Limiares

Tee: amboe oguahema omburahei ha oñembosarai haguã = Descendentes: outros que chegam para rezar e brincar

Paulo Nazareth
Luciana de Oliveira

Reúne trabalhos fotográficos, panfletos, desenhos, gravuras e ações do artista Paulo Nazareth sob a forma de um livro-objeto concebido por Luciana de Oliveira. Os trabalhos, feitos a partir da pesquisa artístico-biográfica que retomam a ancestralidade borum-krenak do artista, convocam leitores e leitoras a também fazerem esse percurso, enquanto propõem uma relação mais específica com os povos Kaiowá e Guarani, sua resistência e criatividade no enfrentamento à guerra pela terra.

PAULO NAZARETH (Governador Valadares, 1977) Vive e trabalha pelo mundo. O trabalho de performance e instalação de Paulo Nazareth explora com frequência suas raízes africanas e indígenas. Seu projeto em andamento Cadernos de África é apresentado como parte da programação Journal: uma caminhada que começou em sua casa no Palmital/Santa Luzia-MG, cruzando todo Brasil, e posteriormente por todo o continente africano a partir da Cidade do Cabo em direção ao norte. Sua caminhada-performance representa um questionamento lento e em tempo real de sua própria experiência e dos indivíduos que ele encontra em seu caminho, traçando uma sutil matriz de conexões que vincula não apenas pessoas, mas comunidades e histórias compartilhadas. Suas instalações consistem em arranjos de itens colecionados e trabalhos em vídeo que documentam sua jornada. O artista lida com vários assuntos que normalmente estão ligados à raça, ideologia e distribuição desigual do desenvolvimento. Sua prática é ao mesmo tempo interdisciplinar e participativa. Nazareth busca personificar a ideia do artista como conector, decodificador e filósofo. Suas exposições individuais incluem ICA Miami, Miami (2019); Faca Cega, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte (2018); Old Hope, Mendes Wood DM, São Paulo (2017), Genocide in Americas, Meyer Riegger Gallery, Berlim (2015), Journal, Institute for Contemporary Arts, Londres (2014), Premium Bananas, MASP, Museum of Art São Paulo (2013). Participações em mostras coletivas incluem How to talk with birds, trees, fish, shells, snakes, bulls and lions, Staatliche Museen zu Berlin, Berlim (2018); EXTREME. NOMADS, MMK Museum für Moderne Kunst, Frankfurt am Main (2018); The Lotus in Spite of the Swamp, Prospect.4 Triennial, New Orleans (2017); Field Gate, Remai Modern, Sasktoon (2017); Soft Power. Arte Brasil, Kunsthal KAdE, Amersfoort (2016); Much wider than a line, SITE Santa Fe, Santa Fe (2016); New Shamans/Novos Xamãs: Brazilian Artists, Rubell Family Collection, Miami (2016); Indigenous Voices, Latin American Pavilion 56th Venice Biennale, Veneza (2015); The Encyclopedic Palace, 55th Venice Biennale, Veneza (2013); Museum as Hub: Walking Drifting Dragging, New Museum, Nova York (2013).

LUCIANA DE OLIVEIRA trabalha desde 2012 com a comunidade Kaiowá de Guaiviry Yvy Pyte Yjere e com a organização dos Aty Guasu Guarani-Kaiowá no Brasil com produções em cinema, artes visuais, redes digitais e editoriais. Atuou como curadora do Festival de Inverno da UFMG (2012, 2013 e 2014). Desde 2013 é impulsionadora do coletivo Bordados pela Paz Guarani e Kaiowá Brasil com o qual participou, junto com os cineastas de Guaiviry e o filme Ava Marangatu, da exposição How to talk with birds, trees, fish, shells, snakes, bulls and lions no Hamburger Bahnhof Museum (2018/2019). Ganhou o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (2015) pelo projeto curatorial e expográfico de Malungo == Irmãos de Barco. Carrancas de Mestre Orlando e Paulo Nazareth. É co-organizadora do livro Ñe’e Tee Rekove/Palavra Verdadeira Viva (2020) junto com o casal de xamãs Valdomiro Flores e Tereza Amarília Flores e co-autora do livro Tee: amboe oguahema omburahei ha oñembosarai haguã/Descendentes: Outros que chegam para rezar e brincar junto com Paulo Nazareth.

Título: Tee: amboe oguahema omburahei ha oñembosarai haguã = Descendentes: Outros que chegam para rezar e brincar

Autores: Paulo Nazareth, Luciana de Oliveira.

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Edição: 1ª

Formato: PDF

ISBN: 978-6586963-04-5

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