Ensaios

Audiovisual em rede

Derivas conceituais

Juliana Freire Gutmann

Compartilhe:

Este livro é resultado de reflexões realizadas com pesquisadoras e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e do Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), da Universidade Federal da Bahia. Destaco a interlocução proveitosa com o Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias (LabCult), da Universidade Federal Fluminense.

Meu olhar para o fenômeno está fincado no terreno de enlaces  entre a comunicação e a cultura, com interesse nas materialidades audiovisuais pela ênfase na perspectiva recepcional da experiência humana. Não me refiro aos estudos de recepção, mas à abordagem  das formas audiovisuais a partir de suas gramáticas de uso e de ação, que têm relação com sensibilidades/sensorialidades e identidades. Essa demarcação consciente é aberta e se dispõe a diálogos possíveis, tanto com pesquisas da área específica da cultura digital (que inclui, por exemplo, os estudos de plataforma, de algoritmos, procedimentos de datificação, e que também se destaca por outras abordagens sobre a noção de materialidades), quanto com estudos de cinema e audiovisual, seja a corrente mais interessada nas análises textuais ou na narrativa, seja os estudos de representação. É também disposta a interações com pesquisas do campo das lógicas produtivas, seja pela via das sociologias de produção, das indústrias criativas, seja pela ênfase mais específica nos aspectos econômicos e políticos dessa ecologia audiovisual.

Juliana Freire Gutmann é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Mãe de Alice e Tom, é doutora em Comunicação e Cultura pela UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e integra o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Tem passagens profissionais pela MTV Brasil, Canal Futura e TV Bahia. Desenvolve pesquisas, principal-mente, nas seguintes temáticas: materialidades e linguagens do audiovisual; cultura pop; estudos culturais; estudos de performances; cultura audiovisual em contexto digital; televisão e novas ecologias do televisivo.

Título: Audiovisual em rede: derivas conceituais

Autora: Juliana Freire Gutmann

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Formato: PDF

Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader

Modo de acesso: World Wide Web

ISBN 978-65-86963-29-8

Capítulo 1: Onde começa o início?
Capítulo 2: Sobre entorno tecnocomunicativo
Capítulo 3: O flop da “mídia” (Repostando Lawrence Grossberg)
Capítulo 4: Sobre mediação em Grossberg feat Martín-Barbero
Capítulo 5: Materialidades audiovisuais (mediação das tecnicidades)
Capítulo 6: Audiovisual em rede e a noção de vetor
Capítulo 7: Performance: dimensão de apreensão do audiovisual em rede

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022