Descrição
“Edição: agentes e objetos expressa a maturidade acadêmica do grupo de pesquisadoras e pesquisadores que se reúnem nos congressos anuais da Intercom, desde 1994, no espaço destinado à Produção Editorial. Sendo uma área multidisciplinar, sua formação agregou pesquisas de segmentos do conhecimento comunicacional e de suas interfaces, com a História, o Design, a Biblioteconomia, a Educação, as Letras, dentre outras, transformando-se em espaço de encontros e trocas entre aqueles que se dedicam aos estudos do livro, das editoras e das leituras. Inicialmente restrita apenas ao mundo impresso, a área cresceu ao incorporar pesquisas pioneiras sobre as possibilidades e os desafios abertos pelas tecnologias digitais, atraindo novos estudiosos, não só das práticas, mas também das questões epistemológicas trazidas por essas transformações.” (Aníbal Bragança, Prefácio)
Ana Gruszynski
Doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD).
Bruno Guimarães Martins
Professor no Departamento de Comunicação Social da UFMG. Atuou por 10 anos como diretor de arte e designer gráfico. É mestre em Comunicação pela UFMG e doutor em Literatura pela PUC-Rio. Autor dos livros Tipografia popular: potências do ilegível na experiência do cotidiano (2007) e Corpo sem cabeça: o tipógrafo-editor e a Petalógica (2018). Como pesquisador se interessa pela historia dos meios de comunicação, especialmente nas particularidades da formação de uma cultura impressa no Brasil.
Márcio Souza Gonçalves
Professor Associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), pós-doutor em Comunicação pela UFMG e doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa Livros e Cultura Letrada, bolsista Prociência UERJ/FAPERJ e organizador dos livros Diálogos de comunicação e cultura (Editora da UFRN, 2014) e, em parceria com Eduardo Coutinho, Letra impressa – comunicação, cultura e sociedade (Sulina, 2009).
Prefácio
Aníbal Bragança
I – LEITURA E LEITORES
1. Leitura e construção de si
Isabel Travancas
2. Uma aventura de leitores no país metafórico dos livros
André Carlos Moraes
3. A leitura vem de dentro: sentidos no ato de ler em diferentes dispositivos
Marília de Araujo Barcellos
4. Era uma vez um Correio Infantil: o protagonismo do leitor na página das crianças do Correio do Povo (Porto Alegre, RS, 1958-1984)
Cida Golin
II – MATERIALIDADES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
5. Mapeando sentidos: texto, materialidade e leitura
Márcio Souza Gonçalves, Rafael de Oliveira Barbosa, Renata Prado Alves Silva
6. Harry Potter: do impresso às Enhanced Editions
Gabriela Gruszynski Sanseverino
7. As formas do (ciber)jornal
Gabriel Rizzo Hoewell, Patricia Lopes Damasceno, Ana Gruszynski
8. Re/vis-à-vis/tas serrote e WTW: uma incursão sociocultural no design gráfico editorial
Paulo Bernardo Vaz, Diego Belo
III – EDITORAS E EDIÇÃO
9. A diferença em presença: o livro bilíngue
Dorothée de Bruchard
10. A Sagração da Primavera: formação de conglomerados e coletivização da independência
José de Souza Muniz Jr.
11. Marketing de conteúdo: a busca das editoras brasileiras em aproximar e conquistar leitores
Danusa Almeida de Oliveira
12. Mulheres editoras de livros (literários): por um mapeamento preliminar no Brasil
Ana Elisa Ribeiro
IV – APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS
13. A Gráfica de Artes S.A.
Thayz Guimarães
14. A figuração do circuito editorial no movimento romântico brasileiro
Rachel Bertol
15. Edições portuguesas censuradas no Brasil
Sandra Reimão
16. Livros de costume: entre a prensa, a geografia e a moda
Márlon Uliana Calza
17. Modulações tipográficas: o oral e o manuscrito na Gazeta dos Tribunaes (1843-1846)
Bruno Martins
Título: Edição: agentes e objetos
Organizadores: Ana Gruszynski, Bruno Guimarães Martins e Márcio Souza Gonçalves
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2018
Edição: 1ª
Número de páginas: 393
Formato: PDF
ISBN: 978-85-54944-14-8