Descrição
O livro reúne uma seleção de ensaios inéditos e outros já publicados. São todos textos de cunho autobiográfico, trazendo lembranças e afetos do passado e do presente do autor, reconfigurados por uma escrita que habita o limiar entre o texto memorialístico e o texto acadêmico, assumindo feições híbridas que dão ancoragem a uma análise pessoal e cultural de certos processos históricos, discursivos e materiais da produção da diferença, sobretudo no que diz respeito aos enunciados de gênero, sexualidade e classe social. Além da “escrita de si”, que permeia todo o livro, outras linhas que conectam esses textos são oriundas de um debate mais particular em torno do consumo cultural, da experiência estética e do giro afetivo/temporal no bojo dos estudos queer, uma triangulação teórica ainda pouco explorada nos debates acadêmicos brasileiros.
Dieison Marconi é professor e pesquisador do Instituto de História da Arte (IHA), Faculdade de Ciências sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), onde é membro do grupo de investigação Estudos da Arte Contemporânea. Doutor em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil), na linha de pesquisa Cultura, Política e Significação. Durante o curso de doutorado, realizou um período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM, Espanha) junto ao Grupo de Pesquisa em Género, Estética y Cultura Audiovisual (GECA -UCM). Possui mestrado em Comunicação e bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Brasil). Possui, ainda, dois pós-doutorados: um pelo Programa e Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP (Brasil) e outro pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estéticas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). Durante o pós-doutorado na UFRJ, realizou projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) na modalidade de Bolsa Pós-Doutorado Nota 10 (PDR10). Como professor e pesquisador, dedica-se às epistemologias queer e aos estudos de gênero e sexualidade em conexão com os estudos das artes modernas e contemporâneas, cultura visual e experiência estética, estética e política, cinema e audiovisual. Também é autor do livro Ensaios sobre autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo (2021) publicado pelo Selo Editorial PPGCOM-UFMG. Email: dieisonmarconi@gmail.com
Prefácio
Preâmbulo de um itinerário
A escrita de si como alegria trágica
As memórias de um smalltown boy e o elogio do cosmopolitismo do pobre
Carta de uma criança queer para outra criança queer: percursos espectatoriais desviantes na infância
Carta ao rapaz que me amou, carta ao rapaz que eu amei: experiência estética e desencontro amoroso
Cumplicidades sinuosas entre mães e filhos gays
O exílio sexual assombrado dos rapazes mais tristes do mundo: uma carta a Édouard Louis
Menino-peixe com o oceano inteiro para nadar
Notas
Referências
Título: As memórias de um smalltown boy: cartas e ensaios em trânsito
Autoria: Dieison Marconi
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2025
Edição: 1ª
Páginas: 168
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-15-22-9
Como citar (ABNT 2): Marconi, Dieison. As memórias de um smalltown boy [livro eletrônico]: cartas e ensaios em trânsito. Belo Horizonte, MG: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2025, 168p.