Olhares Transversais

Crítica e curadoria em cinema – Múltiplas abordagens

Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues
(Organizador)

O livro busca contribuir, de forma contundente e inédita, para o debate em torno de dois ofícios no âmbito cinematográfico e alguns dos seus dilemas contemporâneos: a crítica e a curadoria. A escassez de textos recentes em língua portuguesa foi a principal motivação para a organização do volume, que desponta com a proposta de concentrar reflexões em torno dos dois temas, possibilitando certo aprofundamento, mas sem perder de vista o viés didático. Assim, a proposta tem como objetivo congregar uma diversidade e heterogeneidade de vozes em torno das atividades investigadas, sem visar esgotamentos.

Introdução
Dois ofícios, diferentes olhares e algumas convergências
Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues

Prefácio
22 verbetes sobre conservação e imaginação em 2022
Juliano Gomes

I. A crítica cinematográfica

Capítulo 1
A crítica de cinema se reconfigura: autoridade e democratização no ambiente online
Rafael Oliveira Carvalho

Capítulo 2
Abundância, precarização e ineditismo: desafios para a crítica de cinema na internet e o papel dos festivais
Marcelo Ikeda

Capítulo 3
A crítica de cinema na academia e nas associações
Ivonete Pinto

Capítulo 4
Escrever e programar a partir da América Latina: respostas críticas e curatoriais à circulação europeia do cinema latino-americano
Victor Guimarães

Capítulo 5
Crítica cinematográfica: a frágil utopia de comunidades cinéfilas
Pablo Gonçalo

Capítulo 6
Crítica é conversa
Maria Bogado

Capítulo 7
Crítica de cinema e podcast: diálogo em construção
Isabel Wittmann e Raquel Gomes

Entrevistas – O campo da crítica
Laécio Ricardo

“Entre um extremo e outro, na zona de tensão entre sujeito e objeto, é onde me parece estar localizada este tipo de escrita a que chamamos de crítica”
Matheus Cartaxo Domingues

“A crítica que fica restrita a apenas um lugar dentro do ecossistema do cinema me parece que fracassa logo de saída. A crítica precisa circular”
Camila Vieira da Silva

“Ver tantos filmes quanto possível é sempre importante e ler sobre eles é indispensável. Mas olhar o mundo à volta do cinema também. Isso faz um bom crítico e um bom texto”
Felipe André da Silva

“Procuro escrever com clareza, sem erros de português, com uma possível elegância, e ser o menos óbvio e reiterativo possível. Acho que a crítica deve ao menos aspirar a ser um gênero literário”
Carlos Alberto Mattos

II. A atividade curatorial

Capítulo 8
Para um glossário sobre curadoria
Moacir dos Anjos

Capítulo 9
Apontamentos sobre uma prática curatorial feminista
Maria Cardozo

Capítulo 10
Curadoria como exercício de cinema comparado
Mariana Souto e Érico Oliveira

Capítulo 11
Cinefilia virtual e curadoria hesitante: Percalços de um itinerário particular
Fernando de Mendonça (Nandodijesus)

Capítulo 12
Curador, cão e as instituições
Luís Fernando Lira Barros Correia de Moura

Capítulo 13
Campos, contracampos e extracampos: cinco sequências do cinema brasileiro em uma era de antagonismos
Francis Vogner dos Reis

Entrevistas – O campo da curadoria
Laécio Ricardo

“Não é incomum que nós, curadores, descubramos a curadoria apenas enquanto se dá, por exemplo, o festival. É só quando ele termina que, digamos, temos uma visão completa do museu”
Luís Fernando Lira Barros Correia de Moura

“O recorte identitário sempre esteve presente no circuito do cinema, e sempre foi, repito, branco, cisgênero e masculino. Assim, vejo as mudanças que têm ocorrido como um abalo sísmico fundamental”
Rita Vênus Cordeiro Vieira

“O trabalho da curadoria se destina a cumprir uma função necessária num mundo que produz mais obras do que há espaço para exibi-las. Assim, antes de falar de conceitos ou de programas, há que se lembrar disso: ela atende uma imposição e um contexto prático”
Eduardo Novelli Valente

“O bom trabalho de curadoria é aquele que está atento aos movimentos do mundo e que, mesmo partindo de um desejo e de um olhar localizados, entende que se trata de uma atividade de mão dupla e que só gera faísca no encontro”
Lila Silva Foster

Sobre as autoras e os autores

Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues é professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Multimeios (Unicamp), há 15 anos se dedica à investigação do documentário, sobretudo em suas vertentes moderna e contemporânea, tendo publicado diversos artigos sobre o tema, além da organização de alguns livros.

 

Título: Crítica e curadoria em cinema: múltiplas abordagens
Organizador: Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM/ UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 376
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-71-7
Como citar (ABNT 2):
RODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino (Org.). Crítica e curadoria em cinema: múltiplas abordagens. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2023, 376p.

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG