Performances, canções, televisão
Rafael José Azevedo
Esse trabalho é fruto de um esforço reflexivo em torno da música popular feita no Brasil, ou melhor, de uma forma musical que delineia muitas das minhas experiências, sejam elas reflexivas ou afetivas. O fato de eu ocupar parte da minha vida na produção, composição e registro de canções faz com que eu venha, há um bom tempo, formulando as principais questões que direcionam os gestos teóricos, metodológicos e analíticos desse trabalho.
Isso, entretanto, não é o bastante. Revelo-me aqui como apreciador, desde cedo tenho um prazer em escutar canções, em tentar cantá-las, tocá-las… reproduzi-las. Desse prazer é que veio, provavelmente, a vontade de apreender os modos como elas nos afetam. Tenho esse trabalho, então, como uma forma de aguçar e aprofundar essa minha curiosidade.
Esse trabalho, além do mais, é uma tentativa de contribuir para os debates sobre canção no campo comunicacional. Expressões como dispositivos e performance dão algumas pistas do que iremos tratar nos capítulos que se seguem. Como sabemos, as canções ganham suas formas nos mais variados quadros situacionais. Interessa-nos, a partir disso, pensar como tais quadros acabam engendrando a própria forma como a canção emerge. Assim, dados como amplificação do som da voz e do instrumento de um cancionista fazendo um show em praça pública, ou a configuração expressiva dos textos audiovisuais são elementos importantes tanto para a materialização das canções quanto para as experiências sensíveis por elas engendradas.
Prefácio
Apresentação
Introdução
Reflexões finais
É pesquisador, professor e músico. Nasceu no ano de 1985 em Campos Gerais, no interior de Minas, onde vivenciou parte de suas formações educacional e musical. Seu círculo familiar lhe possibilitou entrar em contato com diversas musicalidades desde a infância. Aos dezoito anos foi estudar em Campinas-SP, onde concluiu que gostaria de viver na capital mineira. Mudou-se para Belo Horizonte em 2004, no intuito de trabalhar com música e estudar audiovisual. Acabou se formando jornalista na Fafich (UFMG) e, desde o final de sua graduação, vem sistematicamente aproximando suas experiências musicais e sonoras aos seus interesses acadêmicos no mestrado e no doutorado. Na área musical, teve oportunidade de trabalhar com diversos artistas da cena mineira “pós-Reciclo”, tais como A Fase Rosa, Makely Ka, Leopoldina, Dudu Nicácio, Renato Villaça, Rodrigo Torino, dentre outros.
Título: Tom Zé em Ensaio: performances, canções, televisão
Autor: Rafael José Azevedo
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2016
Edição: 1ª
Número de páginas: 135
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-83-4
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG