Descrição
O livro sintetiza, articula e apresenta o pensamento de autores estrangeiros fundamentais, alguns deles nunca publicados em português, com as reflexões incisivas e pertinentes da autora, em língua portuguesa, sobre estudos de música – e de trilhas sonora em geral, pensando na expressão de modo mais abrangente, como o conjunto completo de sons presentes nas obras cinematográficas. Há uma predominância do cinema norte-americano, francês e brasileiro, que se dá tanto por causa da maior disponibilidade de materiais dessas cinematografias quanto por minhas pesquisas de cinema francês e brasileiro, além de um posicionamento político de dar visibilidade a este último.
Luíza Alvim é doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período sanduíche na Universidade Paris 3 (sob orientação de Michel Chion) e doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Comunicação Social (habilitações Jornalismo e Cinema), também pela UFF. Tem pós-doutorados em Música pela UNIRIO e pela UFRJ. Foi professora substituta da Escola de Comunicação da UFRJ em duas ocasiões e do departamento de Cinema e Audiovisual da UFF. É autora do livro A música no cinema de Robert Bresson e de diversos artigos no campo do som e da música no cinema. Membro dos conselhos da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) desde 2013 (com uma pequena interrupção de dois anos), esteve na equipe de coordenação do GP Cinema da Intercom de 2015 a 2024 e faz parte da comissão editorial da Rebeca-Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Atualmente, é pós-doutoranda da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa CNPq.
Apresentação
Prefácio Rodrigo Carreiro
Capítulo 1 Conceitos essenciais e métodos para a análise da música no cinema
Capítulo 2 A música no cinema silencioso: algumas práticas
Capítulo 3 A música na passagem do cinema silencioso para o cinema sonoro
Capítulo 4 A música no cinema clássico narrativo: o modelo de Max Steiner
Capítulo 5 O musical: o gênero em que a música se destaca
Capítulo 6 A música no cinema moderno europeu: o caso da Nouvelle Vague francesa
Capítulo 7 A música no cinema moderno brasileiro: o nacionalismo no Cinema Novo
Capítulo 8 A música no cinema da Nova Hollywood
Capítulo 9 A música no cinema contemporâneo
Palavras finais
Glossário
Referências
Obras audiovisuais citadas (em ordem alfabética)
Título: A música no cinema: aspectos históricos, teóricos e estéticos Autora: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG Ano de publicação: 2025 Edição: 1ª Páginas: 202 Formato: PDF ISBN: 978-65-85915-26-7 DOI: https://doi.org/10.64275/1510lbam Como citar (ABNT 2): Alvim, Luíza Beatriz Amorim Melo. A música no cinema [livro eletrônico]: aspectos históricos, teóricos e estéticos. Belo Horizonte, MG: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2025, 202 p.
