Ângela Marques
Frederico Vieira
(organizadores)
Esta obra é fruto do diálogo de pesquisadores que se dedicam a pensar outramente as imagens a partir das variadas formas como acolhem a alteridade. A maioria dos textos aqui reunidos foram apresentados pelos autores por ocasião do I Colóquio Imagens e Alteridades, realizado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais, no mês de março de 2018. No contexto do Colóquio, ocorreu a defesa da tese de doutorado de Frederico Vieira, “Pensar as imagens outramente: à escuta do rosto e a política por vir”, da qual fizeram parte, como avaliadores, os professores César Guimarães, Nilo Ribeiro, Luis Mauro Sá Martino e Osmar dos Reis Filho.
Nos textos aqui reunidos, os pesquisadores que estiveram presentes no Colóquio e na defesa de tese de doutorado de Frederico Vieira elaboram uma abordagem das interseções entre imagens e alteridades a partir da fenomenologia de Emmanuel Lévinas.
Prefácio: Imagens-rosto, fotos de alteridade
Apresentação
PARTE I – APROXIMAÇÕES DO OLHAR
1. O enquadramento do intolerável na imagem
2. Poemática imagem de um Rosto: [Semio]ética da comunicação e da fotografia
3. À escuta do Dizer do Rosto: pensar a imagem com Lévinas
4. Acabei me tornando próximo
PARTE II – OLHARES PRÓXIMOS
5. O que pode a fotografia hoje? Notas sobre a experimentação e o lúdico nas obras de Rosângela Rennó e Alexandre Sequeira
6. Fabricação e travessia do limiar na obra de Arthur Bispo do Rosário
7. Três deslocamentos de imagem da violência sexual na fotoperformance de Ana Mendieta
8. De dentro da favela: o fotógrafo, a máquina e o outro na cena
9. Trajetórias, interações, restos e rastros de práticas interacionais marcadas na e pela corporalidade
10. O presente mais duradouro da minha vida, o levante ao dizer
11. Revista A Estrela: reflexões sobre representações e autorrepresentações de membros da população carcerária a partir do diário de campo
12. CODA: Querido índio de Ti Tanaru, ou uma carta ao mundo “civilizado”
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Doutora em Comunicação Social pela UFMG. É pesquisadora do CNPq e tem pós-doutorado na Universidade Stendhal, Grenoble III, na França. É autora dos livros Apelos solidários (Intermeios, 2017), escrito com Angie Biondi; Diálogos e dissidências: M. Foucault e J. Rancière (Appris, 2018), com Marco Aurélio Prado; e Ética, mídia e comunicação (Summus, 2018), com Luis Mauro Sá Martino. É organizadora do livro Vulnerabilidades, justiça e resistências nas interações comunicativas (Selo PPGCOM/UFMG, 2018).
Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2009). Formou-se ator pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes. Atualmente é servidor público, atuando como Relações Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Integra o grupo de pesquisa Lévinas e Alteridades, ligado à Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte; o grupo Mobiliza, da UFMG; e o grupo Margem, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG.
Título: Imagens e alteridades
Organizadores: Ângela Cristina Salgueiro Marques e Frederico Vieira
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2019
Número de página: 246
Formato: PDF
ISBN: 978-85-54944-25-4
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG