Olhares Transversais

Orientação afirmativa

Interseccionalidade e Comunicação

Pâmela Guimarães-Silva
(Organizadora)

Compartilhe:

“Este livro surge de uma iniciativa ímpar na Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM--UFMG), o grupo de estudos pré-acadêmico Orientação Afirmativa (OA). A iniciativa surgiu em 2017 como fruto do voluntariado de discentes do programa (Pâmela Guimarães-Silva, Mayra Bernardes e Lucianna Furtado) com o objetivo de preparar candidatos negros que pretendem ingressar no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG), inicialmente em nível de mestrado. Com a meta de enegrecer o ambiente da pós-graduação em Comunicação, por meio do acompanhamento de estudantes negros com interesse em ingressar no mestrado e no doutorado, o grupo voluntário já teve duas turmas presenciais, uma em 2018 e outra em 2019. Nelas foram aprovados alunos para o PPGCOM/UFMG e PPGCOM/PUC Minas. Assim, no total, foram aprovados 15 candidatos, o que, em conjunto com as ações afirmativas institucionais do próprio PPG e da Universidade, transformou o número atual de candidatos negros aprovados em um fenômeno sem precedentes no PPGCOM/UFMG.

É nesse contexto de autovalorização produtiva, a partir da própria subalternidade, que situo o grupo de estudos pré-acadêmico Orientação Afirmativa (OA) e que apresento esta obra. Além disso, entendo que: 1) há certa unicidade nas temáticas desenvolvidas pelos estudantes do grupo — que abrange a autovalorização criativa das próprias vivências (na sua precariedade de subsistência) e a interseccionalidade; 2) é importante para o campo fortalecer as epistemologias negras ressaltando o que há de propriamente comunicacional nelas; 3) criar um ambiente inclusivo é romper com as divisões coloniais que silenciam grupos minoritários e amplificar às narrativas dos grupos biopotentes; e, por fim, 4) é necessário e relevante criar um memorial para tal projeto, para tanto, nada melhor que apresentar algumas das pesquisas que tiveram sua origem no seio de tal empreitada.” (Pâmela Guimarães-Silva)

Pâmela Guimarães-Silva é cofundadora e atual coordenadora do grupo de estudos pré-acadêmicos Orientação afirmativa. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, dentro da linha de “Processos Comunicativos e Práticas Sociais”. Mestra pelo mesmo programa, com entrada em 2014 e defesa em 2016. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio Ensino Superior (2012). Técnica em Gestão de Negócios pelo SENAI-MG. Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, onde atuou como coordenadora do núcleo de produção e gestão de conteúdos para mídias sociais entre 2013 e 2019. Atualmente, assessora de processos comunicativos e práticas sociais na Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), Subsecretaria de Direitos Humanos (SUBDH), onde atua no Projeto Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH). Pesquisa, orienta e publica trabalhos que compreendem as matrizes do pensamento feminista negro e epistemologias que abordem a interseccionalidade. E-mail: pamelaguimaraes14@gmail.com.

Título: Orientação Afirmativa: interseccionalidade e comunicação

Organizadores: Pâmela Guimarães-Silva

Editora: Selo PPGCOM/UFMG

Páginas: 182p.

Formato: PDF

Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader

Modo de acesso: World Wide Web

ISBN: 978-65-86963-25-0

Prefácio

Patrícia Santana

Apresentação

Pâmela Guimarães-Silva

Capítulo 1

Interseccionalidade, biopotência e dispositivos: o Orientação Afirmativa e a (auto)valorização da intelectualidade negra

Pâmela Guimarães-Silva

Capítulo 2

Interseccionalidade como alento para estrangeiros de dentro no ambiente acadêmico

Barbara Lima

Capítulo 3

Resistência, imagens de controle e representatividade

Olívia Pilar

Capítulo 4

Mediações algorítmicas e representação cultural de mulheres negras

Raiane Miranda

Capítulo 5

A voz e a cara do feminismo: Marie Claire Brasil e a apresentação de mulheres negras em capas

Natália Martins Amaro

Capítulo 6

Vivenciamentos corpóreos produzidos e sentidos na interação comunicativa

Etiene Martins

Capítulo 7

Andar nas ruas, olhar o mundo como seu: A produção do espaço no cinema de André Novais

Breno Henrique de Almeida Rocha

Capítulo 8

Os Cinemas Africanos na web e na identidade da Diáspora Negra Brasileira

Elaine do Carmo

Capítulo 9

Desafios das reivindicações raciais por reconhecimento

Deize Ferreira Paiva Lopes

Capítulo 10

A transversalidade entre a comunicação e saúde e a interseccionalidade

Vívian T. N. Campos

Sobre as autoras e os autores

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022