Pesquisar em contextos de exceção

Desafios da comunicação organizacional

Ângela Cristina Salgueiro Marques
Isaura Mourão Generoso
Ivone de Lourdes Oliveira
(Organizadoras)

O acesso e a leitura deste livro estão condicionados ao aceite dos termos de uso do Selo do PPGCOM/UFMG.

Descrição

O livro reúne reflexões de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de outros países sobre como a pandemia de Covid-19 impactou modos de pensar e fazer comunicação em contextos organizacionais. Os capítulos apontam para os desafios teórico-metodológicos da pesquisa em contextos de exceção, escritos a partir dos diálogos, intercâmbios e debates realizados em 2021 na edição remota do Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (SICO).

Em contextos de exceção, fica mais evidente como a pesquisa ganha corpo em um processo que se constitui no embate constante com regimes de controle e sujeição, sem necessariamente rompê-lo: o que há é uma constante articulação e rearticulação de forças, posições de sujeito e modos de existência, de maneira a questionar as hierarquias e a deslocar formas de visibilidade e legibilidade que impedem o aparecimento o reconhecimento de sujeitos e de suas demandas.

Ângela Cristina Salgueiro Marques é doutora em Comunicação Social pela UFMG. Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da UFMG, onde leciona também na pós-graduação. Realizou, em 2008, pós-doutorado junto ao Institut de la Communicatinons et des Médias, Université Stendhal/Grenoble 3. Integra os grupos de pesquisa MARGEM (UFMG); DIZ (UFV) e Grupo de Pesquisa Corpo, imagem e sociabilidade (UTP).

Isaura Mourão Generoso é professora Adjunta no Departamento de Comunicação Social da UFV. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Ganhadora do Prêmio Abrapcorp na categoria teses 2020. Faz parte do “Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder” (GCCOP) e do “Grupo de Pesquisa Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais” – Dialorg.

Ivone de Lourdes Oliveira é professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Minas. Líder do grupo de pesquisa Dialorg – Comunicação no Contexto Organizacional: aspectos teóricos e conceituais (PUC-Minas / CNPQ). Leciona no mestrado de comunicação social “Interações Midiáticas”. Pós-doutora pela Université de Toulouse – Paul Sabatier. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP (2010-2012).

Prefácio
Rennan Mafra e Rudimar Baldissera

Apresentação
Ângela Cristina Salgueiro Marques, Isaura Mourão Generoso e Ivone de Lourdes Oliveira

I. Diálogo com pesquisadores franceses e portugueses

Capítulo 1
Pandemia e mudanças nas organizações: migrações de conceitos e práticas
Jacques Bonnet

Capítulo 2
Os campos comunicacionais das organizações
Gino Gramaccia

Capítulo 3
Repensar as relações de trabalho no contexto da pandemia de Covid-19: articulações entre provações individuais e experiências criadoras do comum
Nicole D’Almeida

Capítulo 4
A pesquisa como transformação no centro da crise: épreuves pandêmicas
Jean-Luc Moriceau

Capítulo 5
A Comunicação Organizacional Estratégica: uma reflexão aplicada ao Transmédia
José Gabriel Andrade

II – Debates nos Grupos de Trabalho

Capítulo 6
O tecer de uma rede: a Periferia Viva enquanto comunicação estratégica
Ives Teixeira Souza, Laura Nayara Pimenta e Nathália Freitas Vargens

Capítulo 7
As marcas na perspectiva da reputação sensível: uma abordagem sobre a Natura.com
Denise Pagnussatt, Glória Rückert Jungkenn e Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Capítulo 8
Potencialidades do “Contrato Comunicativo Interseccional” na análise da campanha governamental Tudo Tem Seu Tempo
Isabella Szabor Machado Mustafé e Tamires Ferreira Coêlho

Capítulo 9
Trabalho sexual de plataforma e precariedade: uma análise de interações no Reddit entre criadoras de conteúdo pornográfico do Onlyfans
Maria Julia Alencastro Veiga e Gabriela Machado Ramos de Almeida

Capítulo 10
Formas organizativas contemporâneas na internet: Slam Akewí e afetos da/na atuação online durante a pandemia de Covid-19
Déborah Médice Silva e Rennan Lanna Martins Mafra

Capítulo 11
Características da produção científica sobre risco e crise na perspectiva da comunicação: aspectos da iniciação científica e o futuro do campo
Ana Karin Nunes, Rosângela Florczak de Oliveira e Paula Triches

Capítulo 12
O ambiente de trabalho e suas emoções aderentes
Dôuglas Aparecido Ferreira

Sobre as autoras e os autores

P

Título: Pesquisar em contextos de exceção: desafios da Comunicação Organizacional

Organizadores: Ângela Cristina Salgueiro Marques, Isaura Mourão Generoso e Ivone de Lourdes Oliveira

Editora: Fafich/ Selo Editorial PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2023

Edição: 1ª

Páginas: 242

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-67-0

Como citar (ABNT 2): 

MARQUES, Ângela Salgueiro; GENEROSO, Isaura Mourão; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Pesquisar em contextos de exceção: desafios da Comunicação Organizacional. Belo Horizonte: FAFICH/PPGCOM/UFMG, 2023, 242 p.