Trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação
Vera Veiga França
Bruno G. Martins
André Melo Mendes
Para celebrar os 20 anos de trabalho do GRIS, Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade, vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, publicamos este livro, que se encontra dividido em duas partes. Inicialmente, na primeira parte, nos dedicamos a apresentar uma síntese dos 20 anos da trajetória do nosso grupo de pesquisa, assim como uma caracterização mais específica dos cinco núcleos que revelam sua organização atual. Temos então um texto para cada um dos núcleos: GRISpop (Interações Midiáticas e Práticas Culturais Contemporâneas), GRISpress (Culturas do Impresso), GRISorg (Interações em Práticas e Processos Organizacionais), GRISsom (Ruídos, sonoridades e canções) e GRISpub (Publicidade, Mídia e Consumo). Na segunda parte do livro, apresentamos, sob a forma de verbetes, em ordem alfabética, alguns conceitos que têm conduzido as pesquisas realizadas pelo grupo.
A ideia dos verbetes surgiu como uma demanda interna. Ao longo dos anos, pesquisadores vão se revezando no GRIS – diversos estudantes, em diferentes níveis (iniciação científica, mestrado e doutorado), têm passado pelo grupo, desenvolvido suas pesquisas e partido; alguns professores se desvincularam do GRIS; inúmeros outros, que recentemente chegaram ao Departamento de Comunicação da UFMG, passaram a fazer parte de nossos quadros, criando novos grupos internos. Sentíamos falta de organizar e sistematizar nosso trajeto, nossas reflexões, enfim, o legado desses anos de discussão e trabalho. Apresentamos 18 conceitos de referência para o grupo: acontecimento, contemporâneo, cotidiano, cultura, discurso, dispositivo, enquadramento, experiência, identidade, instituição, interação, memória, mídia, narrativa, normas e valores, representação, sociabilidade e sujeito. Levou-se em consideração a nossa trajetória de pesquisa: não se trata apenas de uma compilação de termos importantes e atuais para a comunicação, mas de conceitos que têm sido utilizados – e também configurados – por nosso trabalho em artigos, teses, dissertações e monografias.
A execução do livro marcou um momento muito enriquecedor para o grupo e seguiu, fielmente, o caráter coletivo do GRIS. Estabelecemos um calendário de seminários temáticos, em que um/a pesquisador/a ou um grupo de pesquisadores/as ficou responsável por redigir um verbete específico. A redação inicial era então enviada para nossa lista de discussão digital e lida por todos os integrantes do grupo que se encontravam, em nossas reuniões das sextas-feiras, para discuti-lo. Os debates, ocorridos ao longo do biênio 2012-2013, proporcionavam o adensamento teórico do verbete e, ao mesmo tempo, seu aprimoramento, de acordo com a dinâmica de leitura coletiva.
INTRODUÇÃO
PARTE 1 – TRAJETÓRIA E ESTRUTURA
1. GRIS: criação, funcionamento e primeiros projetos
2. GRISpop – Interações Midiáticas e Práticas Culturais Contemporâneas
3. GRISpress – Culturas do Impresso
4. GRISorg – Interações em Práticas e Processos Organizacionais
5. GRISsom – Ruídos, sonoridades e canções
6. GRISpub – Publicidade, Mídia e Consumo
PARTE 2 – CONCEITOS DE REFERÊNCIA
1. Acontecimento
2. Contemporâneo
3. Cotidiano
4. Cultura
5. Discurso
6. Dispositivo
7. Enquadramento
8. Experiência
9. Identidade
10. Instituição
11. Interação
12. Memória
13. Mídia
14. Narrativa
15. Normas e valores
16. Representação
17. Sociabilidade
18. Sujeito
PARTE 3 – APÊNDICE
Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações, Teses e Pós-Doutorado
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG; fundadora e pesquisadora do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG).
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1995. Atuou por 10 anos como diretor de arte e designer gráfico. Mestre em Comunicação pela UFMG, doutor em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade” pela PUC-Rio. É professor no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.
Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Comunicação Social pela UFMG (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Literatura Comparada pela UFMG.
Título: Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS): trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação
Organizadores: Vera Veiga França, Bruno Guimarães Martins e André Melo Mendes
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2014
Edição: 1ª
Número de páginas: 258
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-59-9
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG