Descrição
Nas últimas décadas, os estudos acerca da Comunicação Organizacional têm-se intensificado a partir de uma redefinição tanto teórica como prática do campo, que passou a adotar uma abordagem de maior complexidade, promovendo reflexões sobre os processos de comunicação nas e das organizações. Para compreender essa perspectiva, tais estudos buscam considerar os sujeitos individuais e coletivos em interação, bem como investir nos processos de circulação, construção e desconstrução de sentidos que ocorrem a partir do tensionamento entre interesses distintos e por vezes contraditórios. Percebemos, nessa perspectiva crítica, o fortalecimento e aprofundamento das discussões epistemológicas e metodológicas desse campo, que também pode ser compreendido como um campo de produção de saber, apreendido por meio de uma prática discursiva que reúne objetos, tipos de formulação, conceitos e escolhas teóricas, em constante relação de forças e, portanto, de poder.
Ângela Marques
Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutora e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais em Grenoble (França), onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias – Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur l’Amérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos.
Ivone de Lourdes Oliveira
Professora da PUC Minas. Pós-doutora pela Université de Toulouse – Paul Sabatier (2013). Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2002). Mestre em Ciências da Comunicação pela USP (1993). Graduada em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela PUC Minas (1978).
Fábia Lima
Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela PUC Minas, especialização em Gestão Estratégica de Marketing, mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas. Estuda temas relacionado às Relações Públicas, comunicação estratégica, planejamento, comunicação organizacional e discurso organizacional.
Daniel Reis
Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutor, mestre e bacharel em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela mesma instituição. Ganhador do Prêmio CAPES de Teses 2018 (Categoria Comunicação e Informação), do Grande Prêmio UFMG de Teses 2018 (categoria Ciências Humanas, Ciências Social Aplicadas e Linguística, Letras e Artes) e do Prêmio Abrapcorp na categoria Teses (2018) e Dissertação (2014). Pesquisador associado do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (Mobiliza – UFMG). Autor do livro Astroturfing: lógicas e dinâmicas de públicos simulados (Selo PPGCOM/UFMG), do Jogo das Relações Públicas e do portal Relações Públicas no Cinema.
Apresentação
Ângela Marques, Ivone Lourdes de Oliveira, Fábia Lima
PARTE 1 – MIDIATIZAÇÃO NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
A dinâmica das estratégias comunicacionais dos atores das instituições não midiáticas nos blogs corporativos
Elisangela Lasta
Comunicação organizacional em sociedades em processo de midiatização
Anice Bezri Pennini
Universidades federais no contexto da midiatização: estratégias de produção de conteúdo nas redes sociais virtuais
Pedro Augusto Farnese
Odebrecht, crise e os atores sociais: novas relações na sociedade em vias de midiatização
Noele Bolzan Duarte
Comunicação organizacional digital: dimensão metodológica da produção científica circulante no espaço de discussão da Abrapcorp
Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa, Cleusa Maria Andrade Scroferneker
As interações na “zona de contato” das organizações em um contexto de intensificação da midiatização
Fabiane Sgorla
PARTE 2 – COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
A mobilização da subjetividade do trabalhador como estratégia de comunicação nas organizações
Claudia Nociolini Rebechi
Comunicação e estratégia nas organizações: a soma das partes e o todo
Maria Eugênia Porém, Tainah Schuindt Ferrari Veras
Comunicação organizacional e relações de poder: o gestor no papel de auscultador na comunicação entre organizações e empregados
Cássia Aparecida Lopes da Silva, Rudimar Baldissera
Organizações sociais e comunicação: reflexões sobre o conhecimento, capital humano, liderança e estética
Pedro Augusto Farnese de Lima, Letícia Araújo, Mayra Regina Coimbra, Vanilda Gomes Cantarino de Magalhães, Vinícius Borges Gomes, Boanerges Balbino Lopes Filho
