem e a realidade do mundo, fica claro que não são os objetos – as fotografias – únicos e singulares, mas as relações, que podem ser articuladas através deles, que são constitutivas da experiência. O reconhecimento dos códigos que marcaram convencionalidades no modo de ver fotografias de imprensa apenas como registro de fatos ocorridos, mesmo que ainda hoje  esboce certo horizonte de expectativa, pois está baseado em um quadro de referências dado ao longo do tempo, não é suficiente porque não  está isolado ou independente da situação concreta que lhe caracteriza – a experiência do ver.

Prefácio

Prefácio da autora

Apresentação

  1. Sofrer e agir
  2. Apreensões do sofrimento: figuração e experiência
  3. O corpo supliciado
  4. O corpo assujeitado
  5. O corpo abatido

 

Considerações finais

Angie Biondi

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Pós-Doutora pela Universidade do Quebec, Montreal – Canadá (2016-2017). Doutora em Comunicação Social pela UFMG (2014). Autora da tese vencedora do Prêmio Capes na grande área de Ciências Sociais Aplicadas I, 2014, Prêmio UFMG de Teses, 2014 e Menção Honrosa no Prêmio Compós, 2014. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Título: Corpo sofredor: figuração e experiência no jornalismo

Autora: Angie Biondi

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2016

Edição: 1ª

Número de páginas: 127

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-82-7

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG