Sous le ciel de Paris

A presença da canção francesa no Brasil

Heloísa de A. Duarte Valente
Raphael F. Lopes Farias
(Organizadores)

Coleção: Olhares Transversais Palavras-chave: , ,
O acesso e a leitura deste livro estão condicionados ao aceite dos termos de uso do Selo do PPGCOM/UFMG.

Descrição

O livro organizado por Heloísa de A. Duarte Valente e Raphael F. Lopes Farias procura mostrar como a canção Sous le Ciel de Paris, imortalizada por Édith Piaf, é o espelho em que estudiosos, professores e pesquisadores se miram para compor um amálgama de princípios e conceitos comunicacionais e estéticos, materializados sob a forma de estudos, artigos e entendimentos sobre as canções de origem francesa. Tendo em vista o percurso histórico do estatuto literomusical das canções, o livro valida o intuito de conceder à canção o papel preenchedor de interstícios entre música e literatura, ainda que metaforicamente. Para isso, contribuem a criatividade, a sensibilidade e a competência de autoras e autores desses textos sobre canções com filiação nos territórios postos sob o céu de Paris e da França, mas que fazem vibrar a corrente de energia, de valores, de emoções e de sentimentos que pulsam em seres humanos de todo o planeta.

Heloísa de A. Duarte Valente é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela (PUC-SP), com pós-doutoramento em Cinema, Rádio e Televisão (ECA-USP). Professora titular do Programa de Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista- UNIP tem, como principais linhas de investigação a semiótica musical e estudos interdisciplinares nos campos da música, comunicação e semiótica da cultura e da mídia. Tem uma dezena de livros publicados. Fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e editora-chefe da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia. Contatos: musimid@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/371838235766183

Raphael F. Lopes Farias é doutor e mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista, Licenciado em Música e Bacharel em Comunicação Social. Professor na Licenciatura em Música na UniCesumar. Estudou piano clássico e atuou no ensino básico e técnico de música. Pesquisador junto ao MusiMid (UNIP) e ao ContemporArte (UFMT), tem se dedicado principalmente à pesquisa da “canção das mídias” no Brasil, especialmente nas décadas de 1940, 1950 e 1960, e suas relações com a cultura midiática. Contato: rapharias20@gmail.com

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1948181957888649

Sobre o Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid)

Prefácio Um intermezzo no binômio música/literatura Bernadette Lyra

Avant-propos Une certaine vision de la France qui chante Didier Francfort

Apresentação Sous le ciel de Paris…A canção francesa no Brasil Heloísa de A. Duarte Valente

A presença francesa no Brasil Que reste-t-il de nos amours? Memória da canção francesa no Brasil Heloísa de A. Duarte Valente

A presença e influência da música francesa na estrutura do teatro musical contemporâneo Rafael Roso Righini

A música francesa se impõe no Brasil: Darius Milhaud e a hegemonia cultural da França durante a Primeira Guerra Lina Maria Ribeiro de Noronha

Letra e música Flanando com as músicas francesas mais populares no Brasil (1940 – 1970) Vanessa Ferreira de Oliveira

Entre pausas e notas intermitentes: memória e nomadismo da canção francesa na voz dos brasileiros Nancy Alves

Aspectos formais e estilísticos da canção francesa Marcos Julio Sergl

A canção francesa nas capas de discos Mater dolorosa: Édith Piaf e a representação da amargura em imagens Fedro Leal Fragoso

Charles Aznavour: O embaixador da canção francesa em imagens 247 Roberto Bispo dos Santos

A canção francesa no cinema e na televisão A canção francesa na história da telenovela brasileira (1960 – 1970) Márcia Carvalho

A canção francesa no cinema da Nouvelle Vague dos anos 1960 e para além Luíza Beatriz A. M. Alvim

Personalidades e canções O barquinho vai, ne me quitte pas… Maysa, entre bossas e chansons Raphael F. Lopes Farias

Três tempos de Tuca em Paris Ricardo Santhiago

Alouette: uma canção e seus signos audiovisuais Yuri Behr

Dos bolachões às plataformas digitais A canção francesa, em tempos de plataformas digitais Fernando Pedro de Moraes

Entrevista inédita Chansons d’amour… Gilbert Stein, sotaque francês no cancioneiro Marta de Oliveira Fonterrada

Sobre os autores e autoras

Título: Sous le Ciel de Paris: a presença da canção francesa no Brasil Organização: Heloísa de A. Duarte Valente, Raphael F. Lopes Farias Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG Ano de publicação: 2024 Edição: 1ª Páginas: 402 Formato: PDF ISBN: 978-65-85915-10-6 Como citar (ABNT 2): Farias, Raphael F. Lopes. Valente, Heloísa de A. Duarte. Sous le ciel de Paris [livro eletrônico]: a presença da canção francesa no Brasil. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2024, 402 p.