Projetos multiplataforma

Planejamento estratégico de marketing e comunicação digital

Tiago Barcelos Pereira Salgado
Juliana Lopes de Almeida Souza

Descrição

O livro busca sistematizar a proposta de construção de um projeto em múltiplas plataformas, com uma abordagem abrangente, didática e acessível, na medida em que se utiliza de estratégias multicanais e modelos de negócios no contexto contemporâneo. O trabalho busca sanar a lacuna teórica e metodológica de conteúdos que tratam do digital no idioma português, tendo em vista uma variedade de sites especializados sobre marketing digital, indicadores de performance (KPIs), modelos de negócios e plataformas online disponíveis, sobretudo, no idioma inglês.

Tiago Salgado é doutor e mestre em Comunicação pela UFMG, com estágio doutoral na EHESS (Paris, França). Possui pós-doutorado em Comunicação pela PUC Minas. É professor de cursos de graduação e Pós-Graduação em Belo Horizonte (UNA e PUC Minas) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Digital (stricto sensu) do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília. Leciona a disciplina “Projetos Multiplataforma” e conta com experiência docente e temas como publicidade digital, planejamento de campanha publicitária, métodos digitais, análise de dados, marketing entre outros. Soma-se à docência a experiência prática em agências de publicidade e propaganda em Belo Horizonte nas áreas de criação, planejamento e mídia, bem como publicações em periódicos qualificados sobre os temas.

Juliana Lopes é doutora em Comunicação pela UFMG e mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Pós-graduada em Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). É professora em cursos de graduação nas áreas de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo (UNA, UNIBH, PUC Minas). É professora na Pós-Graduação dos cursos de Comunicação na Ânima. Leciona a disciplina “Projetos Multiplataforma”, “Produção de Conteúdo em Multiplataforma”, entre outras no contexto do marketing digital. Tem experiência no mercado como redatora, copywriter, mídia e planejamento de campanhas, em diversos ambientes midiáticos. É produtora de conteúdo e consultora na área do Marketing Digital, prestando serviço para empresas de diferentes segmentos.

Introdução

Capítulo 1 Plataformas online e estratégias multicanal

Capítulo 2 Modelos de negócios

Capítulo 3 Modelos de marketing

Capítulo 4 Construção do projeto multiplataforma

Notas

Título: Projetos Multiplataforma: planejamento estratégico de marketing e comunicação digital
Organização: Tiago Barcelos Pereira Salgado e Juliana Lopes de Almeida Souza
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2025
Edição:
Páginas: 136
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-24-3
DOI: https://doi.org/10.64275/02ts09js
Como citar (ABNT 2): Salgado, Tiago Barcelos Pereira; Souza, Juliana Lopes de Almeida. Projetos Multiplataforma [livro eletrônico]: planejamento estratégico de marketing e comunicação digital. Belo Horizonte, MG: FAFICH/Selo PPGCOM/UFMG, 2025, 136 p.