Descrição
O livro abriga textos de pesquisadoras e pesquisadores ligados ao grupo Poéticas da Experiência da UFMG, além de convidadas e convidados com trabalhos afins, na tentativa de elaborar a variedade de processos e formas que se criam no espaço entre estes dois termos. Esta edição ocupa assim o espaço de criação entre as experiências que têm na terra seu sentido e as imagens que, aquém ou além de representá-las, de uma forma ou de outra, as constituem. Se a experiência na terra é eivada de fabulações e ficções, são muito diversas e variadas as maneiras como os filmes vão participar delas, para recriá-las à sua maneira. Atentos a esse “entrelugar”, os textos são organizados em conjuntos, definidos pela relação dos filmes com as comunidades e com os espaços nos quais se realizam, sejam eles territórios rurais, ribeirinhos, quilombos, aldeias ou ocupações urbanas. Nesses conjuntos, os processos de feitura dos filmes, sua construção partilhada com aqueles a quem se dedicam e a inventividade formal que se resulta também são abordados.
André Brasil é professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais e integra o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação. Pesquisador do CNPq, participa do Grupo Poéticas da Experiência (CNPq/UFMG) e foi coeditor da revista Devires – Cinema e Humanidades, de 2012 a 2020. Compõe o grupo de docentes da Formação Transversal em Saberes Tradicionais na UFMG.
Claudia Mesquita é professora do curso de graduação e do programa de pós-graduação
em Comunicação Social da UFMG, onde integra os grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e Poéticas Femininas, Políticas Feministas. Pesquisadora do cinema brasileiro, com mestrado e doutorado na ECA-USP. Publicou, com Consuelo Lins, o livro Filmar o real – sobre o documentário brasileiro contemporâneo (Jorge Zahar, 2008), e organizou, com María Campaña Ramia, El otro cine de Eduardo Coutinho (2012), publicado no Equador.
Apresentação
Com Jorge Bodanzky
Ficcionalizar o real, perturbar as ficções do poder — O cinema de Jorge Bodanzky
André Brasil e Cláudia Mesquita
Nos confins da ditadura — Experimentação fílmica e crítica ao desenvolvimentismo no cinema de Jorge Bodanzky
Cláudia Mesquita
Contra o peso do metal: Jorge Bodanzky e o cinema nas lutas da floresta
Luís Flores
Adubar a terra exaurida
Retomadas, aragens e semeaduras: um olhar sobre a arte de Uyra Sodoma, Hariel Revignet e Sara Elton Panamby
Amália Coelho
Entra-se de surpresa no deserto
César Guimarães e Pedro Rena
As imagens no meio
Cuidar do cuidado: traços de uma política do cinema entre os Ye’kwana
José Cury
O cine-maniva do Rio Negro
Julia Bernstein
O tempo da terra nos filmes das cineastas indígenas brasileiras
Sophia Pinheiro
Percorrer a terra, rememorar
Mulheres fortes nos filmes Pirinop: Meu Primeiro Contato (2007), Virou Brasil (2019) E Nũhũ Yagmũ Yog Ham: Essa Terra É Nossa! (2020)
Elisa C. O. Rezende Quintero
Cantar a terra
Mariana De Lima
Lembrar é mover-se
Alessandra Brito
No tempo das águas
Anna Karina Bartolomeu
Os dentros [Dípticos]
Cyro Almeida
O olhar do sagrado
Marcos Donizetti
Fazer imagens, fazer cidade
“O processo é mediador, a linguagem é uma consequência”: modos de participação política das imagens em lutas sociais no Brasil
Aiano Bemfica, Cláudia Mesquita E Vinícius Andrade
Entre corridas e invenções: ocupações urbanas por meio de auto-encenações da juventude
Rafael Mello
Inventando territórios, fazendo cinema
Beatriz Furtado
A vida dos arquivos
O cinema e as barragens (anotações sobre a devolução das imagens)
André Brasil
Uma lagoa desse tamanho e um pouquinho de água assim
Fabio Rodrigues
Ficção, cena e arquivo: a greve canavieira de 1979 em Pernambuco
Marcela Barbosa Lins E Guilherme Figueredo Benzaquen
Sobre os autores
Título: Cinemas da Terra
Organização: André Brasil e Cláudia Mesquita
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2024
Edição: 1ª
Páginas: 418
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-15-1
Como citar (ABNT 2):
BRASIL, André; MESQUITA, Cláudia (Org.). Cinemas da Terra. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2024, 418 p.