Olimpíadas Rio 2016

Mídia, política, humor

Joana Ziller
Carlos d’Andrea
(organizadores)

Coleção: Olhares Transversais Palavras-chave: , ,
O acesso e a leitura deste livro estão condicionados ao aceite dos termos de uso do Selo do PPGCOM/UFMG.

Descrição

Os doze artigos que compõem esta coletânea são fruto de mais de um ano de trabalho de 21 pesquisadores vinculados ao Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) e de parceiros. Nesse sentido, a presente obra coletiva é fruto de um importante esforço teórico-metodológico de pesquisadores que, em comum, identificaram no megaevento realizado no Rio uma oportunidade singular de, ao mesmo tempo, observar e melhor compreender as dinâmicas midiáticas e as tensões político-sociais contemporâneas.

Joana Ziller

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e de seu Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pesquisadora do Gel – Grupo de Estudos em Lesbianidades e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, ambos da UFMG.

Carlos d’Andréa

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisador visitante na Universidade de Amsterdam, na Holanda (2017-2018, com bolsa CAPES de pós-doutorado no exterior). Pesquisador do R-est – estudos redes sociotécnicas.

Apresentação: Rio 2016 entre a política, as mídias e os megaeventos esportivos

Carlos d’Andréa, Joana Ziller

PARTE 1 – DINÂMICAS MIDIÁTICAS

Circulação intermídia de conteúdos via hashtag #Rio2016: conexões pelo Twitter e para além dele

Carlos d’Andréa, Tiago B. P. Salgado, Marco T. S. Guimarães

Tensionamentos políticos em torno de hashtags nas Olimpíadas 2016: a semiose de #cerimôniaabertura

Luciana Andrade Gomes Bicalho, Geane Carvalho Alzamora

A “rádio das Olimpíadas” nas redes sociais: espalhamento e noticibialidade na cobertura da Rádio Itatiaia

Debora Cristina Lopez, Marcelo Freire, Luana Viana, Matheus Maritan

Olimpíadas dos memes: produção de sentido na Rio 2016

Amanda Chevtchouk Jurno, Polyana Inácio R. Silva, Leonardo Melgaço

PARTE 2 – GÊNERO, CORPO, SEXUALIDADE

Somos todos paralímpicos? Transversalidades entre corpos biocibernéticos e pós-humanos em redes sociais online

Sônia Caldas Pessoa, Camila Maciel C. Alves Mantovani, Verônica Soares Costa

A mulher na cobertura da ESPNW: posicionamento editorial e reverberação em redes sociais

Marcelo Freire, Debora Cristina Lopez, Luana Viana, Matheus Maritan

Keep playing #likeagirl: fluxos mercadológicos, institucionais e políticos no discurso da igualdade de gênero por meio do esporte

Vanessa Cardozo Brandão

O otimismo fora do armário: a cobertura de questões LGBT na Rio 2016

Roberto Alves Reis, Joana Ziller

PARTE 3 – CONTROVÉRSIAS SOCIOPOLÍTICAS E VISIBILIDADES

#Rio2016: curvas de visibilidade, tensões e disputas no desvelamento do hiperdispositivo olímpico

Lorena Tárcia

Terrorismo e Olimpíadas Rio 2016: quem são os “terroristas” no Twitter?

Roberta Firmino da Silva, Carlos d’Andréa

Fora Temer Vaza Véi: táticas contra a censura Olímpica no Brasil

Joana Ziller, Regina Helena Alves da Silva, Daniel Felipe Emergente Loiola

Controvérsias e repercussões midiáticas nos Jogos Olímpicos Rio: o caso Ryan Lochte

Maria Aparecida Moura

TítuloOlimpíadas Rio 2016: mídia, política, humor

OrganizadoresJoana Ziller e Carlos d’Andréa

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2017

Edição: 1ª

Número de páginas: 265

Formato: PDF

ISBN978-85-62707-99-5