A implantação de projetos industriais como acontecimento da ordem hermenêutica: um estudo sobre a configuração de um duplo acontecimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Marlene Machado
PARTE 3 – PRÁTICAS DISCURSIVAS
As práticas narrativas nas organizações: uma abordagem discursiva
Elizabeth Moraes Gonçalves, Ronivaldo Moreira de Souza
Comunicação Organizacional e discurso: disputa de sentidos na fanpage da Samarco a partir da ruptura da barragem de Fundão em Mariana – MG 196
Dayana Cristina Barboza Carneiro
Organizações, publicidade e públicos: um estudo de caso de práticas discursivas nas redes sociais digitais
Letícia Alves Lins
As organizações e o discurso adotado em um processo de mudança de marca
Ana Carolina Borges
Comunicação e discurso mítico em um contexto de crise: a Odebrecht e a Operação Lava- Jato
Magno Vieira da Silva, Rudimar Baldissera
Morte, humor e estratégias de comunicação digital
Tamires Ferreira Coêlho, Marcelo Rodrigo da Silva
Articulações que fazem emergir a prática discursiva da comunicação organizacional
Isaura Mourão
PARTE 4 – COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Reflexões sobre os processos de comunicação pública entre os agentes implementadores de políticas públicas e os cidadãos no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Vale do Jequitinhonha
Laura Nayara Pimenta
A publicidade em diferentes processos de supervisão civil do poder público
Jessica Antunes Caldeira
Controvérsia científica como fator de engajamento público
Aline Bastos
Comunicação Pública e mobilização social no processo de impeachment de Dilma Rousseff
Fabiana Flores de Carvalho Galinari
Comunicação pública e o movimento de secundaristas: a construção de discursos em torno da reorganização escolar no Estado de SP
Francine Altheman
Comunicação pública, políticas públicas e juventude: análise do portal da juventude da prefeitura de São Paulo
Natália dos Santos Gonzáles, Alana Nogueira Volpato
PARTE 5 – RELAÇÕES DE PODER E MINORIAS
Ação Munduruku e o embate público acerca da construção de Belo Monte: formas de organização política indígena no Brasil vistas a partir de três acontecimentos midiáticos
Luciana de Oliveira, Flávia de Oliveira Reuter Ruas, Natália Martins Amaro
Coletivo “Neves na Fita”: sociabilidade e resistência no cenário urbano periférico
Ellen Joyce Marques Barros
Comunicação pública e alteridades: um olhar sobre a situação de rua no Projeto “Minha São Paulo”
Frederico Vieira
Legal! Eu nasci no Sofia: relatos online sobre parto humanizado em um hospital do SUS
Camilla Oliveira Luz Pinto, Rayza Sarmento
Interação, poder e o dialogismo para a gênese social da organização
Daniela de Oliveira Canin, Boanerges Balbino Lopes
O Coworking e as relações de trabalho na sociedade contemporânea: uma saída para o capitalismo
Marlene Branca Sólio
O mapeamento de públicos em Manzo Ngunzo Kaiango: apropriações subversivas das técnicas de Relações Públicas desde a perspectiva do terreiro-quilombo
Bárbara Regina Altivo, Bruna Raphaella Rodrigues da Silva Acácio
PARTE 6 – COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E PRÁTICAS DISCURSIVAS
Modelo de interpretação de marca, apontamento teórico-metodológico com base na epistemologia qualitativa
Ronaldo Mendes Neves, Teresa Ruão
Comunicação organizacional cidadã: o papel social da assessoria de comunicação
Ismar Capistrano Costa Filho
Vozes das marcas x marcas das vozes: uma proposta de investigação metodológica de branding na comunicação organizacional
Marcelo Marques Araújo
A construção de narrativas como estratégia de comunicação organizacional
Larissa Conceição dos Santos
Capitalismo contemporâneo: reflexões estético-comunicacionais no contexto das organizações
Isabella Novais
Um estudo preliminar sobre os sentidos da estratégia organizacional: possíveis relações entre textos institucionais e o noticiário de negócios
Victor Márcio Laus Reis Gomes, Renata Andreoni, Ceci da Costa Diehol, Renata Ferreira Madeira Madruga
A mobilização social como estratégia discursiva na campanha de prevenção à dengue
Vívian Tatiene Nunes Campos
Título: Comunicação organizacional: vertentes conceituais e metodológicas, vol. 1
Organizadores: Ângela Marques, Ivone de Lourdes Macedo, Fábia Lima e Daniel Reis
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2017
Edição: 1ª
Número de páginas: 605
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-92-6