Olhares Transversais

Mídia, ética e esfera pública

Ângela Marques
Luís Mauro Sá Martino

Grande parte da reflexão teórica sobre a ética no campo da Comunicação concentra-se em estudos a respeito de princípios deontológicos que regem as práticas dos profissionais de comunicação. São constantes objetos de investigação o funcionamento estratégico dos dispositivos midiáticos e a performance desempenhada por seus profissionais diante do constrangimento imposto pelos poderes associados ao Mercado e ao Estado.

O livro é dirigido a estudantes, professores e pesquisadores da Comunicação em suas várias instâncias, podendo ser usado desde a graduação, nas disciplinas de Ética e/ou Legislação, até como fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos de pós-graduação na medida em que não está pautado na defesa deste ou daquele ponto de vista, mas pensa a ética como um tema interdisciplinar, pautado não pela autoridade, mas pelo diálogo.

Prefácio

Introdução

 

PARTE I – ÉTICA, MORAL E COMUNICAÇÃO

  1. As relações entre ética, moral e comunicação na experiência intersubjetiva
  2. A ética dos processos comunicativos: discurso, esfera pública e autonomia
  3. Promessas e limites da ética do discurso nas interações comunicativas
  4. Aspectos éticos e políticos da conversação online
  5. O interlocutor como agente ético-moral e o direito à comunicação na participação política

 

PARTE II – ÉTICA, PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES E ESFERA PÚBLICA

6. Passagens entre os conceitos de “campo da comunicação” e “esfera pública”

7. O discurso da ética no campo jornalístico

8. Reconfigurações da noção de objetividade no jornalismo

9. Ficção e política: ética e moral no melodrama

 

PARTE III – ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA

10. Cenas de dissenso e estética da política

11. Políticas nas imagens, imagens políticas: uma ética do olhar

12. Práticas de resistência e códigos ocultos

13. Seis desafios éticos na Comunicação

Ângela Cristina Salgueiro Marques

Professora associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra os grupos de pesquisa: MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG) e Teorias e Processos da Comunicação (Faculdade Cásper Líbero). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), da qual foi vice-presidente entre 2014 e 2016. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos, com destaque para práticas sociais e processos deliberativos.

Luís Mauro Sá Martino

Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, onde leciona na Graduação em Jornalismo e foi editor da Revista Líbero. Leciona também no curso de Música da Faculdade Cantareira. Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, para estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação; de outro, à compreensão das relações entre Mídia, Política e Religião.

Título: Mídia, ética e esfera pública

Organizadores: Ângela Cristina Salgueiro Marques e Luís Mauro Sá Martino

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2016

Edição: 1ª

Número de páginas: 304

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-84-1

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