Ensaios

Audiovisual em rede

Derivas conceituais

Juliana Freire Gutmann

Este livro é resultado de reflexões realizadas com pesquisadoras e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e do Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), da Universidade Federal da Bahia. Destaco a interlocução proveitosa com o Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias (LabCult), da Universidade Federal Fluminense.

Meu olhar para o fenômeno está fincado no terreno de enlaces  entre a comunicação e a cultura, com interesse nas materialidades audiovisuais pela ênfase na perspectiva recepcional da experiência humana. Não me refiro aos estudos de recepção, mas à abordagem  das formas audiovisuais a partir de suas gramáticas de uso e de ação, que têm relação com sensibilidades/sensorialidades e identidades. Essa demarcação consciente é aberta e se dispõe a diálogos possíveis, tanto com pesquisas da área específica da cultura digital (que inclui, por exemplo, os estudos de plataforma, de algoritmos, procedimentos de datificação, e que também se destaca por outras abordagens sobre a noção de materialidades), quanto com estudos de cinema e audiovisual, seja a corrente mais interessada nas análises textuais ou na narrativa, seja os estudos de representação. É também disposta a interações com pesquisas do campo das lógicas produtivas, seja pela via das sociologias de produção, das indústrias criativas, seja pela ênfase mais específica nos aspectos econômicos e políticos dessa ecologia audiovisual.

Capítulo 1: Onde começa o início?
Capítulo 2: Sobre entorno tecnocomunicativo
Capítulo 3: O flop da “mídia” (Repostando Lawrence Grossberg)
Capítulo 4: Sobre mediação em Grossberg feat Martín-Barbero
Capítulo 5: Materialidades audiovisuais (mediação das tecnicidades)
Capítulo 6: Audiovisual em rede e a noção de vetor
Capítulo 7: Performance: dimensão de apreensão do audiovisual em rede

Juliana Freire Gutmann é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Mãe de Alice e Tom, é doutora em Comunicação e Cultura pela UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e integra o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Tem passagens profissionais pela MTV Brasil, Canal Futura e TV Bahia. Desenvolve pesquisas, principal-mente, nas seguintes temáticas: materialidades e linguagens do audiovisual; cultura pop; estudos culturais; estudos de performances; cultura audiovisual em contexto digital; televisão e novas ecologias do televisivo.

Título: Audiovisual em rede: derivas conceituais

Autora: Juliana Freire Gutmann

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Formato: PDF

Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader

Modo de acesso: World Wide Web

ISBN 978-65-86963-29-8

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG