Tese

Seguindo a experiência da prática de selfie

Uma etnografia inspirada no empirismo radical

Leonardo Pastor

O livro trata do resultado de uma pesquisa etnográfica, oriunda da tese de doutorado do autor, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, que coloca em questão os autorretratos digitais comumente nomeados enquanto “selfies” como práticas que revelam diferentes modos de experimentação cotidiana. A partir de um diálogo com o empirismo radical de William James, o autor apresenta o problema em termos de suas consequências práticas: O que constitui, em termos práticos, fazer uma selfie? Quais as diferenças localizadas produzidas ao se pensar na selfie não como um tipo de imagem, mas como uma prática? Tais questões, conjuntamente com uma proposta de seguir a experiência, que guiam a construção dessa investigação realizada enquanto uma etnografia diante da prática de selfie.

Apresentação

Prefácio
Miriam C. M. Rabelo

Capítulo 1
Coordenadas para seguir a experiência

Capítulo 2
Selfie na praça

Capítulo 3
Minha primeira selfie: experimentando com a vergonha e a visibilidade

Capítulo 4
Como seguir a experiência algorítmica?

Capítulo 5
Imagem conversacional: práticas e políticas material-discursivas

Capítulo 6
Experiências afetivas: intimidade e cotidiano

Capítulo 7
Aprendendo a relatar a si mesmo

Capítulo 8
Considerações finais: construindo novas experiências

Referências

Leonardo Pastor é professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid. É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Corpos, Sensibilidades e Ambientes (ECSAS/UFBA) e do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologia (LAVINT/UFS). Desenvolve pesquisas relacionadas, principalmente, às questões de cultura e práticas cotidianas digitais através de perspectivas etnográficas e pragmatistas.

Título: Seguindo a experiência da prática de selfie – Uma etnografia inspirada no empirismo radical
Autoria: Leonardo Pastor
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 268
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-89-2
Como citar (ABNT 2):
PASTOR, Leonardo. Seguindo a experiência da prática de selfie – Uma etnografia inspirada no empirismo radical. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2023, 268 p.

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG