Olhares Transversais

Orientação afirmativa

Interseccionalidade e Comunicação

Pâmela Guimarães-Silva
(Organizadora)

“Este livro surge de uma iniciativa ímpar na Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM--UFMG), o grupo de estudos pré-acadêmico Orientação Afirmativa (OA). A iniciativa surgiu em 2017 como fruto do voluntariado de discentes do programa (Pâmela Guimarães-Silva, Mayra Bernardes e Lucianna Furtado) com o objetivo de preparar candidatos negros que pretendem ingressar no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG), inicialmente em nível de mestrado. Com a meta de enegrecer o ambiente da pós-graduação em Comunicação, por meio do acompanhamento de estudantes negros com interesse em ingressar no mestrado e no doutorado, o grupo voluntário já teve duas turmas presenciais, uma em 2018 e outra em 2019. Nelas foram aprovados alunos para o PPGCOM/UFMG e PPGCOM/PUC Minas. Assim, no total, foram aprovados 15 candidatos, o que, em conjunto com as ações afirmativas institucionais do próprio PPG e da Universidade, transformou o número atual de candidatos negros aprovados em um fenômeno sem precedentes no PPGCOM/UFMG.

É nesse contexto de autovalorização produtiva, a partir da própria subalternidade, que situo o grupo de estudos pré-acadêmico Orientação Afirmativa (OA) e que apresento esta obra. Além disso, entendo que: 1) há certa unicidade nas temáticas desenvolvidas pelos estudantes do grupo — que abrange a autovalorização criativa das próprias vivências (na sua precariedade de subsistência) e a interseccionalidade; 2) é importante para o campo fortalecer as epistemologias negras ressaltando o que há de propriamente comunicacional nelas; 3) criar um ambiente inclusivo é romper com as divisões coloniais que silenciam grupos minoritários e amplificar às narrativas dos grupos biopotentes; e, por fim, 4) é necessário e relevante criar um memorial para tal projeto, para tanto, nada melhor que apresentar algumas das pesquisas que tiveram sua origem no seio de tal empreitada.” (Pâmela Guimarães-Silva)

Prefácio

Patrícia Santana

Apresentação

Pâmela Guimarães-Silva

Capítulo 1

Interseccionalidade, biopotência e dispositivos: o Orientação Afirmativa e a (auto)valorização da intelectualidade negra

Pâmela Guimarães-Silva

Capítulo 2

Interseccionalidade como alento para estrangeiros de dentro no ambiente acadêmico

Barbara Lima

Capítulo 3

Resistência, imagens de controle e representatividade

Olívia Pilar

Capítulo 4

Mediações algorítmicas e representação cultural de mulheres negras

Raiane Miranda

Capítulo 5

A voz e a cara do feminismo: Marie Claire Brasil e a apresentação de mulheres negras em capas

Natália Martins Amaro

Capítulo 6

Vivenciamentos corpóreos produzidos e sentidos na interação comunicativa

Etiene Martins

Capítulo 7

Andar nas ruas, olhar o mundo como seu: A produção do espaço no cinema de André Novais

Breno Henrique de Almeida Rocha

Capítulo 8

Os Cinemas Africanos na web e na identidade da Diáspora Negra Brasileira

Elaine do Carmo

Capítulo 9

Desafios das reivindicações raciais por reconhecimento

Deize Ferreira Paiva Lopes

Capítulo 10

A transversalidade entre a comunicação e saúde e a interseccionalidade

Vívian T. N. Campos

Sobre as autoras e os autores

Pâmela Guimarães-Silva é cofundadora e atual coordenadora do grupo de estudos pré-acadêmicos Orientação afirmativa. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, dentro da linha de “Processos Comunicativos e Práticas Sociais”. Mestra pelo mesmo programa, com entrada em 2014 e defesa em 2016. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio Ensino Superior (2012). Técnica em Gestão de Negócios pelo SENAI-MG. Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, onde atuou como coordenadora do núcleo de produção e gestão de conteúdos para mídias sociais entre 2013 e 2019. Atualmente, assessora de processos comunicativos e práticas sociais na Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), Subsecretaria de Direitos Humanos (SUBDH), onde atua no Projeto Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH). Pesquisa, orienta e publica trabalhos que compreendem as matrizes do pensamento feminista negro e epistemologias que abordem a interseccionalidade. E-mail: pamelaguimaraes14@gmail.com.

Título: Orientação Afirmativa: interseccionalidade e comunicação

Organizadores: Pâmela Guimarães-Silva

Editora: Selo PPGCOM/UFMG

Páginas: 182p.

Formato: PDF

Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader

Modo de acesso: World Wide Web

ISBN: 978-65-86963-25-0

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG