Diversos perfis, diferentes apelos
As celebridades estão relacionadas ao contexto em que emergem. Elas evocam valores sociais, são termômetros do estado de espírito, da moral e das ideologias de um certo tempo e espaço. Como ocupam lugar central nos acontecimentos, as celebridades podem revelar aspectos que marcam nossa existência hoje. Neste livro, a Rede Interinstitucional de Acontecimentos de Figuras Públicas, que reúne pesquisadoras e pesquisadores de 10 universidades brasileiras, apresenta estudos de casos e reflexões plurais que permitem pensar a celebridade a partir de perspectivas que trazem, em comum, um olhar crítico a respeito dos fenômenos da fama e da mídia. Todos os trabalhos são pautados pela busca da compreensão da vida social, dos sentidos, das razões e das fantasias que orientam os indivíduos no mundo.
Prefácio
Lígia Lana
Apresentação
Vera França, Paula Simões, Denise Prado
Dimensões conceituais
Capítulo 1
Perfis, atuação e formas de inserção dos famosos
Vera França, Paula Simões
Capítulo 2
A abordagem intertextual no estudo de celebridades: aspectos
teórico-metodológicos
Marcio Serelle
A fama e as representações do mundo rural
Capítulo 3
Personagens locais e celebridade midiática: tipos sociais e
valores nas experiências do religioso e do rural
Ricardo Duarte
Capítulo 4
Tradição e modernidade: representações do vaqueiro na mídia
Lívia Barroso
Capítulo 5
Roteiro do ensaio audiovisual científico: mundo rural e o cultivo do agropolítico no Brasil – a semente de Mato Grosso
Pedro Oliveira
Figuras públicas femininas e infantis
Capítulo 6
Feministas e famosas: notas sobre o sujeito do feminismo a
partir de personalidades públicas brasileiras
Rayza Sarmento
Capítulo 7
Corpos visíveis e ativismo: o status quo de celebridades
na pauta do corpo feminino em Marie Claire
Michele Tavares
Capítulo 8
Youtubers mirins e as subjetividades infantis contemporâneas
Renata Tomaz
Célebres e famosos na cultura e na política
Capítulo 9
Personagens personalidades: heróis que revelam
(e vilões que desvelam) valores e anseios na contemporaneidade
Renné França
Capítulo 10
O Triunfo de Emicida – um rap em dois momentos
Denise Prado
Capítulo 11
Os escândalos políticos como propulsores da fama: a construção da notoriedade de Sérgio Moro no contexto da Lava Jato
Terezinha Silva
Capítulo 12
Um JK para colecionadores: reflexões sobre publicações
jornalísticas de uma biografia célebre
Frederico Tavares
Capítulo 13
O Meia Hora e a presença de Anitta
Rodrigo Portari
Sobre os autores
Vera França é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e Pesquisadora 1-B do CNPq. É fundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG), coordenadora do Grislab (Laboratório de análise de acontecimentos) e do Radar de Celebridades.
Paula Simões é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG). É coordenadora do projeto Observatório de Celebridades: emergência, ação e permanência dos famosos no contexto brasileiro.
Denise Prado é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua no Curso de Graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É uma das líderes do GIRO – Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (UFOP/CNPq).
Título: Celebridades no século XXI, vol 2: diversos perfis, diferentes apelos
Organizadoras: Vera França, Paula Simões, Denise Prado
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Edição: 1ª
Número de páginas: 333
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-06-9
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG