Tese

Pandemônios e notívagos

Decolonizando a cena rock no interior do Nordeste

Tobias Arruda Queiroz

Proponho entender melhor a noção postulada de cena musical e, principalmente, saber se poderia ou teria como utilizá-la para pensar as cidades interioranas nordestinas. Se a cena pode ser lida como mais um mediador entre a produção musical e o público que habita a órbita da escuta coletiva, os bares tornam-se uma espécie de materialização destas mediações. Por consequência, visualizo os bares como recorte microssociológico do seu entorno, de modo que, mesmo com um íntimo diálogo com a cultura originária de outros países, os bares investigados apresentam peculiaridades, singularidades e algumas similaridades. Este é o meu ponto de partida, referencial e baliza que aqui disponibilizo para desenvolver algumas ideias sobre os fenômenos da música em nossa sociedade e, a partir de então, investigar as cidades propostas neste estudo com o cuidado de não isolar o movimento que transita em torno das cenas.

Agradecimentos
Prefácio
Roots, Bloody Roots
Jeder Janotti Jr.

Introdução
Escrevivências de um homem negro, headbanger e interiorano

Capítulo 1
Falando sobre as cenas musicais

Capítulo 2
“Mais uma dose? É claro que eu estou a fim

Capítulo 3
“A África não é um país”

Capítulo 4
O pandemônio e os notívagos nas considerações quase finais

Referências

Apêndice

TOBIAS ARRUDA QUEIROZ
Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Social da UERN. Possui graduação em Comunicação Social (hab. Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB e mestrado em Estudos da Mídia pela UFRN. Doutor em Comunicação pela UFPE (2019), foi pesquisador visitante na Universidade do Porto (2016/17) através do Programa CAPES/FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). É negro-latino-americano-interiorano, headbanger, melômano, adora vinhos e é autor do livro “Você vai continuar vivendo da música? O mercado indie e suas estratégias discursivas” (Sarau das Letras, 2014).

Título: Pandemônios e notívagos: decolonizando a cena rock no interior do Nordeste

Autor: Tobias Arruda Queiroz

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021

Edição:

Páginas: 203

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-41-0

Palavras-chave: comunicação;música;rock;

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG