Olhares Transversais

Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS)

Trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação

Vera Veiga França
Bruno G. Martins
André Melo Mendes

Para celebrar os 20 anos de trabalho do GRIS, Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade, vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, publicamos este livro, que se encontra dividido em duas partes. Inicialmente, na primeira parte, nos dedicamos a apresentar uma síntese dos 20 anos da trajetória do nosso grupo de pesquisa, assim como uma caracterização mais específica dos cinco núcleos que revelam sua organização atual. Temos então um texto para cada um dos núcleos: GRISpop (Interações Midiáticas e Práticas Culturais Contemporâneas), GRISpress (Culturas do Impresso),  GRISorg (Interações em Práticas e Processos Organizacionais), GRISsom (Ruídos, sonoridades e canções) e GRISpub (Publicidade, Mídia e Consumo). Na segunda parte do livro, apresentamos, sob a forma de verbetes, em ordem alfabética, alguns conceitos que têm conduzido as pesquisas realizadas pelo grupo.

A ideia dos verbetes surgiu como uma demanda interna. Ao longo dos anos, pesquisadores vão se revezando no GRIS – diversos estudantes, em diferentes níveis (iniciação científica, mestrado e doutorado), têm passado pelo grupo, desenvolvido suas pesquisas  e partido; alguns professores se desvincularam do GRIS; inúmeros outros, que recentemente chegaram ao Departamento de Comunicação da UFMG, passaram a fazer parte de nossos quadros, criando novos grupos internos. Sentíamos falta de organizar e sistematizar nosso trajeto, nossas reflexões, enfim, o legado desses anos de discussão e trabalho. Apresentamos 18 conceitos de referência para o grupo: acontecimento, contemporâneo, cotidiano, cultura, discurso, dispositivo, enquadramento, experiência, identidade, instituição, interação, memória, mídia, narrativa, normas e valores, representação, sociabilidade e sujeito. Levou-se em consideração a nossa trajetória de pesquisa: não se trata apenas de uma compilação de termos importantes e atuais para a comunicação, mas de conceitos que têm sido utilizados – e também configurados – por nosso trabalho em artigos, teses, dissertações e monografias.

A execução do livro marcou um momento muito enriquecedor para o grupo e seguiu, fielmente, o caráter coletivo do GRIS. Estabelecemos um calendário de seminários temáticos, em que um/a pesquisador/a ou um grupo de pesquisadores/as ficou  responsável por redigir um verbete específico. A redação inicial era então enviada para nossa lista de discussão digital e lida por todos os integrantes do grupo que se encontravam, em nossas reuniões das sextas-feiras, para discuti-lo. Os debates, ocorridos ao longo do biênio 2012-2013, proporcionavam o adensamento teórico do verbete e, ao mesmo tempo, seu aprimoramento, de acordo com a dinâmica de leitura coletiva.

INTRODUÇÃO

Lígia Lana e Paula Guimarães Simões

 

PARTE 1 – TRAJETÓRIA E ESTRUTURA

1. GRIS: criação, funcionamento e primeiros projetos

Vera Veiga França

2. GRISpop – Interações Midiáticas e Práticas Culturais Contemporâneas

Vera Veiga França, Lígia Lana e Paula Guimarães Simões

3. GRISpress – Culturas do Impresso

Elton Antunes e Paulo Bernardo Ferreira Vaz

4. GRISorg – Interações em Práticas e Processos Organizacionais

Ângela Salgueiro Marques e Márcio Simeone Henriques

5. GRISsom – Ruídos, sonoridades e canções

Nísio Teixeira e Graziela Melo Vianna

6. GRISpub – Publicidade, Mídia e Consumo

Laura Guimarães Corrêa

 

PARTE 2 – CONCEITOS DE REFERÊNCIA

1. Acontecimento

Renné Oliveira França

2. Contemporâneo

Vera Veiga França, Bruno Guimarães Martins e André Melo Mendes

3. Cotidiano

Beatriz Bretas e Ricardo Duarte

4. Cultura

Vera Veiga França, Márcio Gonçalves, Fernanda Miranda e Luciana de Oliveira

5. Discurso

Carlos Jáuregui e Vanrochris Vieira

6. Dispositivo

Geane Alzamora e Terezinha Silva

7. Enquadramento

Vera Veiga França, Terezinha Silva e Frances Vaz

8. Experiência

Lígia Lana, Bruno Guimarães Martins, Tiago Barcelos P. Salgado e Fabrício José N. da Silveira

9. Identidade

André Melo Mendes, Fabrício José N. da Silveira e Frederico de Mello B. Tavares

10. Instituição

Raquel Dornelas, Marta Maia e Fabíola Souza

11. Interação

Vera Veiga França e Paula Guimarães Simões

12. Memória

Renné França, Nísio Teixeira e Graziela Mello Vianna

13. Mídia

Geane Carvalho Alzamora e Tiago Barcelos P. Salgado

14. Narrativa

Elton Antunes

15. Normas e valores

Tamires Coêlho e Laura Guimarães Corrêa

16. Representação

Laura Guimarães Corrêa e Fabrício José N. da Silveira

17. Sociabilidade

Vera Veiga França

18. Sujeito

Ângela Salgueiro Marques

 

PARTE 3 – APÊNDICE

Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações, Teses e Pós-Doutorado

Vera Veiga França

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG; fundadora e pesquisadora do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG).

Bruno Guimarães Martins

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1995. Atuou por 10 anos como diretor de arte e designer gráfico. Mestre em Comunicação pela UFMG, doutor em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade” pela PUC-Rio. É professor no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

André Melo Mendes

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Comunicação Social pela UFMG (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Literatura Comparada pela UFMG.

Título: Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS): trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação

Organizadores: Vera Veiga França, Bruno Guimarães Martins e André Melo Mendes

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2014

Edição: 1ª

Número de páginas: 258

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-59-9

Palavras-chave: comunicação;gris;história;

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG