Olhares Transversais

Vulnerabilidades, narrativas e identidades

A partir de uma perspectiva comunicacional, a coletânea busca oferecer reflexões iniciais sobre as distintas facetas que envolvem a relação entre vulnerabilidades, narrativas e identidades, a partir de dez capítulos que estão distribuídos em três seções: “Vulnerabilidades e Resistências”, “Narrativas e Violências”, “Imagens e Identidades”. Embora os textos presentes neste livro tenham sido produzidos em um contexto anterior à crise de saúde planetária detonada pela COVID-19, várias das reflexões aqui publicadas trazem à luz as muitas possibilidades de trabalhar com e a partir das noções de vulnerabilidades. Nesse sentido, esta coletânea se propõe a explorar um horizonte amplo de fenômenos, formas expressivas e interações nas quais as vulnerabilidades, as narrativas e as identidades se apresentam como elementos centrais, levantando um amplo conjunto de questões, tais como: a exploração midiática das vulnerabilidades humanas e das distintas condições de vulnerabilidades, as significações normativas e morais das vulnerabilidades, as lutas e dilemas identitários em torno das situações de vulnerabilidades, as dimensões corporais e as figurações narrativas e imagéticas das vulnerabilidades, entre outras abordagens. O livro resulta de atividades de pesquisas realizadas no âmbito do Procad Amazônia, financiado pela Capes, que reúne docentes e discentes da Universidade Federal do Tocantins, da Universidade da Amazônia, em Belém, e da Universidade Federal de Minas Gerais

Apresentação
Alda Cristina Costa
Introdução
Vulnerabilidades e resistências
Capítulo 1
Vulnerabilidades: abordagens iniciais de um desafio à pesquisa
Bruno Souza Leal
Capítulo 2
Vulnerabilidade, reconhecimento e resistência:contribuições de Axel Honneth
Leandro Rodrigues Lage
Capítulo 3
Contra-narrativas indígenas: vulnerabilidades e resistências
André Demarchi.
Narrativas e violências
Capítulo 4
Narrativas, direito ao tempo e vulnerabilidades
Phellipy Jácome
Capítulo 5
Notas sobre relações entre acontecimento, jornalismo e violência
Carlos Alberto de Carvalho
Capítulo 6
Reflexões conceituais sobre vulnerabilidade: violência simbólica e midiática a partir do enfoque de gênero
Cynthia Mara Miranda.
Imagens e identidades
Capítulo 7
Fotografia Política, Política Fotográfica: A obra de Nair Benedicto
Amanda Maurício Pereira Leite
Capítulo 8
TV regional e identidades locais
Verônica Dantas Meneses
Capítulo 9
A vulnerabilidade da circulação de conteúdos na internet: imagens que incendeiam as redes e as queimadas na Amazônia
Maíra Evangelista de Sousa
Jorge Eiró
Edgar M. Chagas Junior
Capítulo 10
As narrativas sobre as queimadas na Amazônia a partir do conceito de Desinformação
Liana Vidigal Rocha
Sobre os autores e as autoras

 

 

CARLOS ALBERTO DE CARVALHO é professor associado do Departamento de Comuni-cação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Narrativa, Divulgação Científica, Aids, Homofobia e Relações de Gênero, com financiamentos da Fapemig, da Capes e do CNPq. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutor pela Universidade do Minho, Portugal.

CYNTHIA MARA MIRANDA é professora associada do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins, onde desenvolve pesquisas sobre representação da imagem da mulher nos meios de comunicação, violência de gênero midiática, narrativas do feminicídio, mídia e política, comunicação inclusiva e políticas públicas de comunicação. Doutora em Ciências Sociais pela Universi-dade de Brasília, pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais e líder do grupo de pesquisa Comunicação, Direitos e Igualdade (CODiG/CNPq).

LEANDRO RODRIGUES LAGE é professor da Faculdade de Comunicação (Facom) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universi-dade Federal do Pará (UFPA). Doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Estética e Política (CEPOLIS/CNPq).

MAÍRA EVANGELISTA DE SOUSA é professora do Programa de Pós-Graduação em Comu-nicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e dos cursos de Comunicação Social da Universi-dade da Amazônia (UNAMA). Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Comuni-cação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/U-FRGS). Coordena o Grupo de Pesquisa Ubiquidade da Comunicação (UBICOM/CNPq).

Título: Vulnerabilidades, narrativas, identidades 

Organizadores: Cynthia Mara Miranda, Maíra Evangelista de Sousa, Carlos Alberto de Carvalho, Leandro Rodrigues Lage.

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Edição: 1ª

Número de páginas: 240

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-12-0

Ano de Publicação: 2020

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG