Celebridades no Século XXI, vol. 2

Diversos perfis, diferentes apelos

Vera França
Paula Simões
Denise Prado
(Organizadoras)

Descrição

As celebridades estão relacionadas ao contexto em que emergem. Elas evocam valores sociais, são termômetros do estado de espírito, da moral e das ideologias de um certo tempo e espaço. Como ocupam lugar central nos acontecimentos, as celebridades podem revelar aspectos que marcam nossa existência hoje. Neste livro, a Rede Interinstitucional de Acontecimentos de Figuras Públicas, que reúne pesquisadoras e pesquisadores de 10 universidades brasileiras, apresenta estudos de casos e reflexões plurais que permitem pensar a celebridade a partir de perspectivas que trazem, em comum, um olhar crítico a respeito dos fenômenos da fama e da mídia. Todos os trabalhos são pautados pela busca da compreensão da vida social, dos sentidos, das razões e das fantasias que orientam os indivíduos no mundo.

Vera França é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e Pesquisadora 1-B do CNPq. É fundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG), coordenadora do Grislab (Laboratório de análise de acontecimentos) e do Radar de Celebridades.

Paula Simões é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG). É coordenadora do projeto Observatório de Celebridades: emergência, ação e permanência dos famosos no contexto brasileiro.

Denise Prado é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua no Curso de Graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É uma das líderes do GIRO – Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (UFOP/CNPq).

Prefácio
Lígia Lana

Apresentação
Vera França, Paula Simões, Denise Prado

Dimensões conceituais
Capítulo 1
Perfis, atuação e formas de inserção dos famosos
Vera França, Paula Simões

Capítulo 2
A abordagem intertextual no estudo de celebridades: aspectos
teórico-metodológicos
Marcio Serelle

A fama e as representações do mundo rural
Capítulo 3
Personagens locais e celebridade midiática: tipos sociais e
valores nas experiências do religioso e do rural
Ricardo Duarte

Capítulo 4
Tradição e modernidade: representações do vaqueiro na mídia
Lívia Barroso

Capítulo 5
Roteiro do ensaio audiovisual científico: mundo rural e o cultivo do agropolítico no Brasil – a semente de Mato Grosso
Pedro Oliveira

Figuras públicas femininas e infantis
Capítulo 6
Feministas e famosas: notas sobre o sujeito do feminismo a
partir de personalidades públicas brasileiras
Rayza Sarmento

Capítulo 7
Corpos visíveis e ativismo: o status quo de celebridades
na pauta do corpo feminino em Marie Claire
Michele Tavares

Capítulo 8
Youtubers mirins e as subjetividades infantis contemporâneas
Renata Tomaz

Célebres e famosos na cultura e na política
Capítulo 9
Personagens personalidades: heróis que revelam
(e vilões que desvelam) valores e anseios na contemporaneidade
Renné França

Capítulo 10
O Triunfo de Emicida – um rap em dois momentos
Denise Prado

Capítulo 11
Os escândalos políticos como propulsores da fama: a construção da notoriedade de Sérgio Moro no contexto da Lava Jato
Terezinha Silva

Capítulo 12
Um JK para colecionadores: reflexões sobre publicações
jornalísticas de uma biografia célebre
Frederico Tavares

Capítulo 13
O Meia Hora e a presença de Anitta
Rodrigo Portari

Sobre os autores

Título: Celebridades no século XXI, vol 2: diversos perfis, diferentes apelos

Organizadoras: Vera França, Paula Simões, Denise Prado

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Edição:

Número de páginas: 333

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-06-9