Descrição
O livro reúne experimentações e reflexões rebeldes sobre as imagens e os imaginários. Os trabalhos foram apresentados oralmente no VII Colóquio Discente Diálogos e Convergências: Rebeldia como prática da (im)possibilidade, realizado em agosto de 2024 na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, e ganham aqui suas formas escritas. As discussões do evento foram transformadas em capítulos pelos pesquisadores que assim desejaram.
Fernanda Shelda de Andrade Melo é doutoranda e mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, ligada à linha de Comunicação, Territorialidade e Vulnerabilidades. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Ives Teixeira Souza é doutorando, mestre e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Millena Ohana Santos da Silva Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Millena Ohana Santos da Silva é mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Nayara Luiza de Souza é doutoranda e mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Textualidades Midiáticas. Pós-graduada em Gestão de Marketing pela PUC-Minas e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa.
Prefácio
Nossas escolhas
Elionice Conceição Sacramento e Kleyne Janne Costa de Souza
Apresentação
Fernanda Shelda de Andrade Melo, Ives Teixeira Souza, Millena Ohana Santos da Silva e Nayara Luiza de Souza
Capítulo 1
Saber de onde venho, para fabular onde vou – Notas sobre o quintal
Déborah Médice Silva
Capítulo 2
Ver juntos e fabular com os arquivos
Mariana Falcão Duarte
Capítulo 3
Manifesto dos Fracassados: reinventando os laços de parentesco
Deivid Carlos de Oliveira
Capítulo 4
A “quebra do regime das imagens” e a utilização de arquivos policiais na contranarrativa de Mato Seco em Chamas
Maria Carolina Oliva Freire Pereira
Capítulo 5
De topinho e minissaia: o rap de mulheres negras como ferramenta de subversão às imagens de controle
Maria Fernanda de Oliveira Ruas
Capítulo 6
Imagens de controle nas existências viadas: elaborações conceituais a partir da teoria crítica interseccional
Pedro Augusto Pereira
Capítulo 7
Deus é Travesti: tensionamento ao dispositivo racista e cissexista e processos de subjetivação política na palavra cantada de negras travestis
Abraão Filipe Marques de Oliveira
Sobre as pessoas autoras
Sobre as pessoas organizadoras
Título: Políticas do olhar: experimentações insurgentes
Organização: Fernanda Shelda de Andrade Melo, Ives Teixeira Souza, Millena Ohana Santos da Silva e Nayara Luiza de Souza.
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2025
Edição: 1ª
Páginas: 148
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-34-2
DOI: https://doi.org/10.64275/sl21jl25
Como citar (ABNT 2): Melo, Fernanda Shelda de Andrade; Souza, Ives Teixeira; Silva, Millena Ohana Santos da; Souza, Nayara Luiza de. Políticas do olhar [livro eletrônico]: experimentações insurgentes. Belo Horizonte, MG: FAFICH/Selo PPGCOM/UFMG, 2025, 160 p.
