Descrição
O livro procura retomar, contra o senso comum e a tradição filosófica ocidental, a importância não somente das ideias, mas do que há de material na comunicação, perguntando se isso, na verdade, não é mais decisivo do que as mensagens que supostamente impulsionam a cultura. Organizado em três partes, o livro oferece um panorama acessível deste campo transdisciplinar: dos predecessores (Platão, Benjamin) aos teóricos centrais (McLuhan, Kittler, Gumbrecht, Flusser), chegando aos debates contemporâneos sobre arqueologias da mídia, materialidades sonoras, videogames e perspectivas pós-humanas.
Cássio de Borba Lucas é professor substituto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco-UFRJ). Pós-doutorando pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa CNPq/FAPERJ. Doutor em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e graduado pela mesma instituição. Tem pesquisas publicadas sobre semiótica, música, som, cinema e teorias da comunicação.
Karina Moritzen é doutoranda em Musicologia na Universität Oldenburg e doutoranda em Comunicação na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É autora de pesquisas sobre in-game concerts como espaços para a performance ludomusical, e a experimentação que gestou o hyperpop. É membra fundadora do coletivo oldengame, dedicado a introduzir os game studies na Universität Oldenburg e da ALLUM, Associação Latinoamericana de Ludomusicologia.
Apresentação
Questionando a materialidade das ideias
Cássio de Borba Lucas e Karina Moritzen
Questionamentos precursores
Capítulo 1
Platão contra e com a escrita: a primeira crítica da mídia e os meios como suplementos
Luis Felipe Abreu
Capítulo 2
A materialidade e as formas do sensível em Marx
Demétrio Rocha Pereira
Capítulo 3
A reprodutibilidade técnica e as materialidades da arte no pensamento de Walter Benjamin
João Fabricio Flores da Cunha
As materialidades centralizadas
Capítulo 4
O meio como mensagem, extensão e tradução na obra de McLuhan
Luiza Müller
Capítulo 5
A filosofia dos aparelhos de Vilém Flusser: programas e caixas-pretas no universo das imagens técnicas
Cássio de Borba Lucas
Capítulo 6
O a priori medial e as redes discursivas conforme Friedrich Kittler
André Corrêa da Silva de Araujo
Capítulo 7
Gumbrecht: a produção de presença e o campo não hermenêutico
Rafael Andrade
Abordagens críticas e temáticas
Capítulo 8
Des/Re/Escrevendo a história das mídias a partir das Arqueologias das Mídias
Marcio Telles
Capítulo 9
Materialidades da música
José Cláudio Siqueira Castanheira e Marcelo Bergamin Conter
Capítulo 10
Teoria Ator-Rede e as materialidades ludomusicológicas
Karina Moritzen
Capítulo 11
A (in)distinção entre natureza e cultura: materialidades pós-humanas, queer e trans
Taís Severo
Referências
Notas
Sobre as pessoas autoras
Título: Introdução às materialidades da Comunicação
Organização: Cássio de Borba Lucas e Karina Moritzen
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2025
Edição: 1ª
Páginas: 222
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-30-4
DOI: https://doi.org/10.64275/inmc1125
Como citar (ABNT 2):
Lucas, Cássio Borba; Moritzen, Karina. Introdução às materialidades da comunicação [livro eletrônico]. Belo Horizonte, MG: Fafich: Selo PPGCOM/UFMG, 2025, 222p.
