
Na última sexta-feira, dia 28 de março, como parte das ações de repúdio aos 61 anos do Golpe Civil Militar no Brasil, ocorreu o lançamento do livro “A Paixão de Tito: Memorabília – Cartas de uma retirância”, realizado no Instituto Helena Greco, localizado no Bairro Santa Tereza em Belo Horizonte. O evento reuniu um público expressivo e diverso, entre pessoas da sociedade civil, estudantes, militantes dos Direitos Humanos e lideranças de Movimentos Sociais.
A programação teve início com apresentação do espetáculo “A Paixão de Tito”, solo de Gabriel Castro Cavalcante, como dramaturgia e encenação do Prof. Juarez Guimarães Dias (Comunicação UFMG), ambos também autores da publicação, com participação especial da jovem atriz trans Malía Galvão, estudante de Publicidade e Propaganda da UFMG. A peça articula performance e ritual em memória de Frei Tito de Alencar Lima, cearense, militante, dominicano, preso, torturado e banido do país durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), realizada com a participação do público em cena, compartilhando o vinho, o pão e a palavra.
Na sequência, os autores apresentaram o livro digital “A Paixão de Tito: Memorabília – Cartas de uma retirância”, publicado pelo Selo PPGCOM UFMG, um registro documental, afetivo e poético da retirância do espetáculo pelas nove regionais de Belo Horizonte, entre 2023 e 2024, com apresentações gratuitas seguidas de rodas de conversa em territórios de luta e resistência, mas historicamente invisibilizados, como comunidades quilombolas, ocupações urbanas e pontos de cultura e fé.

A publicação reúne um memorial da criação do espetáculo, seus passos e itinerários e como se chegou ao projeto da retirância em Belo Horizonte, realizada como recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da capital mineira. Na segunda parte, encontram-se as cartas que o ator escreveu para cada um dos territórios visitados, como um gesto de retribuição pela recepção e acolhida das pessoas moradoras e lideranças, que chegam agora ao conhecimento delas e do público em geral. No livro, também são registradas informações, localizações no mapa e histórico de cada espaço, assim como registros fotográficos de cada sessão da peça.
O destaque do evento foi a presença de Luhh Dandara, uma das lideranças da Ocupação Dandara e do Espaço Aura da Luta, que realizou a leitura da carta destinada a ela no livro, compartilhando também com o público sua história na luta na Ocupação e a luta pelos direitos das mulheres, contra o feminicídio e as violências de gênero e sexuais.

O livro “A Paixão de Tito: Memorabília – Cartas de uma retirância”, de Gabriel Castro Cavalcante e Juarez Guimarães Dias, está disponível gratuitamente para baixar no site do Selo PPGCOM UFMG. Para conhecer mais o espetáculo “A Paixão de Tito” acesse o perfil no Instagram.